TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

Por:   •  8/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS[pic 1]

CAMPUS MANAUS CENTRO

DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

Diego de Andrade Costa

        

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Manaus

2019[pic 2]

[pic 3]

Diego de Andrade Costa

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

                                                                            Relatório Final de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas como requisito final para obtenção do Diploma de Graduação. Matrícula na CIEE: 594/18

Manaus

2019[pic 4]

SUMÁRIO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        4

2. INTRODUÇÃO        5

3. DESENVOLVIMENTO                                                                                                          6

3.1 - Atividades e sistemas                                                                                                          6

3.2 - Conhecimentos adquiridos        11

4. CONCLUSÃO        12

5. REFERÊNCIAS        13

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DADOS DO ESTAGIÁRIO:

Nome: Diego de Andrade Costa

Endereço:

Telefone:

E-mail: diego@exprtize.com

Curso: Engenharia Mecânica

Ano de conclusão: 2019/2

DADOS DA EMPRESA:

Nome: WHIRLPOOL DA AMAZÔNIA LTDA.

Endereço: Av. Torquato Tapajós, 7500 - Km 12 - Colônia Terra Nova, Manaus - AM, 69093-415

Telefone/Fax: (47) 3803-4000

E-mail: comercial@whirlpool.com

Setor: Industrial

Função: Estagiário

Período de Estágio: 05/11/2018 a 05/05/2019

2. INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta a experiência de estágio desenvolvida na empresa WHIRLPOOL DA AMAZÔNIA LTDA entre os períodos de 05/11/2018 e 05/05/2019  no cargo de estagiário de Engenharia de produto, atendendo as linhas de produção de ar condicionados splits e ar condicionados de Janela - ACJ.

As atividades desse cargo implicaram no desenvolvimento de produtos, melhorias com ênfase em redução de custo e qualidade, 5S, implementação de melhorias no processo, administração de report problem - PR’s, administração de Charge Number - CN’s, que consiste em mudança de desenho técnico ou lista técnica de determinado produto, criação de DVT que consiste em criar um desvio dentro dentro do processo ou produção, supervisão dos indicadores de qualidade, SCRAP e utilização do sistema SAP.

3. DESENVOLVIMENTO

3. 1  - Atividades desenvolvidas e sistemas usados

As atividades executadas na função de estagiário na empresa whirlpool, traz uma dimensão exata do que é ser um engenheiro mecânico na prática. Operações simples, desde de produzir amostras para enviar ao laboratório, até atividades extremamentes complexas, como executar projetos de redução de custo onde estão envolvido milhares de dólares, pessoas de diversos países, cidades em vários idiomas diferentes.

O dia-a-dia do estagiário no setor de tecnologia e engenharia de produto começa com uma rotina simples que é analisar aprovações de CN’s (Charge Number) mudança em lista técnicas de produtos e suas devidas datas de efetivação (SOP). Essa atividade em específico tem o envolvimento massivo de toda as lideranças da fábrica, desde a aprovação do gerente da segurança até o gerente da manufatura, esse processo é de suma importância pois possibilita a disseminação massiva de informações a respeito de mudança nos produtos gerenciados pelo time de tecnologia, assim como traz respaldo em caso de problemas que venham a ocorrer no decorrer da produção do produto proveniente das das mudanças que foram feitas.  

Por motivos óbvios os estagiários não lideram nenhuma dessas atividades, muito menos são responsáveis por aprovações em mudanças feitas em produtos, seja ele de linha ou em “phase in” produtos ainda em desenvolvimento, todavia, os estagiários do setor acompanham de perto todo o processo e são peças chaves na proposição de mudanças para o time de projetistas e engenheiros de desenvolvimento da companhia espalhados ao redor do mundo. Em resumo, não propomos, muito menos aprovamos mudanças, mas somos nós que fazemos a submissão das mudanças aos times de subsistemas. Essas submissão são feitas através de uma sistema conhecido como “WindChill” que é uma ferramenta tipo GIT, que gerencia comunicação, versões, logs de alterações, seja elas em desenhos técnicos, listas técnicas, projetos completos e protótipos do tipo secretos e não secretos.

Abaixo telas do sistema “WindChill” e algumas ferramentas usadas.

[pic 5]

“Charge Number” - PRODUCT CN - Sistema de submissão de alteração em desenhos, listas, protótipos e produtos técnicos. Após a solicitação de alteração ou correção, o estagiário criava a CN e enviava para o time de subsistema responsável pela alteração. Exemplo: Caso fosse ser feito uma alteração ou uma correção na tubulação do sistema de cooling, a proposta de alteração depois de criada ia para o líder do subsistema de cooling que iria avaliar tecnicamente se a alteração era viável ou não, caso fosse procedente, engenheiros e projetistas tinham um tempo para enviar os desenhos corrigidos ou com a nova proposta, e essa seria submetida a aprovação de toda a liderança da fábrica. Caso aprovado, uma nova versão do produto entrava em produção, caso fosse recusada, avaliava o motivo da recusa e fazia uma nova submissão até ocorrer a aprovação ou então a CN era tida como improcedente e automaticamente encerrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (358.2 Kb)   docx (112.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com