TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivo de proteção contra sobretensão

Artigo: Dispositivo de proteção contra sobretensão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

A origem de uma nuvem está no calor que é irradiado pelo sol atingindo a superfície do nosso planeta.Este calor evapora, a água que sobe por ser menos denso que o ar do nível do mar ao encontrar regiões mais frias da atmosfera o vapor se condensa formando minúsculas gotinhas de água que compõem então as nuvens.

Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

A formação de um raio ocorre de forma rápida e violenta. Essa formação se dá a partir da grande diferença de potencial entre as cargas, positivas e negativas, entre nuvens e o solo ou até mesmo entre nuvens, e quando o campo elétrico de uma nuvem supera o limite de capacidade dielétrica do ar atmosférico, que normalmente varia entre 10000 volts/cm e 30000 volts/cm, dependendo das condições locais. O ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica. Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a parte visual de um raio. A parte sonora ocorre em virtude do aquecimento brusco e da rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através do trovão, parte sonora. Sendo assim, relâmpago e trovão são conceitos diferentes, mas que tem origem no mesmo fenômeno, o raio.

A ionização da nuvem ocorre em razão das milhares de colisões das partículas de gelo que se encontram no seu interior, esta é uma das teorias aceitas. Outra causa, que não exclui a primeira, estaria em efeitos resultantes da diferença de condutividade elétrica do gelo em face das diferenças de temperatura no interior da nuvem. Durante as colisões, as partículas de gelo se rompem, perdendo elétrons e transformando em íons, o que torna a nuvem eletricamente carregada.

O pára-raios é um dispositivo que consiste de uma ou várias pontas metálicas,colocado no ponto mais elevado do local a ser protegido. Ele é ligado à Terra por meio de um fio condutor. A outra extremidade do fio condutor é ligado a uma barra ou uma placa metálica enterrada no solo. Quando uma nuvem eletrizada se aproxima do pára-raio, um campo elétrico é estabelecido entre a nuvem e Terra torna-se intenso nas proximidades do pára-raio. O ar em torno das pontas ioniza-se, tornando-se condutor e fazendo com que a descarga elétrica se processe através das pontas. Como o pára-raio está ligado ao solo, as cargas elétricas recebidas são transferidas para a Terra sem causar danos. Estudos realizados mostram que a ação protetora do pára-raio se estende a uma distância aproximadamente igual ao dobro da altura em que ele está situado.

Questão 2

A corrente elétrica é o fluxo de particulas carregadas de um condutor de forma ordenadas. Para existir corrente o circuito tem que estar fechado e tem que haver em dois pontos a diferença de potencial (ddp) que no caso é a tensão, a resistencia (R) serve para dificultar a passagem a corrente (i), ou seja quanto maior a corrente menor a resistencia e quanto maior a resistencia menos a corrente. São inversamente proporcionais. Os aparelhos só funcionam quando a corrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com