TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento social e o meio ambiente

Por:   •  13/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

2.0 DESENVOLVIMENTO SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Nas décadas finais ao século XX ocorreram várias mudanças nas trajetórias políticas, econômicas e ideológicas no Brasil como também em nível internacional. Nos países desenvolvidos a crise do regime militar e no Brasil a queda da União Soviética. A Revolução Industrial também ocorreu na Europa durante os séculos XVIII e XIX, o que causou grande impacto no meio ambiente. O desenvolvimento mundial como crescimento de indústrias e veículos tem causado transtornos para o ar, solo e as águas.

O marco conceitual da conscientização do meio ambiente em associação do mau uso dos recursos ambientais foi discutido na Conferência Mundial das Nações Unidas a respeito do Meio Ambiente Humano, que aconteceu em Estocolmo no ano de 1972.

Isto fez com que gerasse pressões acerca da questão ambiental para que os países se reestruturassem de forma a mudar suas posturas e políticas na exploração dos seus recursos naturais.

A sociedade tem priorizado a satisfação contínua de suas necessidades, utilizando a natureza como escape, objetivando dominar todas as espécies do planeta, ampliando seu domínio, poder e autoridade.

De acordo com (COLETTI, 2012):

Um dos resultados negativos dessa “visão de mundo” é o fato de influenciar as ações de diversos segmentos da sociedade (incluindo-se aí o governo, em todas as suas esferas, a indústria, e o comércio) provocando, assim, sérias e negativas repercussões para a população em geral, haja vista colocar a efetividade e a sustentabilidade do desenvolvimento muito aquém do esperado. Muitos são os exemplos, podendo-se citar as mudanças climáticas, a poluição das águas, a séria situação dos resíduos sólidos e a chuva ácida. Todos evidenciam que, após longos anos de depredações, a natureza está dando sinais de esgotamento. Demonstram, igualmente, que os desequilíbrios ocasionados estão tornando o planeta inadequado inclusive para a habitação humana.

Por meio de trabalho em conjunto da população civil com o setor público pode-se encontrar estabilidade entre os diversos objetivos, que se não analisados em conjunto há uma incompatibilidade, ou seja, compartilhar os avanços científico/tecnológico junto à preservação ambiental.

As mudanças são necessárias, mas o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois este é primordial para a sobrevivência de todos os seres vivos no planeta terra. As ações de crescimento e desenvolvimento não pode comprometer o futuro das próximas gerações.

De acordo com Roberto e Casagrande (2017) desenvolvimento sustentável significa: “obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras”.

Então, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é preciso haver uma harmonização entre o progresso econômico e a conservação do meio ambiente.

3.0 ENGENHARIA CIVIL E SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um termo no qual defini ações e atividades humanas que objetivam complementar as necessidades dos seres humanos, sem prejudicar o dia de amanhã. Sendo assim, a sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente, utilizando dos recursos naturais de maneira saudável para que eles possam sobreviver sem nenhuma surpresa no futuro.

De acordo com Roberto e Casagrande (2017) desenvolvimento sustentável significa: “obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras”.

3.1 Construção sustentável

A Construção Sustentável é uma caracterização avançada da área de Engenharia Civil que pode ser aplicada em qualquer tipo de construção do início ao fim de uma obra, os projetistas como Engenheiros e Arquitetos utilizam de tecnologias ecológicas e sustentáveis  com a intenção de poupar o meio ambiente de qualquer desgaste.

Este conceito é baseado em 7 ideais:

3.2 Projetos Inteligentes

Projetos de engenharia civil e arquitetura projetados de forma inteligente que fazem o melhor uso das características do terreno e também da natureza, tais como localização, gestão de energia, gestão da água, materiais, gestão de resíduos, e o conforto ambiental.

3.3 Localização

A localização da construção é importante para diminuir o impacto causado pela poluição devido à utilização de automóveis, sendo a escolha um lugar de fácil acesso.

  • Legislação de uso e ocupação do solo
  • Escolha do local
  • Proximidades
  • Evitar áreas de risco
  • Utilização de transporte público
  • Estacionamento de veículos
  • Espaço para bicicletas e vestiários

3.4 Gestão de energia

        Considerar no projeto a geração de energia renovável no local, a utilização de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e o melhor aproveitamento do calor e do frio que evita o uso do ar condicionado, assim há uma grande diminuição do impacto ambiental.

  • Eficiência energética por meio de um bom projeto
  • Utilizar luminárias eficientes na edificação
  • Sistema de iluminação de edifício
  • Geração local de energia renovável
  • Monitoramento do consumo de energia

3.5 Gestão da água

A água que é considerada preciosidade, é um fator de grande relevância para as construções, podendo reaproveitar a águas das chuvas, ou seja, pode ser facilmente estocada em cisternas e caixas d’água para ser usado em tarefas do dia a dia como regar plantas, lavar o chão ou então nos vasos sanitários. O desperdício também pode ser evitado através do uso de encanamentos resistentes e torneiras eficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com