TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gpe Qualidade De Vida

Ensaios: Gpe Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Bruna Piccolo dos Santos

Gabriella Moraes de Bello

Larrisa Moda

Julio Nascimento

QUALIDADE DE VIDA (QVT)

Ribeirão Pires – SP

2014

RESUMO

INTRODUÇÃO

A preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) está tornando-se um assunto de bastante destaque, no qual se acredita que o trabalho é parte integrante da sociedade atual e esta conta com suas próprias características.

Segundo Chiavenato (2002, p. 391), “A QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”.

Colaboradores com pró-atividade e satisfeitos com seus colegas de trabalham formam uma empresa com qualidade e respeito

Segundo Dejours (1992), qualidade de vida é uma expressão de difícil conceituação, tendo em vista o seu caráter subjetivo, complexo e multidimensional. Ter qualidade de vida depende, pois, de fatores intrínsecos e extrínsecos. Assim, há uma conotação diferente de qualidade de vida para cada indivíduo, que é decorrente da inclusão desses na sociedade

Com a globalização e vagas na empresa cada vez mais concorridas, a maioria dos colaboradores não se sentem autossuficientes e não possuem um ego favorável para o rendimento da empresa.

Cada dia mais os clientes estão mais exigentes, por isso as empresas devem que estar preparadas para satisfazer as exigências, além disso, as empresas estão interpretando seus colaboradores como razão do desenvolvimento e reconhecimento empresarial, por isso surge à ideia e proporcionar um ambiente mais agradável e harmonioso, que o estimule a um melhor desempenho aumentando assim sua produtividade.

Com isso surgem várias pesquisas e estudos, par compreender a importância dessa implantação e o que ela vai agregar a empresa, como também seus impactos positivos e negativos no meio de atividades rotineiras.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA

2. SIGNIFICADOS

2.1 PALAVRA QUALIDADE

2.2 PALAVRA VIDA

3. A ORIGEM DA QUALIDADE DE VIDA

4. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

5. SOLUÇÕES PARA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

5.1 MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

5.2 DINÂMICAS ENTRE COLABORADORES

6. METODOLOGIA

7. CONCLUSÃO

8. REFERÊNCIAS

1. CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA

A expressão qualidade de vida no trabalho (QVT) só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, pelo professor Louis Davis (Ucla, Los Angeles), ampliando o seu trabalho sobre o projeto de delineamento de cargos.

Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano, esse método envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outras circunstâncias da vida.

Também engloba o trabalho, onde devem existir relacionamentos saudáveis entre os colaboradores, isso faz com que o indivíduo se sinta bem, que tragam boas consequências, como usar o humor para lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e produzir mais para a empresa.

4. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O projeto Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) iniciou no ano de 1950, porém só tomou um impulso maior na década de 60 com a iniciativa de cientistas sociais, lideres sindicais, empresários e governantes, buscando a melhor forma organizar o trabalho a fim de minimizar os efeitos negativos do emprego na saúde, também no bem estar geral dos colaboradores.

A Qualidade de Vida no Trabalho esta ligada a motivação de seus colaboradores, para que isso aconteça é necessário fazer com que o ambiente de trabalho seja um local onde as pessoas se sintam bem, não apenas com a gerencia mas como também os colegas de trabalho e o principal: com elas mesmas.

Também temos os benefícios desse projeto onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com