TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO

Por:   •  8/12/2016  •  Seminário  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  2.330 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÂO        

2 OBJETIVO        

3 DESENVOLVIMENTO        

4 ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO        

4.1 FABRICAÇÃO DOS MODELOS        

4.2 FABRICAÇÃO DOS MOLDES        

4.3 FABRICAÇÃO DOS MACHOS        

5 FUNDIÇÃO EM AREIA VERDE        

5.1 VANTAGENS        

5.2 DESVANTAGENS        

6 FUNDIÇÃO COM RESINA        

7 FUNDIÇÃO COM CO2        

8 CERA PERDIDA        

8.1 VANTAGENS        

8.2 DESVANTAGENS        

9 CONCLUSÃO        

10 REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÂO

Neste relatório serão apresentadas duas formas de fundição,fundição em areia e fundição por cera perdida. Fundição por cera perdida é utilizada para se obter peças com pequenos detalhes, precisas e complexas utilizado molde por cera perdida.Fundição em areia é um processo econômico que sepode obter diversos tipos de peças onde o molde tem que atender a alguns pré-requisitos para que possa se obter uma peça com qualidade. Afundição é realizada em metais cujo ponto de fusão não é demasiadamente elevado e o mesmo possua boa fluidez.


2 OBJETIVO

Descrever os principais tipos de fundição. Exemplo, fundição em areia verde, com resina e CO2.Etapas e requisitos do processo, característica do processo por cera perdida vantagens e desvantagens dos processos.

3 DESENVOLVIMENTO        

Fundição é o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. Ele pode ser empregado com os mais variados tipos de ligas metálicas, desde que apresentem as propriedades adequadas a esse processo.

Molde é a cavidade ou local no qual o metal líquido é adicionado para se obter a forma da peça a ser confeccionada como por exemplo um lingote.

Neste processo, podemos obter peças de diversas formas e configurações, o processo a ser escolhido depende da complexidade ou do tamanho de peça, para termos um lingote o processo a ser utilizado é um e para se obter uma coroa dental o processo é outro, mas a forma de se obter a peça é a mesma pois é um metal adicionado a um molde e formando assim um negativo da peça adquirida.

4 ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO

4.1 FABRICAÇÃO DOS MODELOS

O primeiro é a obtenção do modelo, compactando a areia dentro de uma caixa podendo este processo ser por meio de compactadores ou manual. Aareia não pode estar com excesso de umidade pois isso pode acarretar em defeitos no molde ou reação com o material a ser fundido.

Após compactação da área o molde é virado e feito retirada do modelo então e montado uma forma do molde sobre outra o que chamamos de fechamento do molde nesta tampa é onde se encontra os canais para efetuar a adição do metal liquido para obtenção da peça é então é feito a adição do metal liquido para obtenção da peça por estes canais após o tempo de resfriamento é feito a retirada da peça do molde feito limpeza e eliminado rebarbas do processo.


Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construção do molde e suas dimensões devem prever a contração do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça.

[pic 1]

[pic 2]

Figura 1: Peça original.Figura 2: Modelo da peça.

4.2 FABRICAÇÃO DOS MOLDES

O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida.

4.3 FABRICAÇÃO DOS MACHOS

Macho é um dispositivo, feito também de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.

5 FUNDIÇÃO EM AREIA VERDE

Processo genericamente utilizado, em que o material de moldação consiste na mistura de uma areia de Sílica com uma argila, sendo que este último assume a função de aglomerante.

Faz-se o enchimento da caixa de moldação com a mistura e calca-se bem. É um processo relativamente simples que exclui o recurso a equipamento muito especializado.

Aplicável a praticamente todos os metais e eventualmente na produção de peças de pequenas e médias dimensões, este processo de moldação tem um custo de produção baixo. Os modelos usados podem ser fabricados em madeira, plástico ou metal.

  • A areia deve ter certos requisitos:
  • Resistência suficiente para suportar o peso do metal líquido;
  • Devem suportar a ação erosiva do metal líquido no momento do vazamento;
  • Devem gerar a menor quantidade possível de gás, de modo a evitar a erosão do molde e a contaminação do metal;
  • Devem facilitar a fuga de gases para a atmosfera

Abaixo figuras ilustrando molde feitos de areia verde.

[pic 3][pic 4]

Figura 3: Molde de areia verde.                         Figura 4: Molde preenchido.

5.1 VANTAGENS

  • A moldagem por areia verde é o mais barato dentre todos os métodos de produção de moldes.
  • Há menos distorção de formato do que nos métodos que usam areia seca, porque não há necessidade de aquecimento.
  • As caixas de moldagem estão prontas para a reutilização em um mínimo espaço de tempo.
  • Menor possibilidade de surgimento de trincas.

5.2 DESVANTAGENS

  • O controle da areia é mais crítico do que nos outros processos que também usam areia.
  • Maior erosão quando as peças fundidas são de maior tamanho.
  • O acabamento da superfície piora nas peças de maior peso.

6FUNDIÇÃO COM RESINA

Também designado como shellmolding, é um processo em que o material base da moldação é uma areia aglomerada com uma resina sintética e em que o catalisador será o calor. É um processo de fundição de precisão, utilizado para todos os tipos de metais e ligas, em que é possível obter peças com elevada precisão dimensional e de acabamento. O preço elevado das areias com resinas e a limitação a peças pequenas e médias são as maiores desvantagens deste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (323.9 Kb)   docx (464.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com