TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-Commerce

Por:   •  11/8/2015  •  Seminário  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Thiago Henrique Marini Nobrega  17486-2

9º Semestre Engenharia de Produção

  1. Saudações, venho comunicar que devido ao surto da epidemia de dengue, os estoques de nossos produtos foram zerados. Nossas plantas de produção não são capazes de atender este aumento de demanda, o que esta provocando a consolidação de marcas correntes inferiores. Devido a isto solicito seu apoio, de sua experiência e know-how, para contornar este problema.

Gostaria de saber de qual é o ponto de partida para suprimir este aumento subido de demanda, uma vez que existe a incerteza da demanda futura, se é necessário um investimento imediato na planta produtiva,  etc.  Conto com seu apoio. Atenciosamente, Gestor

  1. A empresa Delta poderia ter utilizado a analise da demanda histórica dos seus produtos, pois evidenciaria uma forte correlação da demanda e o aumento das chuvas no que se diz respeito a seus repelentes. Com esta informação o PCP teria tempo para programar um possível aumento de demanda, e responder a altura para este cenário.

  1. O planejamento estratégico deve ser concebido juntamente com a equipe de marketing, onde períodos de ausência da dengue estimulariam a vende de repelentes a mosquitos comuns e com um foco nos inseticidas e demais produtos da linha. Com o inicio dos primeiros casos a equipe deve iniciar uma analise profunda dos pontos de infecção e averiguar o possível surto do mesmo. Isso permitiria uma melhor resposta aos surtos e a consolidação da marca através do MIX de outros produtos.
  1. Cenário 1 ( Ausência de dengue ) : Os objetivos de desempenho para as operações da Delta são concentrados na Qualidade, Confiabilidade e Custo de seus produtos, devido o cliente adquirir o produto apenas como prevenção de mosquitos comuns, eliminar insetos, ou por viagens a regiões com grande incidência de insetos.

Cenário 2 ( Surto médio ):  A um trade-off devido a necessidade dos clientes de impedir uma possível infecção pela dengue, sendo assim os objetivos são Qualidade, Confiabilidade e Flexibilidade, pois neste caso um produto indicado diretamente a prevenção da dengue terá maior visibilidade por parte dos clientes.

Cenário 3 ( Epidemia de dengue ) : Neste caso o cliente visa apenas a Confiabilidade e a Flexibilidade, no entanto no ponto de vista das operações para a Delta, a Rapidez é um objetivo chave, pois em caso de ruptura de estoque os clientes iram recorrer a concorrência, podendo tornar este backorder em perda de marketshare a longo prazo.

  1. A menor maneira de adequar a produção as estimativas é colocar em pratica a cartilha de soluções do efeito chicote, neste caso, a ocorrência do jogo racionamento ( onde o varejista aumenta o tamanho do seus pedidos tendo em vista uma possível escassez dos seus produtos ), e do ponto de vista de toda a cadeia provoca pedidos além da capacidade produtiva. Para isso é recomendado que a Delta compartilhe suas informações de capacidade e suprimento com seus clientes e também agilize o processamento de compra e venda. Também é necessário maior integração do uso da tecnologia da informação para reduzir os impactos do efeito chicote, alinhado a estratégias das empresas de toda cadeia.

  1. Existe uma linha tênue entre oportunidade e oportunismo, “oportunidade é uma janela de oportunidades, oportunismo é o uso indevido que se deu no caminho” (Hildebrando Menezes). Com a epidemia da dengue é possível sim vincular o nome da empresa ao combate da dengue sem oportunismo como, por exemplo, apoiar a prevenção através de pequenas medidas de toda população, colaborar com as autoridades no diagnostico e tratamento de novos casos e etc. Tais medidas geram marketing positivo e consolidam a marca como maior autoridade no combate a dengue.  Ataques a marcas inferiores, súbito aumento de preço em períodos de epidemia e outras medidas são percebidas como atitudes de uma empresa oportunista e sem responsabilidade social.
  1. Sim, as unidades estratégicas de negocio devem ser revistas, sendo necessário integrar suas UEN’s  para elaboração de um plano mestre, que ira ponderar a sazonalidade, o nível de penetração e aceitação da marca no mercado, tipo de consumidor e planos de marketing integrado. Suas linhas de produtos devem abordar necessidades do dia a dia do consumidor, para não tornar os mesmo produtos exclusivos de combate a dengue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com