TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: PROJETO ARCA

Por:   •  24/10/2018  •  Resenha  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA

GESTÃO DE PROJETOS

PROF.: RICARDO FERREIRA

ESTUDO DE CASO: PROJETO ARCA

MATHEUS HERMÓGENES GALVÃO

MATRÍCULA: 2014201018

RIO DE JANEIRO

SETEMBRO – 2018

1. Objetivo proposto

Analisar o “Projeto Arca” e apresentar as deficiências apresentadas na gestão do mesmo a partir de aspectos crucias como a Gestão de Escopo, Gestão de Comunicação, Gestão do Custo, Gestão das Partes Interessadas, Gestão da Qualidade, Gestão de Risco e Gestão de Tempo.

2. Desenvolvimento

Inicialmente, no estudo de caso “Projeto Arca”, é apresentado um gerente que, com mais de 65 anos de experiência, é convidado a implementar um novo projeto na empresa. A empresa, conforme apresentado no estudo, está em um processo de transição de valores onde a forma de gestão é considerado obsoleta e novas perspectivas de gestão são almejadas pelos novos colaboradores.

Neste cenário, Absalão, protagonista do caso, é apresentado como um gerente que acredita nos valores tradicionais e segue as orientações do criador da corporação. Vendo a determinação do protagonista, o Criador o encarrega de um projeto desafiador: criar uma arca em 120 dias.

Com um deadline apertado, Absalão busca Noé que terá, neste estudo de caso, importância relevante enquanto consultor e executor experiente na área naval e de projeção de barcos. Este apresenta uma solução simples, inovadora e com fácil gerenciamento, porém, prezando por antigos costumes e utilizando mecanismos de gestão arcaicos, Absalão aceita apenas o trabalho de Noé enquanto projetista e não como gestor.

Ao longo do estudo é possível perceber fraquezas e falta de gerência de projeto em diversas áreas fundamentais para a entrega. Inicialmente, a criação de um escopo onde estivesse bem delineados os objetivos, custos, entregas, limites e responsabilidades de cada funcionário e o prazo final deveria ter sido definido. Com a falta da Gestão de Escopo, Absalão deixou fluir gastos, contratações, processos e todos os eixos fundamentais para a sustentação da equipe e a realização do projeto sem o devido acompanhamento.

A ausência de uma Gestão do Tempo e de Custos foi percebida ao longo de texto de forma crítica. Com o tempo apertado dever-se-ia ter criado um cronograma ou checklist das atividades e metas a serem alçadas pela equipe, porém, com a falta destes recursos de gestão o projeto recorreu a duas extensões de prazo. Neste caso específico, a Gestão do Tempo deveria ter incluído dentro dos 120 dias um prazo de entrega inferior de forma a garantir que teriam uma reversa de tempo no caso de uma emergência. Os custos da empresa, antes mesmo de estar com a equipe de recrutamento e seleção completa, já superava o valor projetado para a contratação dos carpinteiros indicados por Noé. Ao não se atentar para os conselhos de um profissional experiente na área, Absalão se isenta o acompanhamento do fluxo de caixa prevendo apenas a busca de melhores profissionais e melhores materiais, este exemplo pode ser percebido ao entregar a gestão de custos com colaboradores na mão da equipe de Recrutamento e Seleção. Esta última, por não possuir um escopo e não ter na empresa uma Gestão de Custos consolidada, contrata colaboradores sem escalonar se o capital investido na empresa é suficiente para tal objetivo.

Ao desenrolar do case percebe-se falhas críticas na comunicação entre a equipe, assim fica claro que outro ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com