TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição estratégica corporativa específica

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo - Planejamento estratégico

  1. Definição estratégica corporativa específica

O nível de integração vertical de uma empresa é dado pelo número de etapas da cadeia de valor que a empresa deve cumprir internamente. Quanto maior a integração vertical da empresa, mais etapas de sua cadeia de valor são cumpridas em relação às empresas com menos integração vertical.

Integração vertical para trás: quando a empresa incorpora mais estágios da cadeia de valores internamente e estes estágios a deixam próxima do início da cadeia de valor, ou seja, próxima de ganhar acesso às matérias-primas. Exemplo: empresa de computador.

Integração vertical para frente: quando a empresa incorpora mais estágios da cadeia de valor e estes estágios a deixam próxima do fim da cadeia, ou seja, próxima de interagir com o consumidor final. Exemplo: call center.

A empresa pode deixar visível ou não o seu nível de integração vertical, pois se ela considera que seu nível de integração vertical é uma fonte potencial de vantagem competitiva é pouco provável que ela revele essa informação para seus concorrentes.

O nível de integração vertical de uma empresa pode ser dado por um exame minucioso do valor agregado como porcentagem de vendas da empresa. Uma proporção alta entre valor agregado e vendas significa que a empresa tem um nível alto de integração vertical. E uma proporção baixa, significa que a empresa não tem um alto nível de integração vertical.

Para gerar uma vantagem competitiva sustentável tem que analisar o quão raras e custosas de imitar são as habilidades estratégicas de integração vertical. A raridade das estratégias de integração vertical pode se dar de 2 maneiras: 1- quando a empresa está verticalmente integrada e a maioria das concorrentes não está; 2- quando a empresa não está verticalmente integrada e a maioria dos concorrentes está. A habilidade de duplicar as estratégias de integração vertical depende quanto irá custar para duplicar diretamente os recursos e as capacidades que lhe permitem perseguir essas estratégias.

  1. Como esta estratégia pode ser fonte de criação de valor para a empresa

A comprovação do correto funcionamento/eficácia e/ou implementação da estratégia de integração vertical ou qualquer outra estratégia escolhida pela empresa dá-se quando é possível auferir agregação ou criação de valor ao negócio em função da abordagem implantada.

Implementando a estratégia de integração vertical, a criação de valor para o negócio pode ocorrer de várias formas, conforme discorrido a seguir:

- Quando verticalmente integrada, a empresa reduz significativamente o risco de ameaças provenientes de fornecedores ou compradores (depende da posição da empresa em relação à verticalização) em qualquer investimento em transações específicas (transações cujo item negociado em mais valor em sua troca em particular do que em trocas alternativas) que eles possam fazer para tirar vantagem sobre a organização justamente nas trocas alternativas.

- Quando verticalmente integrada de forma correta, quando as decisões sobre o que e até onde verticalizar são coerentes, a empresa detentora desta estratégia pode usufruir e maximizar o uso de recursos e capacidades consideradas valiosas perante o mercado, itens considerados raros para mercado ou que sejam custosos e difíceis da concorrência reproduzir. Vale a pena integrar verticalmente quando estes itens forem atendidos.

- Quando a integração vertical é aplicada em contextos cuja incerteza em relação ao mercado, concorrentes e demanda é baixa, ou seja, o ambiente é bastante estável, ela é capaz de gerar valor nestes tipos de contextos, mantendo a estabilidade e flutuações relativamente baixas, pois estas flutuações são exponencialmente mais previsíveis que em ambientes turbulentos, garantindo a integração dos elos corretos da cadeia, refletindo diretamente na capacidade da organização gerar valor. Sob alta incerteza, a integração vertical pode comprometer a empresa a um curso de ação custoso de reverter, e a flexibilidade de uma abordagem sem integração vertical pode ser preferível.

  1. Como manter a vantagem competitiva com esta estratégia

A estratégia de integração vertical, de acordo com o tipo de integração implementada é uma estratégia passível de geração de vantagem competitiva em relação, principalmente, aos concorrentes da empresa, pois esta estratégia quando implementada de forma correta e adequada ao negócio tem grande potencial para o aproveitamento de vantagens competitivas para a organização.

Entretanto, o processo de integração vertical tanto parcial quanto total, para frente ou para trás é custoso, os investimentos são maçantes, demandando elevado nível de capital ou crédito, e precisa ser coeso com o contexto da organização e sua realidade. Somente desta forma é possível fazer esta estratégia vigorar a ponto de gerar uma vantagem competitiva, os elos da cadeia a serem verticalizados devem ser estudados minuciosamente, e isso caracteriza uma integração vertical bem-feita, ao ponto de torna-la rara, e nesse momento a vantagem competitiva do negócio é gerada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com