TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: O Desempenho de Edificações

Por:   •  10/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Desempenho de Edificações

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo

Pontuação: 15 pontos

Tarefa 4

Na Unidade 5 conhecemos os conceitos de edificações saudáveis, projetos regenerativos e avaliação pós-ocupação de edificações. Estes conceitos se diferenciam bastante, mas trazem a importância do estudo das Edificações para a promoção de bem-estar, sustentabilidade e desempenho no ambiente construído.

Agora é a sua vez! Selecione apenas um dos temas a seguir e faça uma pesquisa aprofundada sobre o conceito, a importância do tema, barreiras e necessidades para avanço e, se possível, a análise de um exemplo aplicado.

  • Tema 1: Edificações saudáveis.
  • Tema 2: Projetos regenerativos (ciclos fechados).
  • Tema 3: Avaliação pós-ocupação de edificações.

O texto deve ter entre 500 a 1.500 palavras, excluídas as referências bibliográficas.

Observação: não é permitido o plágio de textos da internet. O plágio condicionará à anulação da tarefa.

  • Tema 1: Edificações saudáveis.

Nos últimos anos, a indústria da construção civil sofreu um grande avanço e um notório crescimento exponencial. Devido a esse crescimento, a deficiência de mão de obra qualificada e as exigências dos clientes insatisfeitos com a qualidade final do produto aliado aos atrasos nas entregas das obras, o mercado da construção civil tornou-se altamente competitivo. O principal objetivo das construtoras é ofertar um produto com maior qualidade e o menor custo. Nesse contexto, o empenho nas questões ligadas ao meio ambiente e o desenvolvimento consciente tem sido uma das principais discussões no que diz respeito as construções. Elas ajudam a qualificar e valorizar os empreendimentos, dando estímulos aos grandes empresários para investimento de melhorias construtivas.

O termo desenvolvimento sustentável ganhou força nos meios empresariais, que passaram a utilizá-lo como forma de marketing para impulsionar produtos e empreendimentos, e atrair um público consumidor cada vez mais exigente e engajado na conservação ambiental.

Aliado a todos estes processos de desenvolvimento, nos ultimos anos começou a ser ouvido em varios campos da engenharia o conceito de construção saudavel. Este conceito prioriza o bem-estar, a qualidade de vida e a saude dos moradores de determinada residencia, sendo uma tendencia extremamente produtiva refletindo principalmente na saude de todos os seus usuarios.

Infelizmente, com o crescente desenvolvimento da industrialização, o numero de doenças ocasionadas pela má habitação tem crescido cada vez mais. A construção saudavel tem como principios basicos a melhor qualidade do ar interno das residencies, um projeto adequado de iluminação, conforto principalmente em relação a ergonomia, qualidade da agua, menores efeitos nocivos das radiações, entre outros.

        Quando falamos em edificações saudáveis devemos pensar sobretudo sobre a utilização dos materiais para sua construção, priorizando materiais resiclaveis ou biodegradáveis, sem utilização do PVC, sem muitos compostos orgânicos voláteis, entre outros.

No campo da saúde as edificações saudáveis, tem crescido cada vez mais. Podemos citar a redução do consumo de eletricidade adotando o maior uso da luz natural e uma qualidade de ar melhorar para todos os envolvidos.

Tanto no Brasil como em todo o mundo, as edificações saudáveis tem crescido cada vez mais. No Brasil, um grande exemplo é a Torre Santander em São Paulo. Este edifício tem-se destacado com os diversos recursos tecnológicos auxiliando na manutenção predial. O mesmo possui diversos sistemas de captação de agua da chuva, controle de gás carbônico, sistema a vácuo nos seus diversos sanitários. Os próprios funcionários da empresa são convidados a entrar nesta onda de sustentabilidade, tendo disponibilizados bicicletas para sua locomoção ate a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com