TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Cadeia de Suprimentos: Aplicação da Metodologia FMEA em Uma Empresa do Setor Agrícola.

Por:   •  29/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.035 Palavras (13 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 13

Gestão da cadeia de suprimentos: aplicação da metodologia FMEA em uma empresa do setor agrícola.

Resumo

 Esse estudo apresenta a aplicação da metodologia FMEA especificamente no setor de estoques de uma empresa que exerce suas atividades no setor agrícola, localizada no município de Patos de Minas - MG, este estudo teve  como objetivo  identificar as falhas potenciais desse processo, avaliando os riscos relacionados a essas falhas e propor medidas de prevenção e ações de melhoria, visando reduzir o desperdício de insumos decorrentes dessas falhas, melhorando a eficiência do setor. Através desse estudo de caso, da aplicação do FMEA e análise dos dados coletados na empresa, foi possível identificar os problemas mais críticos do processo, permitindo visualizar as causas das falhas listadas e assim estabelecer possíveis adaptações de melhoria no  funcionamento da empresa estudada.  

Palavras-chave: falhas, melhoria, insumos, processo, eficiência

1. Introdução

O objetivo do presente artigo está na demonstração da importância de se fazer uma gestão da cadeia de suprimentos adequada dentro de uma organização, no caso uma determinada empresa que atua no setor agrícola.

A Supply Chain Management (SCM) ou gestão da cadeia de suprimentos é caracterizada pelo conjunto de importantes processos pelos quais passa um serviço ou produto desde o planejamento inicial até o cliente. A gestão da cadeia de suprimentos é uma estratégia organizacional de extrema importância, que visa a melhoria a longo prazo da cadeia em geral (TOLEDO e AMARAL,2000).

 Então como implantar dentro de uma organização um sistema de gestão da cadeia de suprimentos adequado, de forma a aperfeiçoar o seu setor produtivo, tornar os seus estoques enxutos, minimizar os desperdícios e aumentar assim o seu capital de giro?

No mundo dos negócios, a gestão da cadeia de suprimentos é um fator imprescindível para o sucesso de toda e qualquer organização, assim pode-se destacar que o SCM necessita de uma macro visão de abastecimento que compõe todas as principais áreas do sistema.

Segundo Pires (2006, p. 25), tornar disponível a quantidade necessária de um produto de forma a não onerar o setor financeiro da empresa é uma das mais importantes funções dos gestores de estoque, ou seja, que a maneira correta de controlar os estoques está em manter os seus níveis tão baixos quanto seja possível, de maneira a não afetar a demanda desejada pelos seus clientes.

O autor Pires (2006, p. 25), ainda define a Gestão da Cadeia de Suprimentos de tal forma um modelo de competitividade, ou seja, empresas que elaboram e utilizam de forma adequada o seu sistema de Gestão da Cadeia de Suprimentos possuem o diferencial competitivo, já que isso proporciona á clientes e fornecedores uma ligação mais rápida, econômica e eficiente.

Sendo assim, para o melhor gerenciamento de sua cadeia em geral é preciso que a empresa inicialmente entenda a sua própria cadeia de suprimentos, além de conhecer detalhadamente a demanda e consequentemente o histórico da produção, pois é extremamente importante que os gestores compreendam o fator estoque ideal, de modo a entender corretamente a relação entre a real necessidade de aquisição de insumos e o processo de gerenciamento de estoque mais adequado a ser utilizado, para que assim haja um menor percentual de perdas.

Segundo Ching (1999, p. 31), é de extrema importância para uma organização gerir seus estoques conforme a sua real necessidade, isso se deve ao fato de que atualmente só permanecem no mercado empresas as quais sejam enxutas e competitivas, e para conseguir isso é necessário que as organizações mantenham o seu foco no negocio principal, deixando serem executadas por empresas parceiras ou terceirizadas, toda e qualquer atividade que esteja em segundo plano, ou seja, aquela atividade que não partilha do foco principal da empresa.

Com base nesse conceito de que, uma perfeita gestão de estoques é um fator chave para o funcionamento e o desenvolvimento de uma empresa, o objetivo do presente artigo é demonstrar a importância de se fazer uma gestão adequada dentro de uma organização, no caso a empresa AUMA Agronegócios, que tem suas atividades voltadas para as diversas áreas do setor agrícola, como a produção de cereais, ração, compostos orgânicos, cafeicultura e suinocultura, já que tal vem apresentando consideráveis falhas na linha de produção além de atraso na produção e percas em seu estoque, assim afetando os lucros finais da organização.

Entre os inúmeros setores em que a empresa desenvolve suas atividades, o gerenciamento dos estoques merece grande importância, pois é um setor considerado estratégico dentro de qualquer organização, já que controlando seus estoques de forma correta e eficiente a organização consegue atender o cliente com maior agilidade e qualidade além de reduzir custo e consequentemente aumentar o seu capital de giro, levando em conta que estoque parado é temporariamente dinheiro inutilizado.

2. Principais fatores da Cadeia de Suprimentos

 A gestão da cadeia de suprimentos tem como seus fatores chave, as instalações, o estoque, o transporte e a informação.

2.1 Estoque

Para Viana (2002), o estoque é considerado tudo aquilo que passa pelos devidos processos produtivos até chegar ao produto acabado, como os produtos em processamento, a matéria prima, inclusive o próprio produto acabado, ou seja, todo e qualquer acúmulo de materiais, suprimentos e componentes que surgem em diversos canais da linha de produção.

Para ter uma gestão de estoques eficiente, é preciso levar em conta diversos fatores, como a exigência do consumidor final em relação ao prazo de entrega, o valor agregado do produto e a previsibilidade de demanda, podendo assim adequar a sua política de gestão, sabendo exatamente, quando pedir, o nível de segurança e onde localizar.

 Segundo Fleury (2000), argumentos como, maior diversidade em relação aos mercados atendidos, número de produtos e o crescente foco gerencial na redução de contas do balanço pertencentes ao capital circulante, tem levado à continua redução dos níveis de estoque nas organizações, mas é preciso ficar atento para que não ocorra um aumento do custo logístico total, evitando-o através de uma analise antecipada com relação a processamento de pedidos, armazenagem e transporte.

Fleury (2000) ressalta ainda, que para o perfeito funcionamento de um sistema logístico em uma organização, se faz necessário analisar e escolher quais os meios de transportes mais adequados à situação, ou seja, escolher aquele que seja mais viável levando em consideração custo e o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (268.6 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com