TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Casos Planejamento

Artigos Científicos: Estudo De Casos Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento

1)Conceitue resumidamente o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

A gol utilizou o ramo de transportes para entrar no setor de aviação, tinham mais de 30 empresas de ônibus, com demandas focadas na classe média. Alimentavam a ideia de criar uma companhia de aviação de baixas tarifas para que pudessem atender classes mais baixas.

2)Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que eles mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

A missão é ganhar espaço no mercado de aviação com serviços de baixo custo, acessível a todos, e mantendo um bom padrão de atendimento.

A visão da empresa era de que reduzindo seus custos ela iria lucrar mais, o contrário das outras empresas que queriam oferecer serviços mais sofisticados e estavam falindo.

3) Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol.

Os pontos fortes dessa companhia de aviação tem um foco voltado diretamente ao conforto de seus clientes, a facilidade e a agilidade dos serviços prestados, tudo isso contando pontos positivos para a Gol.

Já os pontos fracos da companhia, seria a simplificação nos seus serviços de bordo, perdendo assim clientes que preferem um serviço mais luxuoso e com mais regalias.

4)Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

Analisando a empresa GOL podemos perceber que ela vem crescendo cada dia mais devido às vantagens que ela oferece a seus clientes como, por exemplo, viagens com preços muito mais acessíveis do que os da concorrência gerando assim um aumento no número de passageiros e também nos seus lucros. A empresa trabalha com um número reduzido de funcionários diminuindo as suas despesas, além da terceirização de todas as suas atividades gerando uma maior comodidade e confiança em seus passageiros por a empresa trabalhar somente com pessoas especializadas no assunto.

A estratégia de negócios utilizada pela empresa vem da inovação nos seus serviços, pois a cada dia que passa ocorre um aumento na concorrência, portanto inovar é fundamental. Outra estratégia utilizada foi à diferenciação nos serviços que a empresa fornece a seus clientes.

5) De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

A Gol decidiu manter a estratégia de continuar reduzindo os preço mantendo sempre abaixo dos seus concorrentes. Também pretende aumentar sua base de clientes por meio de ofertas de voos mais baratos.

6) Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/Mckinisey, qual é a posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente, no portfólio de negócios da holding Áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?

Analisando as matrizes BCG e as matrizes GE/Mckinisey, podemos observar que a GOL está a cada dia crescendo mais, pois é uma empresa que tem uma participação dominante no mercado de trabalho e isso faz com que a empresa lidere o mercado de aviação. As empresas de ônibus também lideram um negócio cada dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com