TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional- Matemática e Processos Gerencias Oficial

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.704 Palavras (15 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 1ºSÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

NOME

R.A.

FABIANE RENATA CARILLE

1980105886

MANOEL PINTO DA SILVA NETO

1973188122

ROGÉRIO ESCRITORO

2861127803

VÂNIA GONÇALVES ANTÔNIO

1977123531

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

. MATEMÁTICA;

. PROCESSOS GERENCIAIS.

TUTORES:

. PROFESOR CARLOS ARCANJO (PRESENCIAL);

. PROFESSORA FRANCIELE MARIA SANTICIOLI DOS SANTOS (EAD).

SUMÁRIO

1

Introdução

2

Estrutura organizacional;

3

Organograma funcional;

4

Organograma operacional;

5

Plano de capacitação e desenvolvimento;

6

Desenvolvimento e capacitação de líderes (Gerentes e Diretores);

7

Liderança Situacional;

8

Construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho;

09

Programa de capacitação/desenvolvimento e motivação para o operacional;

10

Programa de motivação;

11

Ciclo motivacional;

12

Considerações Finais;

13

Referências.

1-INTRODUÇÃO

 Segundo CHIAVENATO(2010), a administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.

O objetivo principal desse trabalho é identificar as principais dificuldades e agir de forma assertiva, a fim de sanar os problemas e alcançar melhores resultados para a empresa em questão.

Através dos processos gerenciais e fazendo uso das ferramentas necessárias para ter uma boa atuação, será necessária aplicação de treinamento para o desenvolvimento de toda a equipe  em todos os níveis hierárquicos.

 A empregabilidade dessas ações implica em expandir os negócios do Hoterdan Hipermercado e aumentar a receita bruta do estabelecimento a nível estadual, pois já está consolidado no interior. Em seu local de atuação, possui bons produtos e almeja atingir um percentual de mercado mais expressivo em seu segmento.

Vêm apresentando em sua avaliação trimestral, lucros que estão em queda. A influência de fatores políticos, departamentos sem estratégias, funcionários desmotivados foram detectados e através de consultoria realizado no período de meses identificou e avaliou em forma de projeto  a utilização de um questionário de pesquisa separado com perguntas especifica para cada grupo de trabalhador, como: diretores, gerentes e funcionários operacionais.

O objetivo do questionário foi identificar motivos de desmotivação por parte dos funcionários gerais e dificuldades dos gerentes e diretores em gerir cada um sua função e identificar falhas. Através das respostas adquiridas, deverá ser aplicada de forma assertiva, capacitação a todo o quadro de funcionários,  para que cada um conseguisse desenvolver suas tarefas com afinco, repassando a cada um a autoconfiança e a motivação para realização de suas tarefas, através de aplicação de palestras, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos.

2-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

É um Hipermercado com uma seleção enorme de produtos como:

- Eletrodomésticos

- Alimentos

- Eletrônicos

Seu objetivo é expandir em médio prazo e tornar-se uma grande rede de Lojas próprias e implementar serviços como: e-comerce (comércio virtual ou venda não presencial).

Possui um quadro de 176 funcionários, distribuídos em diretores, gerentes de departamento e funcionários operacionais, sendo que os gerentes de departamentos gastam a maior parte de seu tempo se preocupando com problemas de ordem técnica e não utilizam seu tempo para criar campanhas de vendas, investir no marketing dos departamentos, criar premiações a funcionários que se destacam em vendas (motivação profissional).

Sendo o fator mais preocupante a queda dos lucros e a constante incerteza em possíveis demissões para ajustar o caixa da empresa.

Com uma análise especifica foi concluído que a empresa não possui um organograma oque coloca a empresa em uma situação estratégica sem definição e gera conflito em toda a parte operacional.

O setor de Recursos Humanos precisa de um plano de ação para gerir capacitação e desenvolvimento de todos os diretores e gerentes de departamento e também de plano de ação para capacitação, treinamento e desenvolvimento de cada funcionário da área operacional, aplicando treinamentos específicos para cada área de atuação, pois treinamento exige muito esforço, e é um processo de exige paciência e energia buscando em locais não convencionais com o objetivo de encontrar pessoas dispostas à motivação natural existente dentro de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (311.4 Kb)   docx (440.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com