TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Casos: ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS: CONCEITOS E EXEMPLOS

Introdução

O analista de OS&M deve ter pleno conhecimento de uma Estrutura Organizacional e saber modificá-la quando for necessário.

Estabelecer um relacionamento entre as partes de uma organização é outra importante função da OS&M (Organização, Sistemas e Métodos), pois, sendo ela um sistema, é necessário que haja coordenação entre as partes com um objetivo bem definido.

Organização é uma entidade constituída de pessoas e objetos com um objetivo. Ela pode ser lucrativa ou não lucrativa.

Empresa é uma organização lucrativa. A palavra organização também tem outro significado. É aquele que você já sabe: organizar no sentido de arrumar, colocar em ordem etc. Dessa forma, organização será vista nesta aula como uma função administrativa. É ela que dá a letra O para a sigla OS&M.

Estrutura Organizacional

Definição: “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)

As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento. As atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido. Se não for desta forma, tudo vira uma grande confusão.

A Estrutura Organizacional pode ser de dois tipos: formal e informal.

Estrutura Formal: é aquela representada pelo organograma. Todas as relações são formais. Não se pode descartá-la e deixar funcionários se relacionarem quando eles não devem ter relações diretas.

Caracteristicas

• Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.

• É estável.

• Está sujeita a controle.

• Está na estrutura.

• Líder formal.

A figura abaixo é um exemplo de organograma.

Estrutura Informal: é o relacionamento entre as partes fora do Organograma, ou seja, as relações não estão previstas.

A estrutura informal surge naturalmente. Ela pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode, também, atrapalhar, realizando procedimentos errados.

Por exemplo, um funcionário recebeu um documento sem carimbo. Se ele seguir a estrutura formal, o papel deve retornar pelo mesmo caminho que veio. Caso resolva ir buscar o carimbo diretamente, ele está criando uma relação informal.

Vantagens da estrutura informal.

• Proporciona maior rapidez no processo.

• Complementa a estrutura formal.

• Reduz a carga de comunicação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com