TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA PROPOSTA PARA O REAPROVEITAMENTO DE CAVACO NA USINAGEM DE PEÇAS DE AÇO 1045

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 11

ESTUDO DA PROPOSTA PARA O REAPROVEITAMENTO DE CAVACO NA USINAGEM DE PEÇAS DE AÇO 1045

Lucas Da Rold Marques* lucas.marques@eliane.com

Lucas Fogaça de Sousa* lucas.fogaca92@hotmail.com

Patrícia Pereira Pacheco* patricia_pereira.p@hotmail.com

Rony Abatti* rony.abati@bol.com.br

Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Cricíuma, SC

Resumo: o presente trabalho estudou o sistema produtivo de uma empresa do setor metalúrgico especializada em serviços de usinagem com base na metodologia (P+L). O estudo analisou o sistema produtivo da empresa buscando identificar as entradas e saídas do sistema para poder determinar a capacidade de geração de impacto da empresa apontando ações para melhoria. Foi observado uma grande quantidade de geração de cavaco, proveniente da remoção de material durante o processo de usinagem. Esse material não possui nenhum impedimento de ser reaproveitado como matéria prima para fundições novamente, porém não há interesse por esse material na forma como ele saia da do processo. Foi sugerida a implantação de uma prensa briquetes para conformar o material e torna sua venda para fundições mais fácil. Isso tornou possível seu reaproveitamento total em outro processo. Com a implantação desse sistema estimasse que será direcionado a outras empresas cerca de 5 toneladas mês de cavacos metálicos retornado a empresa cerca de R$5.000 mês.

Palavras chave: Produção mais Limpa, Usinagem, Impactos Ambientais, Cavaco, Prensa Briquetes

  1. INTRODUÇÃO

O setor de metalurgia é uma das áreas de estudo mais antigas da humanidade e sua necessidade está presente até os dias atuais. Esse segmento da indústria se destina a realizar a produção de peças metálicas a partir de diferentes processos.

Ao longo do tempo os processos foram se aperfeiçoando e as exigências de qualidade e precisão das peças subiram, exigindo a adaptação das empresas para se manter no segmento.

A produção de peças do setor metalúrgico na maioria das vezes exige um processo de acabamento para ajustar a forma final do material ou melhorar seu aspecto superficial. Um processo usado para esse fim é o processo de usinagem de peças metálicas. Esse processo consiste em remover parte do material da peça para fazer com que sua forma fica como desejada no final do processo.

Esses processos podem apresentar uma elevada capacidade de geração de impactos ambientais devido as saídas de seu processo, como fluidos de corte, sobras de material, ferramentas gastas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O termo gestão ambiental é usado para designar ações ambientais nos mais diferenciados ambientes e organizações, como por exemplo, gestão ambiental de bacias hidrográficas ou gestão ambiental de empresas.

Segundo Barbieri (2004 p. 137), “entende-se por gestão ambiental empresarial as diferentes atividades administrativas e operacionais realizadas pela empresa para abordar problemas ambientais decorrentes da sua atuação ou para evitar que eles ocorram no futuro”.

A gestão ambiental é o principal instrumento para se obter um desenvolvimento industrial sustentável e ela pode ser aplicada a empresas de qualquer tamanho e setor. Está voltada para organizações, empresas ou instituições e define-se como um conjunto de políticas e práticas que visam à saúde e segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente, colocando em prática programas que eliminam ou minimizam impactos e danos ambientais.

A busca permanente da qualidade ambiental é um processo constante que deve ser buscado pelas empresas. Para isso, existem ferramentas de gestão ambiental que estabelecem objetivos e procedimentos a serem seguidos, dentre elas está à ferramenta Produção Mais Limpa.

A Produção Mais Limpa é uma dessas ferramentas de gestão que permitem o controle de preservação do meio ambiente. É uma aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica que se integra a processos e produtos, visando aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia.

A prioridade da Produção mais Limpa está em evitar a geração de resíduos e emissões. Os resíduos que não podem ser evitados devem ser reintegrados ao processo de produção da empresa, que é a reciclagem interna. Na sua impossibilidade, reciclagens fora da empresa podem ser utilizadas. A prática do uso dessa ferramenta leva ao desenvolvimento e implantação de Tecnologias Limpas nos processos produtivos.

Para minimizar os impactos ambientais, devem ser estudados os aspectos e o que eles podem causar. Aspectos ambientais são elementos de atividades, produtos ou serviços de uma empresa que interagem com o meio ambiente, e impactos são as consequências que resultam dessas atividades, produtos e serviços. Qualquer processo oferecerá risco ao meio ambiente tanto pela sua natureza quando pela composição de algum produto.

A indústria metalúrgica conta, atualmente, com diversos processos produtivos e matérias-primas nocivas ao meio ambiente e à população. Dentre esses processos têm-se os aspectos, que podem ser as etapas de produção, e os impactos, que é o que essas atividades geram. Os agentes poluentes se dispõem de diversas formas de resíduos e emissões que contaminam o solo, o ar, a água e o próprio ambiente de trabalho. Além de oferecer riscos ao meio ambiente, esses impactos oferecem riscos à saúde das pessoas, tanto as que vivenciam as atividades produtivas quando as que estão ao redor.

Muitas empresas se preocupam com essas medidas e são cientes da importância de se ter um programa de Gestão Ambiental. Como a metalurgia é um ramo bem desenvolvido na região e no mundo, existem muitas empresas que se tornaram referência no que diz respeito aos cuidados ambientais. Outras, entretanto, são empresas de pequeno porte e até mesmo não dispõem de pessoas que possam avaliar e aplicar as ferramentas de gestão ambiental em suas empresas.

Para isso, os programas ambientais devem ser divulgados e tratados como peça-chave para o bom funcionamento de um processo produtivo e da empresa como um todo. Para tornar essas ações cada vez mais frequentes, propostas de projeto e análises, discussões e atividades devem ser sempre executadas para dar abertura aos profissionais que atuam em empresas ou estão em processo de formação, possibilitando assim novas ideias e melhorias que devem ser colocadas em prática para que o meio ambiente não sofra danos irreversíveis, e para que as empresas e os profissionais responsáveis saibam como lidar com os resíduos e emissões, descartando corretamente e principalmente evitando-os, visando à sustentabilidade e responsabilidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (480.9 Kb)   docx (391.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com