TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

Trabalho acadêmico: FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O Microsoft Project é um poderoso aplicativo de gerenciamento de projetos que você pode utilizar para planejar, programar e representar graficamente as informações sobre projetos. Com o Microsoft Project é fácil criar e modificar um conjunto de tarefas para atingir seus objetivos.

Através deste trabalho vamos apresentar de forma clara e objetiva, a maneira de Gerenciamento de Projetos através desta ferramenta.

2. FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

Gerencia de projetos é sempre encarado como uma atividade essencial, no entanto grande parte dos projetos já existe como pouco se planeja e muito se executa, para ter um bom gerenciamento devemos elaborar o projeto e identificar quais serão as necessidades da empresa como, por exemplo: definir, coordenar e identificar os processos estabelecidos pelas as atividades que a empresa propõem por cada área do setor.

No gerenciamento de projetos dentro da empresa, as pessoas devem estar envolvidas com os projetos que a empresa estabelecer para cada setor, de maneira que venham obter o sucesso e garantir que as áreas envolvidas, tenham o reconhecimento e a praticidade de gerenciar em qual área destinada.

O gerenciamento de projetos se aplica em gerenciar os conhecimentos e suas habilidades, é fundamental atender suas expectativas, o grupo sempre deve discutir todos os assuntos determinados para cada execução de seus projetos .

Segundo o Project Management Institute (PMI), Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto com o objetivo de atender os requisitos do mesmo.

3. QUAIS OS FATORES GERENCIÁVEIS NO MS PROJECT

O Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos divide em nove etapas por área de conhecimento:

I. Gerenciamento de Integração do Projeto - define os processos necessários para assegurar a adequada coordenação dos elementos do projeto.

II. Gerenciamento do Escopo do Projeto - especifica os limites de atuação do projeto, para que o mesmo se mantenha conforme seu objetivo.

III. Gerenciamento de Tempo do Projeto - determina o ritmo dos trabalhos e a sequencia das atividades, visando garantir o prazo previsto.

IV. Gerenciamento de custos do Projeto - identifica as limitações orçamentárias e dimensiona as atividades para garantir a viabilidade do projeto.

V. Gerenciamento da Qualidade do Projeto - especificações dos insumos e processos, para permitir que a necessidade que criou a demanda do projeto seja atendida.

VI. Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto - planejamento, organização, coordenação e acompanhamento das diversas pessoas envolvidas, buscado seu melhor emprego.

VII. Gerenciamento das Comunicações do Projeto - define as normas que regem a geração, captura distribuição, armazenamento e apresentação das informações, e Introdução ao Gerenciamento de Projetos 5 determina os níveis de segurança e acesso entre todos os elementos do projeto.

VIII. Gerenciamento de Riscos do Projeto - referente à identificação, análise e resposta a riscos que afetam as probabilidades de sucesso ou fracasso do empreendimento, com suas causas e consequências.

IX. Gerenciamento de Aquisições do Projeto - administração de clientes e fornecedores (materiais e serviços).

Os fatores são interdependentes e sujeitos a alteração no decorrer do processo, isso significa que a execução do planejamento passa a ser estabelecida devidamente pelo gerente, porém só ele poderá ter a tomada de decisão.

O gerente deve estabelecer o prazo para que as coisas aconteçam, no tempo determinado. Em algumas empresas o gerente é mais autoritário e ríspido, devido a seus grandes projetos, cabe a ele se juntar nos aspectos mais importantes para gestão de um projeto de qualidade ou especifico por ambas as partes.

4. COMO FORMATAR MODELO DE TRABALHO

O gerenciamento devera incluir os processos necessários informando, quando o trabalho foi feito, de que forma foi feito e que o trabalho foi concluído com sucesso.

5. COMO CRIAR UMA ESTRUTURA DE TAREFAS (duração, recursos, custos, etc)

Primeiramente devemos criar uma planilha ou algum gráfico para cada item estabelecido. Para não ficar perdido e incapacitado naquilo que está fazendo e seguir a ordem das tarefas executadas.

5.1. Conhecendo a Área de Trabalho

Ao ser iniciado o Ms Project, será aberto um arquivo intitulado Projeto1. A tela inicial padrão é a visualização do gráfico de Gantt. Conforme instruções abaixo:

1. Clique na guia Criar Nova, na parte superior, para rever as opções de criação de planilha. A janela Criar nova aparecerá:

2. A opção Planilha vazia não possui colunas predefinidas e é similar a uma planilha vazia.

3. A opção Planilha de projeto lhe permite criar um projeto e habilitar a funcionalidade de gráfico de Gantt.

4. A opção Planilha de tarefas contém várias colunas predefinidas, incluindo Nome da tarefa, Data de vencimento, Atribuído a, Concluído e Comentários.

5. Uma Planilha com formulário web inclui um formulário personalizado que pode ser usado para coletar dados na sua planilha.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com