TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEODÉSIA - Campos de Atuação e Influência em outras Ciências

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA CIVIL

GEODÉSIA

CAMPOS DA GEODÉSIA E SUAS INFLUÊNCIAS EM OUTRAS CIÊNCIAS

ALEXANDRE GALDINO DA SILVA

RA: B91729-6

TURMA: EC5Q30

BRASÍLIA

AGOSTO DE 2015

Define-se a Geodésia como a ciência que estuda o conjunto de métodos e procedimentos adotados para definir a dimensão e forma da Terra. Estes procedimentos envolvem a mensuração das forças que atuam na Terra, das coordenadas Geodésicas dos pontos da Terra e da geometria das orbitas dos satélites artificiais e pontos terrestres.

A Geodésia determina, através de observações, a forma e o tamanho da Terra, as coordenadas dos pontos, comprimentos e direções das linhas da superfície terrestre as variações da gravidade terrestre.

A Geodésia é dividida em três campos de atuação: 1- Geodésia Geométrica: estuda a determinação das coordenadas de pontos, comprimentos e azimutes de linhas da superfície terrestre. Refere-se à forma e ao tamanho da Terra. 2- Geodésia Física: estuda o campo gravitacional da Terra ou direção e magnitude das forças que mantem os corpos na superfície e amostras terrestres. 3- Geodésia por Satélite: estuda a determinação de posição de pontos na superfície da Terra ou em volta dela, através da observação de satélites artificiais. Estes campos podem ser estudados separadamente, mas se interligam fazendo parte de um todo.

As pessoas que não tem o conhecimento, ou mesmo nunca tiveram contato com o estudo sobre a Geodésia, nem imaginam o quanto esta área de conhecimento tem relação com outras áreas, e está presente no nosso dia a dia. A Geodésia tem influencia na área da Cartografia: Para a produção de Cartas e Mapas é necessário uma rede de pontos distribuídos na superfície terrestre bem distribuídos na horizontal e vertical, chamado de Controle Geodésico, da Hidrografia: Utiliza-se de muitos conceitos geodésicos para realizar sondagens e posicionamentos no mar, do Ordenamento Urbano: Os pontos de Controlo Geodésico são utilizados para localização e demarcação de terrenos das construções humanas, em particular das infraestruturas urbanas, do Ordenamento do território: Uma rede geodésica é utilizada para localização e parcelamento de terras, transportes, uso dos solos, serviços sociais e comunitários, listagem de proprietários de terras, avaliação de impostos e estatísticas de população, de Projetos de Engenharia: É utilizada para determinar as características de terrenos, níveis de águas, que influenciam na execução de diversos projetos como, barragens, pontes, viadutos, túneis e canais para transporte de água, de Demarcação de Fronteiras: A rede geodésica é utilizada para a demarcação de fronteiras internacionais, e nacionais. Também a demarcação de Jazidas de Petróleo e gás, são utilizados os conhecimentos de Geodésia para demarcações precisas e com um menor custo, da Ecolologia: Utilizada para um controle dos efeitos causados no solo pela extração de recursos subterrâneos, da Geografia: Todas as informações de posicionamento que os geógrafos utilizam são fornecidas pela Geodésia e da Planetologia: Os métodos utilizados para estudar as características de outros planetas como a geometria e o campo gravítico e deformações são os métodos idênticos aos utilizados pela Geodésia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (298.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com