TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geraçao e Distribuiçao

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES PARA ESTUDO

 4.5.1 – Explique o princípio de funcionamento de uma termelétrica a vapor.;

 Nos processos das turbinas a vapor, um determinado combustível fóssil (sólido, liquido ou gasoso) é queimado em uma caldeira que produz gases a altas temperaturas e pressões. A expansão desses gases faz girar uma turbina mecanicamente acoplada a um gerador elétrico, que produz energia elétrica.

4.5.2 – Quais os principais combustíveis utilizados em uma termelétrica a vapor?

Os combustíveis fósseis (derivados do petróleo, o carvão mineral e o gás natural), assim como os nucleares (elementos radioativos: urânio, tório, plutônio, etc.

4.5.3 – Explique o princípio de funcionamento de uma termelétrica em ciclo combinado (gás / vapor). O conceito básico de funcionamento de turbinas a gás em ciclo combinado consiste na conjugação do ciclo de Brayton com o ciclo de vapor, termodinamicamente denominado de Ciclo de Rankine

Em termos práticos, esta conjugação consiste em aproveitar-se a alta temperatura disponível nos gases de exaustão da turbina a gás em uma caldeira de recuperação, gerando vapor que é utilizado em uma ou mais turbinas a vapor.

4.5.4 – Enumere as principais características de operação e econômicas das termelétricas em ciclo combinado.

A energia elétrica é produzida em geradores distintos, ligados respectivamente a cada turbina: a gás e a vapor;

- Apesar do aproveitamento dos gases quentes, o ciclo permanece aberto, com a descarga dos gases para a atmosfera após passarem pela caldeira de recuperação. No entanto, neste caso, a temperatura dos gases exauridos para o ambiente é bem menor, variando em função do combustível empregado, de 60 a 1200C;

- O ciclo de vapor, por sua vez, é normalmente fechado. Após acionar a turbina, o vapor passa por um condensador e é reaproveitado como água de alimentação da caldeira de recuperação;

- As usinas termelétricas em ciclo combinado, em função da independência das unidades a gás e a vapor, podem ter sua implementação e operação escalonados. Em outras palavras, as turbinas a gás, que normalmente são entregues em um prazo mais curto, podem ser postas em operação em ciclo simples com antecedência, enquanto a turbina a vapor e os complementos do ciclo são instalados.

4.5.5 – Explique o princípio de funcionamento de uma termelétrica nuclear

A energia nuclear aproveita a propriedade de certos isótopos de urânio de se dividirem, liberando grande quantidade de energia térmica, em um processo conhecido como fissão nuclear. O urânio apresenta-se associado a outros elementos da natureza. Na maioria das centrais é necessário que o combustível nuclear passe pelo processo conhecido como enriquecimento do urânio, que demanda grande tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com