TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Ciência e Tecnologia

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Diferença entre ciência e tecnologia

   No mundo moderno, devido à enorme relação que possuem, ciência e tecnologia muitas vezes se misturam e mostram-se de difícil distinção. Entretanto, não são indistinguíveis! E mais, nem sempre estão interligadas, a existência de uma independe da outra.

   Ao procurar no dicionário online “dicio”, os principais significados encontrados para Ciência são:

1.Conhecimento profundo sobre alguma coisa;

2.Conhecimento ou saber excessivo conseguido pela prática, raciocínio ou reflexão;

3.Reunião dos saberes organizados obtidos por observação, pesquisa ou pela demonstração de certos acontecimentos, fatos, fenômenos, sendo sistematizados por métodos ou de maneira racional: as normas da ciência.

Já Tecnologia, no mesmo dicionário, é definida como :

1.Ciência que estuda os métodos e a evolução num âmbito industrial: tecnologia da internet;

2.Procedimento ou grupo de métodos que se organiza num domínio específico: tecnologia médica;

3.Teoria ou análise organizada das técnicas, procedimentos, métodos, regras, âmbitos ou campos da ação humana.

Como podemos ver, são conceitos tão relacionados que, mesmo ao consultar o dicionário,

a distinção das palavras não se mostra tão clara, tão intensamente que entre os significados de Tecnologia a palavra Ciência aparece. Portanto, para diferenciá-las é necessário analisar os significados apresentados para cada palavra e encontrar os pontos em que se relacionam.

  No caso da palavra Ciência é mais fácil, em todos os significados encontrados nota-se forte relação ao âmbito mental, algo comprovado pelos radicais de conhecimento, saber e raciocínio, que aparecem em ao menos duas das definições. Assim, pode-se falar, de forma sucinta, que ciência é o acumulo e busca por conhecimento.

  Já a palavra Tecnologia possui apenas a palavra métodos em comum para todos os conceitos encontrados, porém, possui várias outras indicando algum tipo de atividade prática, como métodos, técnicas e procedimento. Sendo assim tecnologia é aquilo que você usa, podendo muitas vezes ser obtida através da ciência.

  Tais deduções acerca do significado das duas palavras são próximas de afirmações de grandes cientistas, como a do premiado cientista e escritor Carl Sagan: “A ciência é uma tentativa, em grande parte bem-sucedida, de compreender o mundo, de controlar as coisas, de ter domínio sobre nós mesmos, de seguir um rumo seguro” e a do doutor em física de partículas pela reconhecida Universidade de Cambridge “(...)a tecnologia envolve todo o necessário para tornar a vida(e a morte) mais cômoda, enquanto a ciência é simplesmente um esforço para compreender o mundo.”.

  Por terem tamanha relação, é possível achar que são interdependentes, mas nem sempre são! Muita tecnologia pode ser alcançada através da ciência, um bom exemplo disso é o uso de ferramentas afiadas para caçar e cortar alimentos pelos homens no período pré-histórico, mesmo que não tivessem a ciência sobre área e pressão, por exemplo, conhecimentos que explicam a maior eficiência dessas ferramentas.

  Na verdade, a ciência pode e deve ser usada com a finalidade de criar, melhorar e até usar de forma adequada as tecnologias, de forma que elas tragam apenas a evolução e benefícios para a sociedade. Um claro exemplo de que, quando não aliada a ciência, a tecnologia pode trazer malefícios, é a contaminação de rios com mercúrio no garimpo do ouro; o uso do mercúrio é uma tecnologia que revela o ouro ao entrar em contato com ele, entretanto sem ter a ciência de que, ao deixar o mercúrio no rio, os animais e humanos que ingerirem a água  dele serão intoxicados, o uso de mercúrio no garimpo era permitido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com