TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Escopo e Qualidade

Por:   •  17/1/2021  •  Resenha  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

                [pic 1][pic 2]

Trabalho de Participação Individual

Trabalho de Participação Individual

Disciplina: Gerenciamento do escopo e qualidade

Semana de participação: semana 3

Aluno: Anna Letícia Teixeira Rosa

Turma: 3

Atividade

O aluno deve entregar a dinâmica em equipe realizada durante a ROL. Caso não tenha comparecido deverá assisitir a gravação e realizar a dinâmica de forma individual, acompanhado de uma resenha crítica sobre os seguintes temas:  Controle de Escopo e Gerenciamento da Qualidade.

  1. Desenvolvimento da atividade:
  1. Escopo do produto e escopo do projeto e Custo da Qualidade.
  1. Escopo do Produto: De acordo com o PMBOK 6ª. Edição, o escopo do produto descreve as características e funções do produto, serviço e de resultado. Todo escopo do produto deve estar registrado em uma lista de requisitos, estando numerados e devidamente especificados, possuindo data de inclusão, quem foi o solicitante, o tipo (legal, funcional, de desempenho, de função etc.), critérios de aceite e caso exista, eles devem ser realistas, verificáveis e quantitativos. Para o PMBOK, a lista de requisitos é conhecida como matriz de rastreabilidade de requisitos, as características e funções do produto podem estar citadas e descritas através de desenhos ou especificações.
  2. Escopo do projeto: Detalhamento do trabalho que é necessário para entregar o produto daquilo que o cliente espera. Se o escopo do produto é perceber quais são as características que o produto deve ter, o escopo de projeto é mapear/detalhar qual será o trabalho necessário para arquitetar esses atributos no produto resultante do projeto. Ou seja, é um grupo detalhado de confiáveis e com as características que estejam incluídas em um projeto. Possuem elementos funcionais, que ao serem concluídas estão presentes na entrega final. Diversos projetos acabam falhando na etapa de definição do escopo de projeto e necessitam de alterações durante a etapa de desenvolvimento. Quando ocorre essas alterações acaba ocorrendo impactos nos orçamentos e no prazo da entrega do produto.
  3. Custo da qualidade: É o gerenciamento da qualidade do projeto e inclui os procedimentos e as atividades da organização que está executando e que determinam as políticas de qualidade, as responsabilidades e os devidos objetivos, assim de maneira que o projeto possa agradar as devidas necessidades para as quais ele foi cometido. A qualidade é uma das seis principais restrições do projeto. No PMBOK, Álvaro Arvelos, PMP diz: “o gerenciamento da qualidade do projeto significa, na prática, definir critérios, objetivos e responsabilidades, determinando os processos que devem ser seguidos pela equipe de Gerenciamento de Projetos e Obras para que o mesmo atenda às suas necessidades definidas, do ponto de vista do cliente”.

