TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL DE ESTAGIO: DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.625 Palavras (19 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM

DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

MONICA MADISON MADRI GALVAO DOS SANTOS SOUZA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

MONICA MADISON MADRI GALVAO DOS SANTOS SOUZA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

1.1. A Petrobras 5

2. DESENVOLVIMENTO 6

2.1. LABORATORIO DE MEIO AMBIENTE 6

2.1.1. PH – Potencial Hidrogeniônico 7

2.1.2. Condutividade e sólidos totais dissolvidos em agua 8

2.1.3. Alcalinidade em água 8

2.1.5. Metais em agua 10

2.1.6. Óleo e graxa em água – método infravermelho 12

2.1.7. Cor e Turbidez em água 13

2.2. LABORATORIO DE SOLUÇÕES 13

2.3. LABORATORIO DE CROMATOGRAFIA E ABSORÇÃO ATÔMICA 15

2.3.1. Cromatografia 15

2.3.2. Absorção Atômica 18

3. CONCLUSÃO 20

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 21

5. ANEXOS 22

INTRODUÇÃO

Este relatório apresentará as atividades desenvolvidas pela aluna do Curso Subsequente Técnico em Química Mônica Madison Madri Galvão Dos Santos Souza, sob Orientação da supervisora Técnica Viviane Lima, na refinaria Isaac Sabbá (REMAN), no período de 25 de maio de 2015 à 24 de novembro de 2015.

Em janeiro de 2015 a empresa publicou em seu site o edital de um processo seletivo de estagio para vários cursos e níveis para todo o Brasil. Esse Processo foi dividido em duas etapas: Prova Online e Entrevista.

Após a aprovação nas etapas, a empresa solicitou a entrega da documentação (CPF, RG, Declaração e Histórico Escolar). Depois de realizados os exames admissionais se deu início ao estágio.

O estágio dividiu-se em três fases: Dois meses no laboratório de Meio Ambiente desenvolvendo habilidades nas análises de agua e efluentes, em atendimento as normas e portarias que regem as análises de agua; Um Mês no laboratório de preparo de soluções, desenvolvendo habilidades no preparo e manuseio de soluções; três meses no laboratório de Cromatografia e Absorção Atômica, desenvolvendo habilidades de análise de gases e derivados do petróleo.

A seguir será apresentado um breve histórico sobre a empresa, bem como sua localização

A Petrobras

Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atua como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustível.

Além do Brasil, está presente em outros 18 países e sendo líder do setor petrolífero no nosso país.

DESENVOLVIMENTO

O estágio tem como objetivo principal a integração do aluno entre a escola e a empresa, com a finalidade de implementar os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da vida acadêmica na indústria. Assim, proporcionando uma formação complementar na área de petróleo, possibilitando conhecimentos de diversos processos encontrados em indústrias químicas.

Todas as disciplinas programadas, desde o primeiro semestre até o último, foram aproveitadas em atividades desempenhadas na profissão de técnico químico.

LABORATORIO DE MEIO AMBIENTE

A sala de meio ambiente era a responsável pelas análises de agua e efluentes na refinaria.

Em se tratando de abastecimento público, o objetivo do tratamento d’água é torná-la potável para o consumo humano; ou seja, para uso doméstico a água deve ser livre de contaminantes que possam causar danos saúde, esteticamente aceitável, sem turbidez aparente, odor ou gosto. Os padrões de qualidade exigidos, nesse caso, são determinados por legislação específica local.

Os padrões de qualidade para uso indústria l podem obedecer a critérios ainda mais rígidos dependendo da sua finalidade. Por exemplo, água utilizada em caldeiras de alta pressão exige alto controle de elementos minerais, tais como sílica, por exemplo, o que acaba exigindo tratamento adicional àquele empregado para torná-la potável.

A sala de meio ambiente segue uma rotina de analises. Todos os dias as amostras são coletadas no início da manhã pelos operadores e levada a sala de meio ambiente em frascos de polietileno devidamente identificados com o local de amostragem.

Cada amostra recebe uma avalição previa com o intuito de verificar se está adequada, não contendo óleo. As amostras não adequadas são reamostradas como mostra o fluxograma (anexo A).

Atividades Desenvolvidas: eram feitas analises de pH, Condutividade, Alcalinidade, Sílica, Cloretos, Sulfetos, Cianetos, Óleos e Graxas, Amônia, Fenóis, sólidos suspensos e dissolvidos, Cor, Turbidez, Fosfato, Metais, DQO, e Teste de Jarro. Relatarei alguns de principal importância.

PH – Potencial Hidrogeniônico

Finalidade: Utilizado para indicar o grau de concentração de íons hidrogênio numa solução. O objetivo principal deste procedimento e determinar o pH em aguas naturais e industriais, efluentes industriais e soluções aquosas diluídas utilizando a potenciômetro. O pH e definido como –log [H+] e é o fator de intensidade de acidez.

Procedimentos: Fui orientada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com