TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  20/5/2016  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Atividade 01

A busca por melhores resultados dentro de uma empresa tem trazido novas ideias de gestão. Uma alternativa trazida pela Gestão da Cadeia de Suprimentos é a utilização do mesmo transporte para auxiliar e melhorar os resultados financeiros ao final de cada período. O exemplo trazido no texto mostra que a Ambev, grande empresa americana de bebidas, com expressiva parcela do mercado brasileiro, tem como uma alternativa para reduzir gastos a utilização de parcerias com outras empresas. O problema inicial visto era que, quando os transportes saiam para levar seus produtos a várias regiões do país, eles voltavam vazios para que mais produtos pudessem ser levados. Visto essa ociosidade, surgiu a ideia de transportar, no caminho de volta, variados tipos de produtos de outras empresas. Desse modo, haveria uma captação financeira relativamente nova por conta do novo serviço prestado e, consequentemente, uma redução nos gastos. Além disso, com essas parcerias, a empresa conseguir reduzir as emissões de carbono, o que traz mais visibilidade à empresa por ser "verde", além de outras ações referentes à renovada e mais econômica frota de caminhões, a qual tem idade média de 3,7 anos, bem mais nova que a idade média de frota nacional, que é 20 anos.  

Essa alternativa trazida pela GDS e utilizada inicialmente pela Ambev conseguiu trazer bons resultados e, com isso, outras grandes empresas aderiram a ideia, mesmo cada uma delas trabalhando com os mais variados tipos de produtos. Heinz, Stora Enso, Unilever, JBS e JMacedo se juntaram à Ambev e construíram um complexo sistema de logística que pode melhorar tanto os processos de distribuição como as reduções com gastos.

Um exemplo visto cada vez mais é a utilização de transportes públicos (ônibus, táxi, metrô) para a locomoção de pessoas para trabalho, lazer e outros. Por conta dos altos custos que os carros particulares trazem, esse tem sido um boa alternativa para muitos para a redução de gastos financeiros. Esse caso tem um pouco de similaridade com o visto nos processos de transporte compartilhado das empresas, onde há o compartilhamento dos transportes para reduções de gastos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com