TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado II

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

WILLIAN EDUARDO DA SILVA

Relatório de Estágio Curricular

Engenharia e Orçamentos

Estágio Supervisionado desenvolvido duran-te o 7º semestre do Curso de Graduação em Engenharia como requisito parcial à obten-ção do título de Engenheiro Mecânico.

Orientador: Prof. Renato Matroniani

Conceito ______________________________

_________________________________________

Prof. Orientador: Renato Matroniani

Faculdade Anhanguera Campo Limpo

2015

RESUMO

Engenharia e Orçamentos é o setor na empresa PALMONT onde rece-bemos todas as documentações pertinentes a montagens eletromecânicas para ser detalhado e orçado.

O orçamento de uma obra é de extrema importância, pois significa identificar previ-amente o custo global que esta obra deverá resultar ao seu final e assim poder identificar se o empreendimento é viável ou não. Seu objetivo é orientar a diretoria da empresa e o enge-nheiro responsável pela obra quanto às decisões a serem tomadas para o cumprimento de atividades e prazos para atingir sucesso do empreendimento. Contém também os insumos de todos os serviços. É possível visualizar o preço orçado de cada material empregado na obra, de forma que a empresa possa criticar os valores e ajustar para sua realidade.

É elaborado com base em documentos específicos, tais como projetos, memorial des-critivo e encargos etc., considerando-se todos os custos diretos e, as condições indiretas en-volvidos contratuais e demais fatores que possam influenciar no custo total. Para montar um orçamento é necessário, entre outros aspectos, conhecer os coeficientes de produtividade da mão-de-obra, consumo de materiais e consumo-horário dos equipamentos utilizados nos serviços. Quanto mais detalhado é um orçamento, menor e a probabilidade de omissões por parte da equipe de orçamento. A partir da proposta técnica do orçamento o gerente da obra poderá definir um cronograma de ações a serem desenvolvidas para que o resultado do em-preendimento seja positivo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 05

2 FLUXOGRAMA E ORGANOGRAMA 06/07

3 RELATÓRIO DESCRITIVO 08

4 CONCLUSÃO 10

5 REFERÊNCIAS 11

6 ANEXO 12/13/14/15

1 INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O estágio supervisionado e de suma importância na formação acadêmica e no ganho de experiência em uma nova área de atuação no meu caso, com tudo lhe dá uma vasta visão do leque de opções que o curso pode lhe oferecer.

O estágio foi realizado no período do dia 10/01/2015 a 23/05/2015 na sede da empresa PALMONT, localizada na Av. Professor Francisco Morato, 4826 – Vila Sô-nia – São Paulo-SP e CNPJ 04.831.417/0001-57, o mesmo aconteceu em todos os sábado neste período das 07h:30m às 17h:30m totalizando 9 horas semanais 144 horas no 2º semestre no ano de 2015.

A empresa PALMONT tem 13 anos de fundação, atuando sempre no merca-do de montagem eletromecânica, tem clientes de renome internacional, hoje a mesma conta com 150 colaboradores e com 2 filiais, sendo o centro de distribuição na cidade de Itapecerica da Serra/SP e uma unidade na cidade de Três Lagoas/MS devido aos grandes investimentos que a cidade recebeu com unidades de celulose e fertilizantes. A empresa PALMONT atua nas industriais alimentícia, papel e celu-lose, sucroalcooleira, cimento, farmacêutica, fertilizantes, Madeira – MDF/aglomerados, siderurgia e química.

O escopo principal de serviços e a montagem de tubulações, equipamentos mecânicos, caldeira, elétrica, instrumentação e estrutura metálica.

O estágio foi realizado no setor de Engenharia e Orçamentos, onde tive como atribuições o recebimentos e controle de documentação, leitura e interpretação de desenhos, levantamento de custos de locações e consumos, levantamento de HH para montagem de equipamentos, acompanhamento de avanço conforme crono-grama inicial, detalhamento de suportes para fabricação e auxilio na elaboração de plano de rigging para içamentos de equipamentos. O projeto em questão é de gran-de importância para futuro da empresa, tendo vista a dificuldade que o pais vive neste momento, utilizei conhecimentos adquiridos na faculdade o que facilitou mui-to o desenvolvimento de cálculos para levantamento de custos, outra matéria que utilizei na faculdade de suma importância foi a leitura e interpretação de desenhos para visualizar as dificuldades que iremos encontrar na montagem dos equipamen-tos.

FLUXOGRAMA – ENGENHARIA E ORÇAMENTOS

ORGANOGRAMA – ENGENHARIA E ORÇAMENTOS

2 RELATÓRIO DESCRITIVO

2.1 – DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

O estágio consiste em receber e analisar toda a documentação enviada pelo cliente, sendo de responsabilidade de Orçamento e Engenharia decisão de viabili-dade do empreendimento. Podendo declinar a solicitação de orçamento realizado pelo departamento comercial. Elaboração de Proposta Técnica e Comercial de acor-do com documentos fornecidos pelo cliente a fim de obtenção de novos empreen-dimentos.

a) Solicitação ao departamento de compras orçamento de todos os materiais e equipamentos que deverão ser fornecidos pela PALMONT no empreendimento, es-ses materiais podem ser: tubos e conexões, infraestrutura de elétrica e instrumenta-ção, estruturas metálicas, equipamentos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com