TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Gerenciamento de Projetos

Por:   •  29/6/2019  •  Resenha  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina:FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Módulo: 01

Aluno: FRANCISCO GOMES DE CASTRO JR

Turma: 01

Tarefa: Analisar características da gestão de projetos a partir do caso de uma empresa.

Características do projeto 

INTRODUÇÃO:

            Este documento tem como finalidade analisar o evento de show de rock de bandas dos anos 80, a ser realizado em Porto Alegre sob a ótico de Gestão de projetos. O evento tem a idealização da empresa CCC e será realizado pela empresa DT, a qual possui experiência neste tipo evento. O evento faz parte de uma estratégia de Marketing, principal motivador do evento por parte da CCC, a fim de fortalecer sua marca através de promoção e patrocínio de eventos culturais em âmbito nacional.

Sob a ótico da Gestão de Projetos entendemos que o evento possui características que o tornam um Projeto, são elas:

Temporariedade – Data prevista para iniciar e terminar

Singularidade – Os produtos possuem características e entrega que o faz único

Progressividade – Desenvolvido em fases e realizado de forma gradativa

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

             Ao dividirmos o projeto em fases devemos criar a EAP (estrutura analítica do projeto). Vale ressaltar que fases não são processos. Podem existir processos diferentes naturezas distribuídos entre as fases, ou o contrário. As fases estão atreladas ao Ciclo de vida do projeto, e devem estar distribuídas da seguinte forme:

Desenho:

Nesta fase será avaliada a viabilidade técnica e econômica do evento, bem como a aprovação e estabelecer o escopo do projeto. Nesta fase é amadurecida a ideia principal do show, como será feita a parceria com outras empresas patrocinadoras, os pacotes de trabalho e processos para esta fase são:

Termo de abertura – Formaliza a abertura do projeto para execução do evento

Partes interessadas (steakholders) –Documento que registrará os agentes envolvidos no projeto e toda a Matriz de avaliação e aprovação do mesmo,

Reunião de abertura (kickoff) – Onde o gerente do projeto do evento deve definer as principais entregas para projeto, bem como identificar as necessidades de recursos adicionais ou restrições.

Preparação e mobilização:

Nesta fase o gerente de projetos desenvolve todo o Plano do projeto.

Planejamento

Plano de projeto: E o documento que orienta a execução, controle e a finalização do projeto.

Declaração do escopo do projeto – Neste documento constará um escopo detalhado do evento e o que se pretende atingir e entregar com o evento, bem como estabelecer premissas e restrições

Plano de gerenciamento de qualidade – Garantir que toda a atividade e entrega esteja de acordo com padrões normas de qualidade da empresa, afim de atingir o objetivo proposto.

Cronograma – Documento com sequenciamento das atividades durações e interdependencies entre elas, necessárias para a execução do evento.

Plano de gerenciamento de custos – Onde é estabelecido orçamento do projeto

Plano de comunicações – Estabelecerá como será feita toda a comunicação entre as partes interessadas

Plano de gerenciamento de riscos – Auxilia a buscar estratégias que mitiguem os riscos inerentes ao projeto.

Planejamento de aquisições –Estabelece e define quanto ao suprimento de materiais quais e como serão adquiridos.

Monitoramento e controle

            Assim como o planejamento, o monitoramento e o controle são grupos de processos que ocorrem durante todo o projeto, contudo alguns pacotes de trabalho são comuns nesta etapa de preparação e mobilização

              Nesta fase, as tarefas planejadas para serem executadas durante o evento estão sendo executadas. E principalmente monitoradas e controladas para que estejam atendendo o seu objetivo e escopo inicialmente definido. Assim, caso acontecer algum imprevisto, o organizador sempre deve estar atento para contornar e resolver durante a execução do evento. O que torna o processo mais difícil, pois as decisões precisam ser tomadas rapidamente para que o evento tenha um sucesso.

Evento

              Durante a fase de execução o foco é colocar em prática tudo que foi planejado. Documentos que garantam a Plano de mobilização, checklists do Plano de infraestrutura dentre outros documentos de acompanhamento e reports que mostrem a evolução da execução do projeto.

Desmobilização

              Na fase de desmobilização envolve um pós-evento e encerramento do projeto. É realizado o encerramento formal do evento, assegurando que o escopo do evento foi atendido e alcançou o seu objetivo. Também é realizado uma análise das ações realizadas durante a execução, avaliação do resultado e documentação para futuras consultas.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Estruturas das empresas

Considero as estruturas organizacionais das empresas CCC funcional e DT projetizada.

              Sob a justificativa de que a CCC é uma empresa tradicional, familiar, num ramo de negócio onde tipicamente as suas características se enquadram como funcional. Contudo não seria errado classificarmos a mesma como matricial fraca. Já a DT, nitidamente se caracteriza como empresa projetizada, uma vez que sua atividade típica é a de desenvolver e executar esses tipos de produção de eventos, conforme descrito no case sobre seu know-how.

Considerações finais

 O relatório apresentado mostra que que o evento possui características de um projeto, por se tratar de ser em fases, que entrega um produto singular e possui um cronograma com início e fim. Os cenários mostrados também evidenciam esse fato onde foi possível enxergar todas as fases que contemplam um projeto dentro do evento abordado nesse documento. Fica evidenciado que os grupos de processos são bem diferentes de fases do projeto, onde os processos de mesmo grupo, principalmente planejamento e monitoramento e controle, podem permear-se por várias fases diferentes.

Referências bibliográficas

Do VALLE, A.B. et al. Fundamentos do gerenciamento de projetos. 3ªed. Editora FGV

https://brasil.pmi.org/brazil

Material da disciplina de Fundamentos de Gerenciamento de Projetos da FGV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (375.8 Kb)   docx (818.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com