TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrologia Parâmetros Climatológicos

Por:   •  17/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.242 Palavras (17 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 REFERENCIAL TEÓRICO5

2.1. Parâmetros Climatológicos5

2.1.1 Temperatura5

2.1.2 Pressão Atmosférica 6

2.1.3 Evaporação7

2.1.4 Evapotranspiração9

2.1.5 Radiação11

2.1.6 Umidade do Ar12

2.1.7 Precipitação13

3 MATERIAL E MÉTODOS 15

4 RESULTADOS E CONCLUSÕES21

REFERÊNCIAS23

1 INTRODUÇÃO

A água é um bem essencial à vida e ao desenvolvimento econômico e social do planeta. Trata-se de um recurso natural renovável em abundancia que, pode tornar-se escasso com o crescimento das populações, industrias e da agricultura.

A Hidrologia pode ser entendida como a ciência que estuda a água, com a própria origem da palavra indica do grego Hydor, que significa “água” e logos, que significa “ciência” ou “estudo”.  Entretanto, uma boa definição adotada por vários autores é a seguinte:

“Hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas” (Definição do U.S.  Federal Council of Service and Technology, citada por Chow, 1959, apud Tucci, 2000).

É uma ciência de extrema importância para o entendimento da formação de rios, lagos e oceanos existentes na superfície terrestre, além de determinar, quantificar e analisar as águas superficiais de uma determinada área, região ou corpo hídrico em especifico, na qual se pretende implementar algum projeto de engenharia.

A hidrologia estuda as fases do ciclo hidrológico, descrevendo seu passado e tentando prever o futuro. Guimarães (2017, p. 1) define o conceito de ciclo hidrológico como: “...uma sequência fechada de fenômenos naturais pelos quais a água passa da atmosfera ao globo terrestre, na fase liquida ou solida, e volta novamente a ela, na fase de vapor”.

Sabemos que a energia necessária para que o ciclo se mantenha provem da energia solar. O clima está diretamente ligado ao ciclo da água, as mudanças climáticas têm alterado o regime de chuvas e provocando o aumento de eventos como inundações, erosões e longos períodos de seca.

Com base no exposto, esse trabalho apresenta um conjunto de conceitos, informações técnicas, aplicações práticas, equipamentos e ilustrações de parâmetros climatológicos como: temperatura do ar, pressão atmosférica, evaporação, evapotranspiração, radiação solar, umidade e precipitação, além de pesquisa de dados de uma estação meteorológica do nosso estado no período de 4 anos e construção de tabelas e gráficos comparativos para os parâmetros de temperatura e precipitação.

Desse modo, poderemos observar os períodos de inundações e estiagens de forma a associar os dados encontrados com a realidade, colocando em prática o conteúdo aprendido na disciplina de Hidrologia.

2 REVISÃO TEÓRICA

 

A hidrologia de uma região depende principalmente de seu clima, formado pela ação do ciclo hidrológico, tendo esta dependência de sua posição geográfica, além de outros fatores como sua formação superficial, a topografia e a geologia.

Hartwing (2012, p. 27) cita que: “A posição geográfica tem interferência na identificação de regiões quentes ou frias, nas estações do ano, períodos de luz, entre outros, fatores estes que afetam a formação das precipitações e suas intensidades e durações”.

A topografia tem influência na precipitação, na formação de lagos, e no escoamento superficial, já a geologia define o local de armazenamento da água da chuva e interfere na formação dos aquíferos, lençol freático e escoamento subterrâneo. (HARTWING, 2012).

Com isso os fatores climáticos mais importantes são aqueles ligados a formação das precipitações, com a umidade, temperatura, evaporação e transpiração.

2.1 Parâmetros Climatológicos

2.1.1 Temperatura

A temperatura é um dos mais importantes fatores climáticos, pois é um dos que mais facilmente são percebidos por nós. Ela é influenciada por praticamente todos os elementos e fatores climáticos, incluindo a umidade, a radiação solar, a latitude, as massas de ar e muitos outros agentes atmosféricos.

A distribuição da temperatura do ar é uma consequência do balanço energético da terra. Os fatores que condicionam a variação da temperatura do ar são os fatores gerais do clima, os fatores regionais e locais. Segundo Shahudian et al (2017, p. 49) explica que:

“Por isso, a temperatura apresenta uma variação diária e anual de carácter periódico, atinge valores mais elevados próximo do equador e mais baixos nas latitudes maiores; além disso, a amplitude térmica é menor em regiões vizinhas dos mares e oceanos que em zonas mais afastadas das costas, maior em áreas sem revestimento vegetal que em zonas florestais, etc...”.

Há uma relação direta entre umidade e temperatura, ela funciona como um dilatador da atmosfera, isto quer dizer que, quanto maior a temperatura do ar maior será a taxa de evaporação. Essa água evaporada retorna para o continente ou oceanos sob a forma de precipitações, chuva ou neve (MORAES, 2018).

O instrumento usado para medir a temperatura do ar é o Termógrafo, registra a temperatura em graus Celsius (°C) e o termômetro de máxima e mínima, indicam as temperaturas ocorridas no dia.

2.1.2 Pressão Atmosférica

A pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre, isso ocorre, principalmente, pela força da gravidade sobre as moléculas de ar, um evento atmosférico tão importante que gera influências sobre o clima. O principal efeito da pressão atmosférica é a alteração da circulação do ar, que se deslocam das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão. Em alguns casos, a alteração nessa dinâmica modifica, por exemplo, o regime de chuvas de uma dada região, pois os ventos carregados de umidade deslocam-se a partir dessa lógica. Por esse motivo, temos a formação da circulação atmosférica e o deslocamento das massas de ar, bem como todos os fenômenos climáticos resultantes desses processos (HELERBROCK, s.d.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (489.4 Kb)   docx (337 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com