TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Kaizen em Processos Produtivos

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.731 Palavras (23 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ[pic 1]

        

FACULDADE DE ENGENHARIA

                                         Engenharia de Produção

                                          Ênfase em Serviços

Pré-Projeto de TCC:

Filosofia Kaizen em Processos Produtivos

Alunos:

Bruno Daniel Baptista

Caio Cesar Rodrigues

Denis Louzanis

Fernando Messias Alves

Fernando Sanches B. Velasco

Orientador:

Mestre Artur Toledo

Abril de 2013

PRÉ- PROJETO

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa uma grande contribuição para a área da Engenharia de Produção, onde será apresentado um estudo de produtividade e melhoria continua da qualidade total através do uso de um conceito que, há mais de 60 anos é implantado no Japão pós-segunda guerra mundial conforme Martins (2005).

A indústria japonesa, com poucos recursos naturais, sem matéria prima, sem energia e com escassez de alimentos, era desastrosa, e nem mesmo os orientais queriam seus produtos pela falta de qualidade e design. Em 1949, formou-se aJUSE (União Japonesa de Cientistas e Engenheiros), que tinha como tarefa desenvolvere difundir as ideias de Controle de Qualidade em todo o país. (IMAI 1997)

Conforme Martins (2005), Deming desenvolveu uma nova metodologia para a qualidade baseada em métodos estatísticos. Em 1950, Deming foi convidado pelo Japão para ensinar o controle de qualidade estatístico em um seminário de oito horas, organizado pela JUSE. Como resultado desua visita, foi criado o prêmio Deming.

Em 1954, foi convidado pela JUSE o Sr. Joseph M. Juran para introduzir umseminário sobre a administração de controle de qualidade. Esta foi a primeira vez emque o controle de qualidade foi tratado, desde a perspectiva geral da administração. Asidéias de Juran e de Deming foram tomadas no Japão para reestruturar e reconstruir suaindústria e implantando, assim, o que se chamou de Administração Kaizen, em que amelhoria contínua se transforma na chave para a mudança.

Um dos maiores conceitos do Kaizen é a melhoria contínua da qualidade TQC controle da qualidade total em todas as etapas de um processo. Isso faz com quese possa ter um domínio das variáveis de entradas visando melhorar o controle do processo para atingir a produtividade. É uma filosofia que une conceitos para a solução de todos os tipos de problemas, através da utilização de ferramentas como: PDCA, Kanbam, Just in Time, Gemba, Set up rápido, 5S, TPM. Todas essas ferramentas visam à diminuição dos desperdícios no processo e aumento da produtividade. (IMAI 1997)

O ponto de partida deste trabalho é identificar o problema e medir suas variáveis na produção. O método utilizado será o estudo de tempos através da cronoanálise, onde é muito comum nestes casos, que algumas empresas através de seus gestores não saibam como resolver estes problemas e em alguns casos, não façam ideia de por onde começar a solucionar estas questões, vários casos há em que desperdiçam seus recursos em ações que não acabam com o problema. Conforme Masaaki Imai:

        

Na empresa, problema é qualquer coisa inconveniente às pessoasque vêm a seguir, quer sejam as pessoas do processo seguinte ouconsumidores finais. Nas situações diárias da administração, oprimeiro instinto defronte de um problema, é ocultá-lo ou ignorá-lo, em vez de enfrentá-lo. No entanto, recorrendo ao pensamentopositivo, podemos transformar cada problema em uma oportunidadevaliosa de melhoramento. Assim, o ponto de partida de qualquermelhoramento é a identificação do problema. (IMAI,1994, p.149)

Através dos estudos de caso, será possível verificar a filosofia que Deming e outros autores aplicam, se aplica em qualquer tipo de processo produtivo ou não, resultando em excelência qualidade e segurança.

1.2 OBJETIVOS

O principal objetivo deste trabalho é identificar e expor os benefícios da implementação da filosofia KAIZEN, bem como seu impacto positivo na melhoria dos índices de qualidade, produtividade, redução de custos nos processos produtivos de bens ou serviços encontrados em cinco casos múltiplos.

Para que este objetivo seja alcançado com êxito propõem-se analisar processos de cinco empresas de ramos distintos, realizando quatro estudos de caso e uma pesquisa-ação.

1.3 JUSTIFICATIVAS

Por vezes as empresas se deparam com diversos problemas com relação à produtividade, qualidade, custo ou segurança no trabalho em seus processos. É muito comum nestes casos, que algumas empresas através de seus gestores não saibam comoresolver estes problemas e em alguns casos não fazem idéia de por onde começar asolucionar estas questões, podendo até despender seus recursos em ações que não acabam com o problema.

O fato é que a filosofia KAIZEN, quando implantada de forma precisa e adequada, pode melhorar significativamente processos produtivos, sejam eles, de bens ou serviços. Portanto, a realização de estudos de caso ou pesquisa-ação nos processos de organizações que implantaram ou pretendem implantar o KAIZEN, irá contribuir substancialmente à medida que identifica o quão benéfico foi ou pode ser a utilização desta filosofia.

  1. METODOLOGIA

Este trabalho terá como procedimento metodológico, pesquisas bibliográficas exploratórias, bem como pesquisas em materiais disponíveis em web sites (internet). Segundo DANE (1990), a realização de uma revisão bibliográfica é aplicável às pesquisas exploratórias e descritivas. É de extrema importância para se conhecer o fenômeno, pois ele serve como base para o desenvolvimento do método a ser utilizado, devendo ser iniciado logo após a definição do tema e continuado por todo o projeto. Além disso, serão realizados analisados cinco casos múltiplos com levantamento de dados paracomprovar toda a teoria discutida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (434.6 Kb)   docx (401.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com