TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Data Ware House - Vantagens E Desvantagens

Exames: Data Ware House - Vantagens E Desvantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  2.109 Visualizações

Página 1 de 4

Salientar vantagens e desvantagens na utilização do processo Data WareHouse e pesquisar um estudo de caso sobre o mesmo.

DATA WAREHOUSE

Um Data warehouse (armazém de dados, ou depósito de dados no Brasil) é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. É o processo de extrair ou filtrar dados das transações da empresa procedentes de diferentes sistemas operacionais.

O data warehouse é o local em que as pessoas podem acessar seus dados. As metas fundamentais de um data warehouse podem ser desenvolvidas andando-se pelos corredores de uma organização de grande porte e ouvindo as conversas nas gerências (KIMBALL, 1998).

Um data warehouse também é um banco de dados com ferramentas, que armazena dados atuais e históricos de interesse potencial para os gerentes de toda a empresa.

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS:

• Orientação por assunto: Data warehouse possui uma grande organização em torno dos assuntos mais importantes da corporação, fazendo com que o projeto de um data warehouse seja “orientado a dados”. O mundo operacional é projetado em torno de aplicações e funções como empréstimo, poupança, cartões magnéticos e financiamentos (no caso de instituições financeiras).

• Integração: Data warehouse é integrado, com esta integração, o data warehouse adquire um sabor muito corporativo.

• Variação no tempo: Todos os dados no data warehouse são precisos em algum instante de tempo. Esta característica básica dos dados do data warehouse é muito diferente daquela dos encontrados no ambiente operacional. No ambiente operacional, os dados estão corretos no momento do acesso, em outras palavras, no ambiente operacional, quando se acessa uma unidade de dados, é esperado que esta reflita valores corretos no momento do acesso.

• Não volatilidade: Data warehouse não é volátil. Permite apenas a carga inicial dos dados e consultas a estes dados. A manipulação básica de dados que ocorre no data warehouse é muito simples.

DESVANTAGENS:

• Custos e demoras: O processo de análise e triagem de todos os dados existentes, análise de regras de negócio e todos os relacionamentos possíveis é demasiadamente custoso e demorado. Assim, o projeto só retornará algum resultado após muitos meses, tornando-se politicamente difícil de gerenciar.

• Gastos: Os gastos iniciais com aquisição do hardware e infra-estrutura e formação da numerosa equipe técnica são demasiadamente elevados.

• Complexibilidade: O projeto e a implementação do processo de extração são complexos devido à enorme diversidade inicial de dados.

ESTUDO DE CASO:

Sabesp investe em Data Warehouse

[10/11/2006 - 11:05] - Visão integrada das informações permite reavaliar procedimentos e reduzir gastos (http://www.clientesa.com.br - Cases)

Quando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, decidiu implementar um projeto de Data Warehouse com o objetivo de desenvolver uma cultura de autocontrole na empresa, não imaginava que a transformação de dados em informação estratégica fosse tão complexa. Com mais de 17 mil funcionários, faturamento anual na ordem dos R$ 5 bilhões, modelo administrativo descentralizado e capital aberto nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York, a Sabesp se deparou com um projeto do tamanho de sua estrutura.

O volume de dados e a complexidade para fazer o rastreamento, o tratamento e o armazenamento das informações, levaram os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com