TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Nuclear à Disciplina de Leitura e Produção de Texto

Por:   •  5/6/2016  •  Artigo  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM

INSTITUTO DE CIENCIA E TECNOLOGIA – ICT

BACHARELADO EM CIENCIA E TECNOLOGIA – BC&T

Déborah Araújo Silva

Flávia de Jesus Costa

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-ARTIGO-

DIAMANTINA

2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM

INSTITUTO DE CIENCIA E TECNOLOGIA – ICT

BACHARELADO EM CIENCIA E TECNOLOGIA – BC&T

Déborah Araújo Silva

Flávia de Jesus Costa

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-ARTIGO-

Artigo apresentado sobre Energia Nuclear à disciplina de Leitura e Produção de Texto do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Professor Orientador: Professor Dr. Roberta M. F. Alves

DIAMANTINA

2014

ENERGIA NUCLEAR: interferência e riscos gerados à sociedade.

[1] Déborah Araújo Silva

[2] Flávia de Jesus Costa

RESUMO

Esse artigo tem como finalidade explicar de forma ampla o processo realizado pelas usinas nucleares para gerar energia, e tem ainda o intuito de esclarecer para o leitor os pros e contras desse meio de energia, uma vez que grande parte da população embora não tenha muito conhecimento sobre o tema proposto não acredita que esse método de energia seja em parte a solução para a geração de energia limpa, assim, especificaremos os métodos usados para produzir essa energia, tipos de reatores usados pelas usinas, alguns exemplos de aplicações, e quesitos relacionados à segurança, como: fins para os resíduos, impactos ambientais gerados pelas usinas. Por fim, serão mostrados pontos positivos e negativos da utilização desse método para gerar energia.

Palavras-chave: Energia Nuclear, Energia atômica, fissão nuclear, Impactos ambientais, resíduos.

ABSTRACT

Keywords: Euclear Energy, atomic Energy, nuclear fission, environmental Impacts, residues.

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade, a vida está totalmente relacionada e dependente da natureza. O homem consome cada vez mais recursos naturais e com o desenvolvimento industrial, expansão do transporte e o crescimento da sociedade como um todo, necessitamos cada vez mais do que a natureza nos oferece. Posteriormente a descoberta do fogo, o homem sentiu a necessidade de obter novas formas de energia, para facilitar suas atividades diárias, surgindo assim formas diversificadas de gerar energia, tais como: termoelétricas, hidrelétricas, eólicas, solar, nuclear. Dentre essas formas, especificaremos a energia nuclear também chamada de energia atômica, uma opção de energia que está presente no núcleo dos átomos e é a responsável pelos componentes subatômicos se manterem unidos. Por não ser renovável e apresentar grandes riscos, há um grande questionamento sobre o custo-benefício e a necessidade da mesma para a sociedade nos induzindo a fazer um balancete avaliando os prós e contras. Para dialogar com esses senões, nosso artigo segue a luz do conhecimento dos filósofos como Leucipo, Demócrito, John Dalton, Thomson, Rutherford, Roentgen, Max Planck, Albert Einstein, Enrico Fermi, segue os seguintes passos: Energia Nuclear, Fissão e Fusão Nuclear, Reatores, Aplicações, Energia Nuclear no Brasil, Riscos e Impactos ambientais.

DESENVOLVIMENTO

ENERGIA NUCLEAR

A energia nuclear, além de produzir energia, tem como o principal objetivo contribuir para frear o aquecimento global uma vez que não gera poluição.

Surgiu aproximadamente no ano 1938, pelo físico italiano Enrico Fermi, que bombardeou átomos de uranio com neutros obtendo átomos maiores. Esse fato não foi bem esclarecido por ele, sendo mais bem compreendido quando os cientistas Otto Hahn e Strassmann repetindo a experiência de Fermi observou a presença de Bário na atmosfera radioativa.

Logo, esse fenômeno se da por meio dos átomos. Os prótons tendem a se repelir por possuírem mesma carga e para mantê-los unidos no núcleo de um átomo, é necessária uma energia, ou seja, um trabalho para manter essa estrutura unida. Alguns isótopos[3] de certos elementos químicos como o urânio, são capazes de emitir energia quando seu núcleo é bombardeado por nêutrons, modificando assim a composição desse elemento e consequentemente liberando energia. Esse processo que induz essa modificação química é conhecido como FISSÃO DOS ÁTOMOS ou FISSÃO NUCLEAR. Outro processo que envolve produção de energia a partir de átomos é conhecido por FUSÃO NUCLEAR. Vejamos a seguir um pouco sobre cada processo.

FISSÃO NUCLEAR

Na fissão nuclear, ocorre uma divisão de um núcleo atômico grande em duas partículas menores e há grande quantidade de energia liberada em forma de calor, isso pode ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. A probabilidade de ocorrer uma fissão de forma espontânea é muito pequena. A fissão nuclear de forma induzida é decorrente da excitação do núcleo do átomo ou pelo bombardeamento de nêutrons. Aqui, especificaremos a fissão por bombardeamento de nêutrons que é a mais usada nas usinas nucleares.

FISSÃO NUCLEAR POR BOMBARDEAMENTO DE NÊUTRONS

A imagem abaixo mostra quando o núcleo do átomo original recebe um bombardeamento por nêutrons moderados originando dois novos núcleos, liberando dois ou três nêutrons e uma grande quantidade de energia. Observe esse fenômeno:

[pic 1]

 Fig. 1: Fissão nuclear de um átomo de urânio. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/quimica/reacoes-fissao-nuclear.htm >

Isso ocorre, por exemplo, no átomo de urânio-235 - átomo de urânio com massa igual a 235 (explicitada na imagem à cima), que é bombardeado por um nêutron em uma velocidade moderada, o que faz com que ele se parta dando origem a vários pares de átomos diferentes. Esses átomos diferentes que são originados após a fissão nuclear são chamados de isótopos, ou seja, átomos diferentes que possui mesma carga de prótons. Numa fissão do átomo de urânio pode-se originar 200 isótopos diferentes de 35 elementos químicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (568.4 Kb)   docx (434.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com