TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola das Relações Humanas

Por:   •  21/9/2021  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Reflexão - Escola das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas é um modelo de administração que surgiu em meados dos anos de 1929 e 1930, devido a alta taxa de desemprego gerada nesses anos, a partir dos estudos realizados na fábrica de Hawthorne Works, em Illinois – EUA. O principal foco desse estudo era avaliar como pequenas mudanças no ambiente, desde a iluminação dele, podiam afetar diretamente na produtividade dos trabalhadores, ficando conhecido como “Efeito Hawthorne”.

Com isso, ao analisar os resultados dos estudos Hawthorne, o psicólogo australiano Elton Mayo constatou três importantes descobertas que seriam: Aspectos naturais das relações sociais são mais destacados em relação às estruturas organizacionais. Além disso, foi descoberto que é preciso comunicação mútua entre a gestão e os trabalhadores e, por último, é primordial que exista uma liderança com objetivos, que oriente e informe as metas para a equipe, acertando nas mais variadas decisões.

Sendo assim, a Teoria das relações humanas presumiu que as relações sociais possuem uma influência direta na produtividade, tendo uma grande importância dentro de uma organização. Essa importância está relacionada não só a produtividade dos trabalhadores, mas também à motivação e satisfação dos mesmos. Ligado a isto, o gestor possui um papel muito importante dentro das relações e cabe a ele ser uma referência dentro da sua equipe, tendo uma postura de líder. Dessa forma, é perceptível um equilíbrio dentro da estrutura organizacional e dentro das relações naturais.

A origem da Escola das Relações Humanas veio por meio da necessidade de mostrar o homem como um ser complexo que precisava de interações sociais e que não poderia ser reduzido à gestos e movimentos, como uma máquina. É uma parte da administração que envolve pessoas, organizações e grupos, marcando o início do reenfoque, diferente da Teoria Clássica que só destacava a estrutura organizacional. Para entender melhor o funcionamento de uma fábrica, ela deve ser vista como um sistema social e não somente na parte industrial e econômica.

Em sua pesquisa, Elton Mayo entende que a produtividade das pessoas está mais ligada aos fatores emocionais e comportamentais do que diretamente aos métodos de trabalho, principalmente quando exige a interação do trabalhador em grupos sociais. Dentro da Experiência de Hawthorne, (que se realizou na fábrica Western Electric Company, nos Estados Unidos) a organização industrial considerou duas funções iniciais: a econômica e a social.

Essas duas funções podem ser observadas facilmente em organizações que são cooperativas, (ex: dentro de comunidades) tendo a assistência de seus membros como o principal motivo de sua existência. Esse lado mais “humano” é importante de ser observado dentro de uma organização, pois permite que ela seja vista como ferramenta de sucesso da empresa, gerando conquistas e resultados futuros.

A abordagem humanista da administração entende que as interações, grupos informais e amizades entre os trabalhadores são muito importantes quando acontecem (principalmente fora do ambiente de trabalho). Dessa forma, há uma contribuição no desempenho das atividades conjuntas de trabalho, e isso é devido à motivação que as pessoas encontram pela afinidade com os seus colegas profissionais. Os trabalhadores não agem sozinhos, eles agem como se fossem membros de um grupo. Sendo assim, a administração não pode tratar os trabalhadores individualmente, eles devem ser tratados como um conjunto e sujeitos às influências sociais entre eles.

Na Teoria das Relações Humanas, existe uma abordagem que mostra o quanto é importante os trabalhadores participarem do processo de decisão, e todas as respostas tiradas do questionário apontavam que as decisões da cooperativa são tomadas de maneira democrática. Esse era um dos motivos pra sempre haver reuniões constantes entre todos. Não só isso, mas a pesquisa também mostrou a principal relação existente entre a abordagem humanista e as cooperativas, deixando claro que o trabalho é feito em grupo e com interação da equipe. Isso foi entendido quando todos os coordenadores afirmaram que para conseguirem alcançar os seus objetivos mais rápidos (e de maneira eficaz) as atividades eram são feitas sempre dessa forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com