TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho tecnico

Por:   •  25/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

Dimensionamento – cotas

WESLEY: Introdução: No desenho técnico, a sua linguagem gráfica é elaborada e apresentada por vários meios de representações. No nosso trabalho vamos falar sobre dimensionamento, focado em cotas, por isso iremos ver: Linha de cota, Linha de chamada, cuidados na cotagem (setas), cotagem de peças simétricas, Cotagem de diâmetro e raios, e pôr fim a norma (NBR 10126/1987)  que regulamentam todo esse processo que formam um conjunto de informações, a qual define o que deve ser executado e construído.

  EDUARDO: O dimensionamento é uma dessas importantes representações que informam as características geométricas do objeto, dando valores de tamanho e posição aos diâmetros, comprimentos, largura e altura.

[pic 1]

Linhas de cotas são linhas continuas estreitas com setas nas extremidades; nessas linhas são colocadas as cotas que indicam as medidas da peça. O limite da linha de cota pode ser indicado por setas preenchidas ou não, ou por traços inclinados. Sempre que possível as cotas devem ser colocadas alinhadas de fora do elemento desenhado.

[pic 2]

ELAINE: Na aplicação das cotas, as linhas de centro ou as linhas de contorno podem ser usadas como linhas de chamada mas não podem ser utilizadas como linhas de cota. A linha de chamada é uma linha continua e estreita que limita as linhas de cota, Elas devem manter o paralelismo entre si, deixando um pequeno espaço entre ela e o desenho, ultrapassando levemente as linhas de cota, e devem ser finas e continuas. Também são conhecidas como linha auxiliar.

[pic 3]

LAIDSON: Cuidados na cotagem e setas: Ao cotar um desenho é necessário observar o seguinte:

[pic 4]

A seta deverá ter aproximadamente 3mm de comprimento e também ser estreita.

[pic 5]

As cotas guardam uma pequena distância acima das linhas de cota. As linhas auxiliares também guardam uma pequena distância das vistas do desenho técnico. E devem ser colocadas de modo que o desenho seja lido da esquerda para direita e de baixo para cima, paralelamente a dimensão cotada.

Sempre que possível é bom evitar colocar cotas em linhas tracejadas. Deve-se evitar também colocar a cota dentro do desenho. A distância da linha de cota para o desenho deve ser de aproximadamente 10mm. Salvo algumas exceções onde não houver essa possibilidade.

AMAURI: Cotagem de peças simétricas: a utilização de linha de simetria em peças simétricas facilita e simplifica a cotagem, conforme os exemplos abaixo.

(Em peças simétricas a cotagem é facilitada, pois não precisa de localização).

[pic 6]

        Sem linha de simetria

[pic 7]

         Com linha de simetria

NILKELEN: COTAGEM DE DIAMETRO: furos cilíndricos, precisam da cota do tamanho do furo, localizados na vista que aparece com maior, clareza, não podendo se esquecer do símbolo de      mesmo na vista frontal do círculo, onde observamos que ele é cilíndrico. Pequeno diâmetros, indica-se cotando-o por fora da parte circular de maneira simples, por linha de chamada com seta dos dois lados, ou somente  uma lado prolongando-o suficiente para a inscrição do valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (218.9 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com