TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso: Planejamento etratégico

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.508 Palavras (35 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DAIANE MARTINS

DAYANE FERREIRA

VALÉRIO FREITAS

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

EMPRESA: LÍDER EMPRENDIMENTOS

Mariana,

2014

DAIANE MARTINS

DAYANE FERREIRA

VALÉRIO FREITAS

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

EMPRESA: LÍDER EMPRENDIMENTOS

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina obrigatória teoria das Organizações ofertada no Curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto.

Mariana,

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................................... 05

1. EMPRESA........................................................................................................................... 06

1.1. Descrição da Empresa        06

1.2. Produtos e Serviços _        11

 2. ASPECTOS ESTRATÉGICOS......        16

2.1. Missão.................................................................................................................................18

2.2. Visão        18

2.3. Valores        18

3.1. Análise do Microambiente        20

3.1. Análise do Macorambiente        20

3. MARKETING.................................................................................................................... 21

3.1. Áreas de Atuação        21

3.2. Análise do Mercado Consumidor        22

3.3. Concorrência        22

3.4. Diferencial Competitivo        23

3.5. Proposição de Valor        23

3.6. Fornecedores e Parceiros de Negócio        23

3.7. Estratégias de Marketing        24

4. FINANÇAS................................................................................................................................... 30

4.1. Custos        30

4.2. Previsão de Vendas        31

4.3. Necessidades de Financiamentos        31

5. PROGNÓSTICO ORGANIZACIONAL        31

5.1. Problema 1        31

5.2. Problema 2        33

5.3. Problema 3        34

5.4. Problema 4        36

5.5. Problema 5        37

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        39

7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        40

Introdução

Este trabalho relata a situação atual da empresa Líder Empreendimentos, explorando todas as áreas, e tendo como objetivo mostrar o dia a dia de uma empresa que atua no ramo da construção civil.

Para o desenvolvimento do diagnóstico e prognóstico, foram realizadas entrevistas com os sócios da empresa e levantamento de dados com os arquivos que a mesma possui.

A empresa está situada na cidade de Mariana, na região Central do Estado de Minas Gerais, atua na área de construção civil, e mostra-se interessada nos resultado dessa consultoria, pois a mesma considera de grande importância uma análise externa.

A Líder é uma empresa relativamente nova no mercado com menos de dois anos de existência, mas já possui vários clientes que acreditam e confiam no trabalho realizado por ela.

No mundo globalizado que atualmente temos, à medida que as organizações enfrentam um ambiente muito competitivo cada vez mais crescente, estão sendo obrigadas a aperfeiçoar suas maneiras de gerenciarem os negócios, levando em conta as necessidades e desejos do mercado de atuação.

Neste novo cenário, é fundamental que as empresas busquem continuamente conhecer o contexto onde estão envolvidas, ou seja, entender seu ambiente interno e seu ambiente externo, pois estão submetidas às constantes mudanças no mercado mundial, e, em consequência, essa análise permite às organizações criarem estratégias eficazes no intuito de alcançar a competitividade sustentável.

 Nesse sentido, a realização de um diagnóstico e prognóstico organizacional se torna imprescindível para conhecer o ambiente interno e externo de uma organização. Esse é um método eficiente para uma análise dos processos organizacionais da empresa, objetivando investigar a realidade da mesma perante sua atuação no mercado e apresentar propostas para solucionar possíveis problemas identificados ao longo do trabalho. Ou seja, permite ter uma visão clara e profunda dos procedimentos administrativos, identificando as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças existentes.

Para os integrantes do grupo esse trabalho é de extrema importância, pois será possível aplicar um pouco do que já foi aprendido em sala de aula.

  1. Empresa

1.1. Descrição da Empresa

A empresa Líder Empreendimentos LTDA, situada na cidade de Mariana, possui como ramo de atuação a construção civil. É uma empresa de pequeno porte, que foi criada em 02/04/2013.

A ideia de criar e registrar a empresa Líder Empreendimentos foi do seu sócio-diretor Alex Bruno Borges, que ao longo dos anos aprendeu a gostar do ramo de construção civil por influência de seu pai Albano Ferreira, popularmente conhecido como “Jota”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com