TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo comparativo para reparos navais com a utilização de carreira longitudinal ou airbags embarcaças fluviais

Por:   •  10/11/2021  •  Artigo  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

11º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior

Brasília/DF, 22-24 de outubro de 2019

Estudo comparativo para reparos navais com a utilização de carreira longitudinal ou airbags embarcaças fluviais

Giuseppe Melazzo Filho, Belém/Pará, giuseppemelazzof@gmail.com

Rodrigo dos Santos Saavedra, UFPA/GTNAV, Belém/Pará, rodisaav@gmail.com 

Pedro Igor Dias Lameira, UFPA/GTNAV, Belém/Pará, lameira@ufpa.br 

Tainã Miranda Carvalho Filgueiras, UFPA/GTNAV, Belém/Pará, tai.filgueiras@gmail.com 

Lucio Carlos Campos Filho, UFPA/GHPORT, Belém/Pará, lf.carlos10@gmail.com 

Emannuel Santthiago Pereira Loureiro, UFPA/GTNAV, Belém/Pará, emannuel_loureiro@hotmail.com 

Nélio Moura de Figueiredo, UFPA/GHPORT, Belém/Pará, nelio@ufpa.br 

Pedro Pavão, UFPA/GTNAV, Belém/Pará, peterpeacocks@gmail.com

Resumo

O reparo naval ganhou grande destaque como um serviço ofertado nos estaleiros após uma crise da indústria de construção naval, a qual sofreu uma queda da demanda de novas construções, o que gerou o estancamento de muitas empresas do setor, especialmente os estaleiros. O presente trabalho trata de um estudo comparativo entre a utilização da carreira longitudinal e os airbags para docagem e reparos de barcaças fluviais. Para um estaleiro de reparo ter viabilidade econômica, em momentos de crise, a redução de custos é fundamental para perenizar um negócio, logo, esse estudo comparativo visa verificar preliminarmente a viabilidade técnica e econômica dessa mudança do tipo de docagem. O estudo buscou identificar dados das embarcações usadas para esse projeto, verificar a média dos deslocamentos dessas embarcações para analisar a capacidade de carregamento do airbag, assim como o dimensionamento do guincho para realizar o serviço de docagem. Tendo em vista que a maioria dos estaleiros de reparo utilizam áreas alugadas, a flexibilidade alcançada com a utilização dos airbags, assim como a redução da necessidade de investimentos na área são benefícios propiciados com a utilização dos mesmos. Este trabalho apresentou resultados satisfatórios para a utilização de airbags para docagem de barcaças fluviais como alternativa competitiva em serviços de reparo.

.

  1. Introdução

O reparo naval é uma prática industrial que consiste na troca ou configuração de itens que estão apresentando alguma avaria desgaste ou corrosão. O objetivo do reparo é conservar a mesma estrutura de quando fora construída e buscar oferecer diversos serviços.

Em síntese, para a realização de reparos são analisados alguns pontos de relevância os quais se encontram reparos não programados ou emergenciais, a manutenção preventiva e/ou preditiva, possíveis novas normas de segurança, mudanças de cenário de mercado e as docagens obrigatórias para vistorias, onde são regulamentadas por Sociedades Classificadoras.

No estudo comparativo os tipos de embarcações que serão utilizadas para realização das análises deste trabalho estão posicionados unicamente em barcaças fluviais. A frota para qual se direciona essa pesquisa conta com quase 90% de embarcações de cargas e embarcações mistas, que levam tanto passageiros como cargas gerais e trafegam na região amazônica.

A importância dos serviços de reparo naval está diretamente atrelada à própria construção naval, isto porque, toda embarcação, após um determinado lapso temporal precisa de revisão em todos os seus sistemas, principalmente para garantir a segurança operacional das embarcações.

Nesse sentido, o diretor financeiro da empresa Detroit Brasil, Juliano de Freitas, pontuou que o serviço de reparo naval, o qual traduz-se na docagem das embarcações (retirada do navio da água para que sejam realizadas vistorias de manutenção, bem como procedimentos de segurança), é um serviço que decorre de um ciclo natural, devido ao fato de que todas as embarcações após um determinado período precisam de reparo.

É importante destacar que o reparo naval ganhou destaque como um serviço ofertado nos estaleiros, após, uma crise da indústria de construção naval, a qual sofreu uma queda de demanda de novas construções, o que gerou o estancamento de muitas empresas do setor, especialmente os estaleiros. Nesse contexto, os serviços de reparo e manutenção surgiram como uma alternativa dentro da cadeia produtiva naval, a fim de que o mercado marítimo se mantivesse vivo (Marintec South America, 2017).

Segundo Rocha (2013), os dois fatores de sucesso dos estaleiros de reparo naval são a posição geográfica dos mesmos e a rapidez do serviço, isto porque, cada dia de uma embarcação parada traduz-se em uma grande perda financeira.

Nesse contexto, os estaleiros situados na região amazônica se destacam pela posição privilegiada em que se encontram, uma vez que proporcionam uma ligação estratégica com o resto do mundo, por meio de suas vias marítimas e rios navegáveis que estão próximos do continente Europeu, da América do Norte e do Canal do Panamá. Portanto, o reparo naval feito por um estaleiro situado nessa posição geográfica representa para as embarcações rapidez na conclusão dos serviços e consequentemente um retorno mais breve a operação, fator que interessa expressivamente os donos dos navios ou armadores.

Diante do exposto, esse estudo comparativo visa verificar preliminarmente a viabilidade técnica e analisar as economias oriundas dessa mudança do tipo de docagem, relacionada aos processos de utilização de airbag para embarcações fluviais, buscando levantar questões como, por exemplo, da capacidade de carga suportada pelos airbags e se este será mais vantajoso ao substituir a carreira longitudinal, que é utilizada normalmente em estaleiros na região amazônica.

Para desenvolver as análises do trabalho, foram identificados os dados das embarcações usadas para esse estudo, a média dos deslocamentos dessas embarcações para analisar a capacidade de carregamento do airbag, assim como foi realizado o dimensionamento do guincho para executar o serviço de docagem proposto. Por fim, serão feitas análises de comparação econômica entre os dois tipos de docagem. (“NSC TV”, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (666.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com