TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Gerenciamento de Projetos

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6

Aluno: Paula Urquiza Veras

Turma: 3

Tarefa: Estudo de caso da empresa CCC 

Características do projeto 

Segundo Carvalho (2018), projeto são atividades e operações coordenadas e controladas, determinadas por um período de tempo com uma entrega única. A entrega pode ser um serviço, resultado ou produto exclusivo. Para alcançar o objetivo especificado pelo cliente existem limitações e restrições de tempo, custo e recursos.  

Projetos podem ter qualquer duração, portanto que tenham inicio, meio e fim. Durante o processo existe o detalhamento das entregas em etapas, isto ocorre aos poucos ao longo do projeto de maneira progressiva.

A empresa CCC, do ramo de atacado de roupas, vai promover um projeto musical em Porto Alegre, aonde vai realizar um show de rock dos anos 80. A empresa CCC, como cliente da DT produções, visa ganhar destaque através de eventos culturais.

A iniciativa do show mostra claramente características de um projeto. O show é um evento planejado, executado e controlado, realizado por pessoas, com recursos limitados, além de ser único, temporário e progressivo.

Existem diferenças entre projeto e operação continua, nas atividades rotineiras os processos são contínuos, repetitivos e infinitos. Geralmente, os projetos vem antes dos processos, após o resultado de um projeto ser entregue as rotinas são implementadas,  como pode ser observado na figura 1.  

O projeto tem uma abrangência muito maior, no caso do show de rock as equipes internas de gestão de projetos ou equipes terceirizadas, montagem da iluminação, cenário, som, palco, cadeiras entre outros, serão alocados/contratados para desenvolver suas funções por um prazo determinado. Após este prazo serão dispensadas e passam a desenvolver suas atividades em novos projetos ou atividades de origem.

 [pic 3]

      Figura 1. Projeto e operação continua (PMBOK).

Através do gerenciamento de projetos é possível fazer modificações com menor impacto nos elementos que limitam o projeto. O conjunto destes elementos limitantes, escopo, custo e prazo, é conhecido como triângulo da tríplice restrição, ao alterar um deles, os outros sofrerão impacto. Cabe ao gerente de projetos garantir que os lados do triângulo de gestão permaneçam equilibrados.

Fica reservado ao papel do gerente de projetos, planejar, organizar e liderar a equipe de projetos até o seu ciclo de vida esta completo. Segundo Pinto (2002), dentre as razões para as empresas terem em seus quadros bons gerentes de projetos, podem-se citar:

 A redução dos ciclos de vida dos produtos, que se tornam rapidamente obsoletos e obrigam as empresas a serem ágeis na criação de novas ideias;

 A globalização, uma vez que as barreiras comerciais que impedem produtos e serviços de atravessarem o globo e concorrerem com produtos internos são cada vez menores;

- O aumento de complexidades técnicas, forçando os produtos a estarem cada vez mais inovadores;

 O aumento do poder do cliente, que se tornou mais exigente e atuante no mercado.

A possibilidade de o projeto ter sua conclusão bem sucedida aumenta com um bom gerenciamento, a medida que as partes interessadas, stakeholders, recebem feedbacks constantes sobre o andamento das fases do projeto, maior será o seu comprometimento com o projeto. A boa gestão também inclui prever situações de risco e antecipar medidas corretivas, evitando perdas durante o processo.

No estudo de caso do show de rock da CCC, a gestão facilita o sucesso do projeto, visto que as variáveis em um evento são inúmeras, divulgação, equipamentos, local, alimentação, listas de convidados, pessoal, entretenimento, segurança, estão entre algumas delas.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

A DT produções precisará executar o projeto em fases, isto auxilia na melhoria das ações de execução e controle. Cada fase possui um conjunto de atividades relacionadas, estas fases quando agrupadas são chamadas de ciclo de vida (PINTO, 2002).

Segundo o PMBOK (2004), não existe uma única melhor maneira para definir um ciclo de vida ideal. Algumas organizações padronizam todos os projetos com um único ciclo de vida, enquanto outras permitem que a equipe faça a escolha que julgar mais adequeada para o projeto em questão.

A DT Produções, por ser uma empresa executora de eventos, padronizou o ciclo de vida com três fases; Pre-Evento, Evento, Encerramento. Para facilitar o entendimento a tabela abaixo mostra os processos do gerenciamento de projetos que fazem parte de cada fase e o porque estão relacionados a cada uma delas.

FASES DO CICLO DE VIDA

 PROCESSOS

JUSTIFICATIVA

PRE EVENTO

Identificacao das partes interessadas, coleta de requisitos, definição do escopo, definir as atividades, planejar o gerenciamento do cronograma, sequenciar e estimar os recursos das atividades, desenvolver cronograma, planejar  gerenciamento de custos e estima-los, determinar orçamento, planejar qualidade, planejar o gerenciamento de comunicação, RH e riscos, identificar e realizar analise quantitativa e qualitativa dos riscos, planejar a respostas aos riscos, planejar o gerenciamento das aquisições e partes interessadas.

Sera toda a parte de planejamento das eventualidades do projeto. Definição de decisões e ações que estabelecem o que, como, quando e por quem deve ser feito, além dos recursos monetários demandados e analises de riscos.

A DT fara nesta fase a descricao detalhada do projeto e dos serviços e produtos a serem entregues; shows, comidas, bebidas, brindes e seus padrões de qualidade, por exemplo.

O planejameno deve incluir também o plano de comunicação e engajamento entre as partes interessadas.

EVENTO

Orientar e gerenciar o trabalho do projeto, realizar a garantia da qualidade, mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe do projeto, gerenciar a equipe e as comunicações do projeto, conduzir as aquisições, gerenciar o envolvimento das partes interessadas.

Monitorar e controlar o trabalho do projeto, controle integrado de mudanças; validar e controlar o escopo; controlar o cronograma, custos, qualidade, comunicações, riscos, aquisições e o envolvimento das partes afetadas.  

O evento sera executado de acordo com o plano de gerenciamento. Todos os processos desta fase visam  monitorar e controlar as eventualidades. No caso de desvios durante o evento sera possível agir rapidamente para corrigi-los.  

POS EVENTO

Encerrar o projeto e as aquisições;

Realizar feedback com participantes do evento.

Encerramento de contratos com os clientes e fornecedores, desmobilização da equipe e de equipamentos. Registro de licoes aprendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (460.8 Kb)   docx (865.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com