  1. Definição do plano de gerenciamento do escopo, plano de gerenciamento dos requisitos e plano de gerenciamento da qualidade. (Conforme PMboK).
  1. Plano de Gerenciamento do escopo: De acordo com o PMBOK, para o gerenciamento de projetos, escopo é “o trabalho que necessita ser atingido para apresentar um produto, serviço ou decorrência dos recursos e as colocações que foram especificadas”. Mas o escopo, em gerenciamento de projetos, pode estar relacionado també ao produto que será entregue. Para isso, é preciso determinar o escopo de produto e o que é composto as suas características e funcionalidades para o resultado deste projeto. Para que não ocorrer nenhuma confusão sobre os processos é preciso que seja efetivada uma boa colheita de pré-requisitos com o cliente. Para os padrões do PMBOK está previsto que dentro de um projeto exista uma particularização de escopo, no qual estarão referidos tanto o escopo do projeto, como o escopo do produto. O gerenciamento de escopo do projeto está nas 10 áreas de conhecimento do PMBOK e pode ser estimada como uma das mais importantes, porque abrange todos os métodos necessários para a concretização bem-sucedida de um projeto.  Se o gerente do projeto não fizer nenhum gerenciamento do escopo do projeto, o trabalho poderá fracassar, mesmo que seja incluído todas as ferramentas, por exemplo, do cronograma e ter previsto entregas de qualidade.
  2. Plano de Gerenciamento dos Requisitos: Muitos projetos possuem uma grande lista de requisitos que precisam ser coletados para a produção de um plano de gerenciamento de escopo. Ou seja, é desenvolvido e confirmado durante a fase de planejamento do projeto e é um plano secundário do Plano de Gerenciamento de Projetos.Tem como alvo documentar como os requisitos serão documentados, analisados e administrado do início ao fim do projeto.
  3. Plano de Gerenciamento da Qualidade: Tem como alvo principal afirmar que o projeto esteja atendendo as necessidades do cliente e que envolva todas as partes do projeto por todo o seu período de vida. Para possuir qualidade nos projetos, é essencial que a organização aja com seus procedimentos trabalhando de acordo com as melhores práticas de mercado. Segundo o PMI de 2017, inclui as metodologias para agrupamento da política de qualidade da companhia com semelhança ao plano, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para aprovar os desígnios dos componentes interessados. Existem 3 passos para o gerenciamento da qualidade: planejar o gerenciamento da qualidade, gerenciar a qualidade e controlar a qualidade.
  1. Controle de Escopo e Gerenciamento da Qualidade.
  1. Controle de Escopo: O método de monitoramento do avanço do escopo do projeto e do escopo do produto e a gestão das modificações são feitas na linha de apoio do escopo. A principal benfeitoria deste método é aceitar que a linha de apoio do escopo seja sustentada ao longo de todo o projeto. Ou seja, garantir que o projeto alcance todo e exclusivamente o trabalho que necessário para o seu sucesso.
  2. Gerenciamento da Qualidade: É o conjunto de metodologias para esboçar, gerenciar e controlar as condições de qualidade do projeto. Seu material é garantir que o produto ou serviço que será entregue e seja verdadeiramente aquilo que o cliente solicitou, dessa maneira, possa acolher às expectativas e necessidades. Além disso, o gerenciamento da qualidade colabora no progresso contínuo dos processos de gestão de projetos.
  1. Exemplos:
  1. Por exemplo, no ambiente do trabalho (ramo de shopping centers), os projetos definidos pela área coorporativa são encaminhados. O gerente de projetos precisa encaminhar todas as etapas e fazer o acompanhamento. Um exemplo é o CAPEX de implementação de projetos para o AVCB, onde é preciso fazer um cronograma bem detalhado e específico, onde o escopo e a qualidade devem andar lado a lado a fim de entregar o projeto solicitado a companhia.
  2. Outro exemplo é, imaginemos que que cliente quer uma casa, então para o projeto, nós teríamos: O cliente, as partes interessadas, o produto, escopos produto e projeto e a qualidade.
  1. Print da dinâmica em equipe:
  1. ROL AULA 03

[pic 3]

  1. Bibliografia

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®).6. ed. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017.

XAVIER, Carlos Magno da Silva. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

FILHO, TERRIBILI ARMANDO, Escopo do Projeto e Escopo do Produto: o que é importante saber sobre isso? IMPARIAMO, site https://www.impariamo.com.br

FERREIRA, FMPFR; PAGANOTTR, J. A.; PIUS, Maria Alice. A interface na gestão de escopo, prazo, custo e qualidade em projetos. Boletim Técnico FATEC–SP, p. 10, 2008.

JUSTO, ANDREIA SILVA. O que é Escopo do Produto e Escopo de Projeto? 2018, site: https://www.euax.com.br

MACEDO, DIEGO. Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.), 2014, SITE: https://www.diegomacedo.com.br

PMBOK 5ª ed.

Série PMBOK - GESTÃO DA QUALIDADE DO PROJETO, 2015, SITE: http://planservice.com.br

CAMARGO, ROBSON. Plano de gerenciamento de escopo: o que é e qual a importância? 2019, SITE: https://escritoriodeprojetos.com.br/

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

PERRELLI, HERMANO. Gerência de Projetos: O Modelo PMBOK, 2004.

PMI – Project Management Institute (Editor). PMBOK (Project Management Body of Knowledge) Guide – Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos – Terceira Edição, 2006.

Vargas, Ricardo Viana – Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK Guide / Ricardo Viana Vargas – 3. ed. Rev. – Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

JUSTO, ANDREIA SILVA. Gerenciamento da qualidade: o que é e como fazer em 3 passos, 2015. SITE: https://www.euax.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (391.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com