TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COMPARATIVO DO AUMENTO DA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DO AÇO INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS AISI 316 EM RELAÇÃO AO

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CEUMA

JOÃO PAULO LEITE CAVALCANTE

O ESTUDO COMPARATIVO DO AUMENTO DA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DO AÇO INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS AISI 316 EM RELAÇÃO AO AISI 304

São Luís – MA

2021

 João Paulo Leite Cavalcante[pic 1]

O Estudo Comparativo Do Aumento Da Resistência A Corrosão Do Aço Inoxidáveis Austeníticos AISI 316 Em Relação Ao AISI 304

        

Pré-projeto de TCC apresentada ao Curso de Engenharia mecânica da Universidade Ceuma, como requisito para a obtenção de nota na disciplina de Trabalho De Conclusão De Curso.

Orientador: Prof Dr. Patricio Moreira de Araújo Filho

São Luís – MA

Ano 2021


1        TEMA[pic 2]

O Estudo Comparativo do Aumento da Resistência a Corrosão do Aços Inoxidáveis Austeníticos AISI 316 em relação ao AISI 304.

2        delimitação do problema

Os aços inoxidáveis são ligas metálicas bastante resistente a corrosão e a alta temperatura, a classe dos austeníticos da série 300 são os que apresenta uma resistência a corrosão mais elevada, e consequentemente são mais usados em componentes industriais sujeitos à corrosão.

Dentro da classe dos austeníticos distingue-se os tipos, em questão o AISI304 e o AISI316, tem suas diferenças, ambos são bons em relação a ser contra a corrosão e resistir a altas temperaturas, só que um se destaca mais, o AISI316 por ter ó molibdênio em sua composição, que é um elemento químico que resisti a corrosão de maneira mais eficaz, sendo assim iremos analisar.

3        objetivos

3.1        geral

Analisar por meio de revisão bibliográfica o aumento da resistência a corrosão dos aços inoxidáveis austeníticos AISI304 em relação ao AISI316.

3.2        específicos

  1. Conhecer os tipos de corrosão dos aços inoxidáveis austeníticos.
  2. Estudar elementos de ligas que leva os aços inoxidáveis austeníticos a ter uma elevada resistência a corrosão.
  3. Comparar suas propriedades de corrosão, determinar o quanto uma é superior a outra.

 


4        justificativa

           Quando falamos de ligas com boas propriedades mecânicas, com alta resistência a temperaturas elevadas, uma boa soldabilidade e uma alta resistência a corrosão, os aços inoxidáveis austeníticos se destaca, por conta de sua composição ser de basicamente de cromo, ferro e níquel. Dentre as suas aplicações destaca – se, o uso nas indústrias alimentícia, de bebidas, farmacêutica, hospitalar, química, petroquímica, de papel e celulose, indústria aeroespacial e de óleo e gás.

            Pertencente ao mesmo grupo dos austeníticos o 304 e o 316, são ligas com suas propriedades bem similares, com algumas diferenças na sua composição, o 316 uma liga com uma elevada resistência a corrosão comparada a 304, por motivo de que em sua composição química há a adição de molibdênio, essa adição proporciona a ele uma superioridades sobre os demais, podendo assim suporta mais quando submetido a ambientes adversos como quando é exposto a água do mar e também para certas aplicações em temperaturas elevadas e meios oxidantes até 900ºC.

5        REFERENCIAL TEÓRICO

5.1       AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS

            Segundo Cunto (2005 p.3), a maior família dentre as classes dos aços inoxidáveis é a austeníticos, sendo também a liga mais utilizada. Não sendo possível o seu endurecimento por tratamentos térmicos, possuindo uma estrutura cristalina de cubica de face centrada (CFC).

5.2       CARATERÍSTICAS DOS AÇOS AISI 304 E AISI 316

-AISI 304

            Modenesi (2001), apud PURDER (2016, p. 25), aço inoxidável AISI 304 possui basicamente em sua composição química, em média, 0,08 % de carbono, de 18 a 20 % de cromo, 8 a 11 % de níquel, e no máximo, 2 % de manganês e 1 % de silício. É muito utilizado em utensílios domésticos, ornamentação, fins estruturais, equipamentos para indústria naval, química, transportes e alimentícia.

-AISI 316

            (Favorit, 2021), descreve o AISI 316 como, [...] resistente à oxidação até a temperatura de 875 °C, porém a resistência à corrosão Inter cristalina é garantida até a temperatura de 300 °C. A presença de molibdênio na composição química deste aço, eleva sua resistência mecânica, além de aumentar a resistência ao ataque corrosivo em meios clorados e não oxidantes. Para evitar-se uma diminuição da resistência à corrosão, deve-se eliminar a carepa formada pelos processos de solda ou conformação a quente. Apresenta boa conformabilidade a frio, embora exija maiores esforços de conformação do que os aços não ligados. No estado solubilizado pode apresentar leve magnetismo que se eleva em função do grau de deformação a frio. 

[pic 3]

Fonte: ARCELORMITTAL INOX BRASIL, Aços Inoxidáveis: aplicações e especificações

5.3       CORROSÃO

            Oliveira Jr. (2011, p. 26) diz que, os principais tipos de corrosão em aços inoxidáveis são: corrosão intergranular, corrosão por pites, corrosão uniforme e corrosão sob tensão. Corroborando como isso Ferraz et al., (2008) informa que especificamente, o aço inox AISI-316 tem a tendência de sofrer corrosão por pites em ambientes contendo NaCl e H2SO4.

             

                 O aço inoxidável 316 possuiu maior resistência à formação de pite quando comparado ao 304. Este fato é comprovado tanto pelas curvas de polarização quanto pela caracterização da superfície das amostras após os ensaios. Este resultado deve-se a presença de molibdênio. (NETTO, 2009, p.55)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com