TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO ERGONÔMICO DO POSTO DE TRABALHO PACKING

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.506 Palavras (19 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 19

ESTUDO ERGONÔMICO DO POSTO DE TRABALHO PACKING

 

O presente trabalho expressa a análise ergonômica referente às condições técnicas, ambientais e organizacionais de uma empresa. Esta metodologia tem o intuito de averiguar e propor melhorias para os fatores que ocasionam desconforto para o trabalhador no seu ambiente de trabalho. O setor analisado é o Packing de uma empresa distribuidora de alimentos frios e congelados, localizada em São José, região da Grande Florianópolis. Para realizar a metodologia é necessário coletar alguns dados sobre o sistema produtivo, realizando um Pré-diagnóstico, após isso são analisados, leiaute, ferramentas e bancadas, carga horária, ambientes lumínico, térmico e acústico, análise das atividades, entre outros. Com esses dados, realiza-se um novo diagnóstico e fazem-se as recomendações indispensáveis.

         

Palavras-chave: Análise Ergonômica do Trabalho, saúde do trabalhador, Ergonomia, distribuidora de alimentos.

  1. INTRODUÇÃO

As dores da coluna cervical, torácica e lombar são a segunda condição de saúde mais predominante do Brasil, segundo dados do IBGE. A região que é mais prejudicada é a lombar, que varia entre 50% a 70% dos casos de complicações musculoesqueléticas. A dor lombar atinge aproximadamente 11,9% da população mundial. Um dos principais riscos que afetam a saúde do trabalhador é o manuseio de cargas pesadas.

A coluna vertebral deve possuir uma postura vertical, quando o trabalhador se curva com alguma carga, ela precisa suportar o peso do corpo e a carga manuseada, o que pode vir a causar danos irreparáveis, portanto o levantamento de cargas pesadas deve ser evitado. As tarefas realizadas de levantamento de peso ocasionam uma má postura, sendo o principal problema causador das dores na coluna. Para que não haja grandes índices de acidente de trabalho é necessário possuir conhecimento da tarefa que está sendo realizada, esse conhecimento é a base para a Análise Ergonômica de Trabalho referida neste estudo.

Para compreender o que é a AET (Análise Ergonômica do Trabalho), antes é necessário entender o que é Ergonomia, a denominada ciência que estuda toda e qualquer atividade física e mental que possam afetar a saúde do homem e o seu desempenho no local de trabalho. A ergonomia estuda três fatores influenciadores: ergonomia física (antropometria, biomecânica, manuseio de materiais...), ergonomia cognitiva (carga mental - percepção, memória, raciocínio...) e a ergonomia organizacional (comunicação, gestão da qualidade, organização do trabalho...). A Análise Ergonômica do Trabalho se refere a um estudo detalhado dos postos de trabalho, com o intuito de detectar os fatores de riscos ocupacionais, e adequar assim, a atividade ao trabalhador. O estudo em questão refere-se a uma análise ergonômica do trabalho que foi realizada em uma distribuidora alimentícia de frios e congelados.

O presente estudo objetiva analisar as condições do posto de trabalho de Packing da empresa e os aspectos ergonômicos pertinentes à atividade desenvolvida, além de detectar problemas que possam afetar o trabalhador em seu posto e propor melhorias baseado nas informações obtidas.

A empresa é composta por quarenta e dois funcionários, sendo estes, dezoito vendedores, sete funcionárias no administrativo, quatro funcionários recebendo caminhões e treze funcionários no período noturno (cinco funcionários no setor analisado). Esses dados foram coletados no dia 23 de Setembro de 2016 durante a visita à empresa.

Para a execução do estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois funcionários, Vandir e Altamir, com aplicação de formulário, da escala de avaliação contínua e de desconforto corporal, além das observações aberta e armada. Esses dados foram coletados e armazenados para auxiliar no desenvolvimento do método de avaliação ergonômica, para isso foram utilizados dois métodos, NIOSH e OWAS. O método NIOSH tem o objetivo de avaliar postos de trabalho, na qual as atividades mais relevantes são as de levantamento de cargas. O método OWAS possui o objetivo de analisar as atividades que os trabalhadores expressaram algum tipo de desconforto ou dor e, as de maior duração durante a jornada efetiva de trabalho.

Baseado nos dados coletados, o referido trabalho busca encontrar possíveis problemas e propor soluções de curto ou em longo prazo.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A ergonomia é o estudo científico das relações entre homem e máquina, que visa sempre à segurança e eficiência ideais na relação entre ambos. Segundo Iida (2005), para a ergonomia, a postura é o estudo do posicionamento do corpo, como cabeça, tronco e membros no ambiente de trabalho. A ergonomia contribui para aprimorar os processos dentro das empresas, além da melhoria na vida cotidiana.

“A análise ergonômica do trabalho (AET) visa aplicar os conhecimentos da ergonomia para analisar, diagnosticar e corrigir uma situação real de trabalho (IEDA, 2016 apud IIDA, 2005)”, seu objetivo é de viabilizar as mudanças necessárias para a adequação do trabalho às características, habilidades e limitações dos trabalhadores no processo de produção de bens e serviços.

No artigo da aplicação do método AET em uma empresa alimentícia de pequeno porte, foi feito primeiramente um levantamento geral da empresa com o proprietário, que também participa de todos os setores, procurando compreender todas as características da empresa. Em seguida, realizaram uma entrevista com os funcionários, aplicando um questionário e a análise de desconforto corporal, para identificarem as partes do corpo mais exigidas nas atividades exercidas. Após a entrevista, analisaram as posturas, gestos, deslocamentos dos funcionários, a comunicação entre eles e as tomadas de decisão. Com todas estas informações foi realizado um diagnóstico e uma proposta de melhoria.

Um dos principais riscos para a saúde do trabalhador, que têm ocasionado a segunda maior condição instável de saúde no Brasil, é o manuseio de cargas pesadas. O levantamento, transporte e descarga de materiais requerem alguns cuidados para serem realizados. Antes de carregar um peso, é importante que verifique o caminho que será utilizado, a carga carregada também possui grande importância, um homem pode carregar em torno de 40 kg, enquanto uma mulher somente 20 kg.

“Para analisar o trabalho humano, a ergonomia conta com o auxílio das técnicas e dos métodos científicos, observando fatores como postura, exploração visual e deslocamento. Por meio dos resultados obtidos com os trabalhadores são identificadas as implicações que podem interferir nas condições de trabalho.” (CORRÊA, 2015, p. 113).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (489.2 Kb)   docx (269 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com