TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos E Equipes

Dissertações: Gestão De Projetos E Equipes. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

1. Responda às seguintes questões: (2.5 pontos)

a) Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

Na visão ampla, pode-se definir um problema de maneira ampla permitindo criar soluções menos usuais pois o universo de análise é maior. Com isso, vários ângulos diferentes podem ser analisados e soluções que estavam fora do alcance de visão do cliente ou da equipe, por exemplo, podem surgir e resolver a questão.

Na visão restrita, as soluções são de pequeno alcance, ao contrário de uma percepção ampla que pode levar a soluções de maior alcance.Problemas atacados desde o início de maneira pormenorizada podem gerar soluções deslocadas e um gasto excessivo de tempo e dinheiro.

b) Que impactos tais diferenças de tratamentos trazem para o posterior planejamento do projeto?

Na visão restrita haverá dificuldade no planejamento do projeto pois há um limitado conhecimento e

isso fará com que o profissional tenha dificuldades em desenvolver seu trabalho. Poderá haver um aumento no custo do trabalho e aumento no seu futuro desenvolvimento. Provavelmente haverá um resultado final muito obsoleto por falta de conhecimento mais abrangente em outras áreas de atuação.

Já na visão ampla haverá vários profissionais especialistas em outras áreas de atuação para colaborar com o projeto e isso fará com que haja um resultado muito mais rápido e eficiente. Também haverá uma possível redução nos custos do trabalho. Os resultados serão muito melhores em questão de qualidade.

c) Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

Em um determinado setor da empresa onde trabalho, foi feito um projeto para que fosse adquirido um Plotter (Impressora de Grande Porte). O sistema padrão utilizado na empresa é win7 porém o driver do Plotter não era compatível pois operava apenas com WinXP. Depois de várias tentativas realizadas, o chefe da informática foi chamado pois nenhumas das soluções tiveram resultado. Como o erro que aparecia era em inglês e ele não sabia ler, então o Plotter foi condenado ao lixo eletrônico. Compraram outro equipamento, o qual já veio com os drives corretos. Como meu setor também necessitava de um plotter, pedir que fosse doado à minha área. Na hora fui atendido, mas disseram que o mesmo não funcionaria pois o técnico já teria tentado e o mesmo informou que não tinha jeito. Fiquei calado, entrei no site da empresa do plotter e procurei o driver para meu sistema. Realizei o download do mesmo, instalei e até hoje trabalho com o plotter. Se uma visão ampla tivessem sido utilizada, não teria perdido tempo e dinheiro.

2. Para uma análise de viabilidade são considerados os seguintes fatores: recursos, custos, benefícios e prazo. Vamos considerar então o seguinte caso: nos anos 70 o governo brasileiro considerou implantar um grande projeto para desenvolver aqui uma indústria de microeletrônica e produção nacional de chips. A análise de viabilidade detectou que os custos eram altos demais, e o projeto foi abandonado. Na mesma época a China considerou o mesmo projeto e o encampou, tendo atualmente uma indústria poderosa e com tecnologia próxima à dos americanos. (2.5 pontos)

a) Como você interpreta a análise de viabilidade brasileira da época?

Com base no estudo de viabilidade e analisando o fator CUSTO, já que foi este o fator de não realização do projeto, pode-se dizer que não houve uma visão de longo prazo. A falta de alguém com visão ampla para executar o projeto foi o fator decisivo, visto que, a longo prazo poderia haver grandes lucros com desenvolvimento de chips melhores e um aumento na demanda do produto brasileiro. Mesmo tendo em pauta os fatores: benefícios VS custo; prazo VS custo; e recursos VS custos uma grande indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com