TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Pessoas

Trabalho Universitário: Gerenciamento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

O sistema de ARH tem, por meio de seus cinco subsistemas, as ações de atrair, aplicar, reter, desenvolver e monitorar talentos. Seus subsistemas são:

1. Subsistema de provisão de recursos humanos;

2. Subsistema de aplicação de recursos humanos;

3. Subsistema de manutenção de recursos humanos;

4. Subsistema de desenvolvimento de recursos humanos:

- Treinamento e desenvolvimento de pessoal; e

- Desenvolvimento organizacional;

5. Subsistema de monitoração de recursos humanos.

Os cinco subsistemas têm assuntos distintos e interligados, cujo resultado global aumenta desde que estes (subsistemas) estejam articulados e sintonizados entre si (CHIAVENATO, 2006).

Os cinco subsistemas formam um processo global. Esse dinamismo atrai as pessoas, mantendo-as aplicadas em suas tarefas dentro da organização e por ela (organização) monitorada.

Planejamento de Mão de Obra

O planejamento de mão de obra tende a verificar as necessidades de mão de obra da organização.

Esse planejamento visa às necessidades circunstanciais de mão de obra daempresa, de acordo com seu posicionamento no mercado, tendendo a subir ou diminuir a mão de obra. Cabe ao RH verificar o direcionamento da empresa, seu negócios e o crescimento esperado paraverificar contratações desnecessárias, contribuindo assim para o planejamento da organização.No caso do Magazine Luiza, a cada abertura de loja, é dada a oportunidade de inserir a população local, onde oscandidatos passam a conhecer a história do Magazine Luiza, estabelecendo um relacionamento próximo .

Recrutamento

Visa atrair ou ir à procura de pessoas que possuam as qualificações para opreenchimento de vagas. A consistência do recrutamento favorece a imagem pública da empresa.

Recrutamento interno

Realizado através do remanejamento de colaboradores: Transferência, promoção,transferência, promoção, transferência com promoção, programas de desenvolvimento pessoal e plano de encarreiramento de pessoal.

Recrutamento Externo

São utilizados meios como anúncios, jornais, agências deemprego, escolas profissionalizantes e universidades, funcionários da empresa, tabuletas na porta da empresa.

Recrutamento Misto

O recrutamento misto apresenta-se como alternativa para ultrapassaras desvantagens de optar apenas por recrutamento interno ou externo.

O processo Seletivo

O processo seletivo é realizado em cinco etapas que consiste no preenchimento das fichas, testes,entrevistas, dinâmicas e entrevistas por competências. A cada etapa os funcionários se colocam à disposição dos candidatos e também trabalham no sentido de orientá-los em relação ao perfil do empreendedor epontos a trabalhar para aqueles que não foram selecionados naquele momento, frisando sempre que não procuram os “melhores” candidatos, mas aqueles que tenham o perfil da empresa.

--- ----- ---- ---- ------- ---- ----- ---- ----- ------

O planejamento é um instrumento imprescindível para a obtenção de sucesso em um determinado empreendimento, pois possibilita o levantamento sistemático dos meios e a definição de procedimentos necessários para a execução de tarefas, aliados à adequação de custos e oportunidades. Assim, a organização de todas as operações dentro da fazenda e a execução cuidadosa do plano estabelecido, procurando restringir ao máximo as falhas e os equívocos, constitui-se no princípio fundamental para o desencadeamento e sucesso das atividades.

A técnica de conservação de forragens na forma de silagem não foge deste raciocínio, pois envolve cultivo, colheita, transporte, armazenamento e distribuição de forragem, requerendo investimentos em insumos, instalações, máquinas e mão-de-obra. Dessa forma, a forragem conservada possui alto custo e risco, devendo ser planejada de modo que a relação custo/receita seja favorável dentro do processo produtivo (Bernardes et al., 2005).

Com muita freqüência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com