TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

3.        METODOLOGIA        

4.        PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO EVENTO        

4.1.        Revisão teórica        

4.2.        Comunicação entre os grupos        

4.3.        Moderação do Evento        

5.        CONTEÚDO ABORDADO NA PALESTRA        

6.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. INTRODUÇÃO

O processo de trabalhar em equipe de forma adequada e sustentável com o objetivo de melhorar o rendimento alcançado em determinada tarefa é extremamente complexo e, muitas das vezes, subjetivo. Dessa forma, é imprescindível que organizações de trabalhos sejam criadas com o intuito de melhor ocorrer uma gestão das tarefas e dos objetivos em comum visados pelo grupo. Nessa etapa, faz-se necessário profissionais qualificados que tenham a capacidade de gerir pessoas e, de forma consistente, porém perspicaz, fortalecer os resultados positivos e melhorar os negativos visando a eficácia na solução dos problemas e tarefas empresariais.

Partindo desse pressuposto, foi realizado a organização de um evento ocorrido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo no dia 6 de novembro de 2015. Tal atividade contou com várias equipes de trabalho, sendo que cada uma foi designada para certa função que envolvia tarefas como contato com o palestrante, organização e moderação do evento e dos materiais necessários, entre outros. O processo de comunicação entre os grupos foi um dos aspectos mais importantes durante o planejamento e execução da atividade proposta, isso por que sem a troca de informações entre os grupos torna-se inviável executar qualquer atividade que envolva um número considerável de pessoas em sua organização.

  1. OBJETIVOS

Avaliar os resultados obtidos e as consequências práticas dos procedimentos empregados para o desenvolvimento do evento, bem como traçar um panorama geral das conclusões que puderam ser subtraídas a partir dos trabalhos realizados.

Além disso, promover um diagnóstico das relações de interdependência das equipes de trabalho e a influência que as omissões e lapsos de comunicação apresentam para o desenlace do evento como um todo.

  1. METODOLOGIA

         A fim de obter-se resultados satisfatórios com o evento a ser realizado, separou-se a turma de Gestão de Pessoas em sete equipes distintas, sendo cada uma responsável por uma etapa da realização da palestra. O grupo específico ficou encarregado da moderação do evento, ou seja, apresentação do palestrante à plateia, por intermédio de pesquisa prévia sobre seu currículo e atuação profissional do arquiteto; coordenação do diálogo em momento viável, com perguntas e indagações após exposição do palestrante; controle do tempo por meio de placas, informando o palestrante o tempo hábil de palestra restante, bem como encerramento com agradecimentos ao arquiteto e posterior entrega do kit de brinde fornecido pelos estudantes.

Ao longo das semanas anteriores ao evento, foram realizados diálogos e reuniões entre os grupos, tendo supervisão da professora Sandra Pinela, a qual mostrou-se disposta a auxiliar os acadêmicos e prestativa ao sanar dúvidas das equipes de maneira que tudo ocorresse como planejado.

No dia do palestra em questão, os integrantes dos grupos chegaram com antecedência a sala em que seria realizada o evento de modo a ajudar-se no que fosse necessário, tal como na melhor disposição de banners e pôsteres, a distribuição de mesas e cadeiras e a verificação de materiais que o palestrante iria necessitar para sua apresentação, tal como multimídia, pincéis para lousa e notebook. A fim de obter-se melhor harmonização do palestrante com o ambiente, no início da palestra, foi disponibilizado uma garrafa de água para o arquiteto.

Visto que para o grupo em questão ficou a responsabilidade de monitorar o tempo, discutiu-se com o grupo responsável pelo Coffee Break o melhor horário para a chegada dos alimentos, de modo a estar tudo organizado ao fim da palestra.

  1. PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO EVENTO
  1. Revisão teórica

         A partir da realização de atividades em equipe, é possível a percepção de cada etapa do processo, assim como a interação entre estas. Uma equipe é um pequeno número de pessoas que estão empenhadas em um objetivo comum e metas de desempenho (KATZENBACH & SMITH, 1993). Os grupos de trabalho são partes constituintes responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes atividades, cuja implementação é cada vez mais frequente no âmbito organizacional.

Nas equipes de trabalho, a comunicação entre os membros é imprescindível, pois os objetivos serão atingidos a partir do esforço coletivo. O trabalho em grupo é mais produtivo quando os participantes percebem que existe uma dependência mútua para a realização das tarefas atribuídas e assim, desenvolvem suas ações com base em um intuito coletivo. Segundo Guzzo e Shea (1992), a natureza das equipes de trabalho invariavelmente envolve dependência entre os seus membros, em maior ou menor grau. Assim, é necessário que haja uma interdependência entre os setores, para que o propósito final seja alcançado.

Existem vantagens e desvantagens em trabalhar em grupo. Ao entender os benefícios e possíveis imprevistos, um grupo pode capitalizar sobre as virtudes do trabalho em grupo e minimizar os obstáculos que impedem o sucesso (BEEBE & MASTERSON, 2003).  As atividades realizadas em grupo, de forma conjunta, oferecem enormes vantagens, que não estão disponíveis em ambientes de aprendizagem individualizada (VYGOSTKY, 1989), ou seja, a partir do desenvolvimento de atividades coletivas são concedidas aos envolvidos benefícios que estes não teriam, caso estivessem isolados. Entretanto, observa-se algumas desvantagens do trabalho em equipe, como a pressão, que surge a partir da diferença de opiniões, sobrecarga, quando não ocorre uma distribuição igualitária de tarefas e o domínio das atribuições, quando um membro assume a realização de todas as tarefas - ou grande parte destas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com