TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.486 Palavras (18 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 18

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA

NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA - AL

 

 

  1. INTRODUÇÃO  

 Ao longo dos séculos, a humanidade desvendou, conheceu, dominou e modificou a natureza para melhor aproveitá-la. Estabeleceu outras formas de vida, e, por conseguinte, novas necessidades foram surgindo e os homens foram criando novas técnicas para suprirem essas necessidades, muitas delas decorrentes do consumo e da produção (SANTOS; FARIA, 2004).

Começamos a vivenciar isso a partir da Revolução Industrial, onde a natureza passou a ser gerida como um "mercado gratuito", gerando, entre outros, o esgotamento de recursos naturais, a destruição desses recursos e a perda da biodiversidade. Afetando assim as estruturas que sustentam a vida na Terra e ratificando o modelo de desenvolvimento "insustentável" por trás desta realidade.

Chegamos então aos dias de hoje, onde a maior parte da população vive em centros e perímetros urbanos. A água limpa sai da torneira e a suja vai embora pelo ralo, o lixo produzido diariamente é levado da frente das residências sem as pessoas terem um pouco de preocupação em saber qual o seu destinatário. Isso quer dizer que, a maior parte da população não consegue perceber a estreita correlação do meio ambiente, com o seu cotidiano. Dentro das escolas, a realidade é a mesma. São poucas as escolas que visam um sistema ambiental, com relações sustentáveis e econômicas. A implementação de práticas corretas ambientais em qualquer empresa ou organização, está relacionado com posturas interessantes e bastante necessárias, trazendo diversos benefícios.

A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, perceberem-se como integrantes do meio ambiente. A educação formal continua sendo um espaço importante para o desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade ecológica e social (LIMA, 2004). 

Dentro deste contexto procuramos ver as possibilidades através de analise estrutural e quantitativa da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma escola pública, a fim de obter uma maior sustentabilidade, economia dos recursos naturais e financeiro, paralelamente a isso dentro da nossa realidade tentamos

O modelo proposto para a gestão ambiental em uma escola pública baseouse nas boas práticas encontradas e sua estruturação foi a partir das normas para sistemas de gestão ambiental, NBR ISO 14001 e NBR ISO 14004 (ABNT, 1997a; 1997b), além do ciclo PDCA.

 

  1. POLÍTICA AMBIENTAL

Uma política ambiental da organização, são séries de medidas e procedimentos que conduzem as condutas gerencias da organização com ênfase no comprometimento da busca da melhoria contínua e desempenho ambiental.

 Fizemos um estudo em uma escola Municipal de Delmiro Gouveia, Eliseu Norberto, visando uma melhoria em todos os setores. A mesma tem como missão um ensino de qualidade para todos. É válido ressaltar nesse trabalho, que a implantação das políticas públicas educacionais, implicam o envolvimento e o comprometimento de muitos atores, incluindo diretores, professores, alunos, educadores ligados aos mais diversos sistemas de ensino, o que remete à complexidade da implantação destas diretrizes do município, não se tratando meramente da aplicação de métodos e técnicas de gestão.  

Um projeto de Sistema de Gestão Ambiental deve seguir a norma NBR Série IS0 14001, essa define Política Ambiental como “a declaração da organização, expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para a ação e definição de seus objetivos e metas ambientais”.

No desenvolvimento das atividades escolares, os princípios das políticas ambientais, a escola compromete-se a:

Proporcionar a melhoria contínua do desempenho ambiental das suas atividades, promovendo sempre a prevenção da poluição e a promoção da utilização sustentável dos recursos ambientais;

Minimizar a produção de resíduos através de medidas de redução,

reutilização e reciclagem de materiais e equipamentos;

Conscientizar os alunos e funcionários a jogarem os lixos nas lixeiras de coleta seletiva (feito pelos alunos da UFAL);

Promover a conscientização e o envolvimento de toda a comunidade escolar, para que os mesmos, principalmente as crianças criem os hábitos em suas casas;

Formação de educadores ambientais, por meio de programas oferecidos por parceiros (Alunos UFAL);

Comunicação sócio ambiental: estratégias de comunicação com finalidade educacional e de tomada de decisão, envolvendo a produção e distribuição de materiais educacionais, campanhas de educação ambiental e o uso de meios de largo alcance;  

 

Inclusão nas pautas das reuniões uma melhoria contínua da sustentabilidade;  

 

 Parceria com ENACTUSC (Organização sem fins lucrativos dedicada a inspirar estudantes a melhorias do mundo através de Ação Empreendedora de impacto social).

 

O objetivo do trabalho é conhecer sobre a importância do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em escolas de educação básica, com isso pretendemos encorajar ações no âmbito da Educação Ambiental, e Sustentabilidade, pra que com isso possamos desenvolver diversas iniciativas tendo em vista a melhoria do desempenho ambiental, da gestão do espaço escolar melhorando seus serviços, como o caso da redução de água, resíduos, energia, ruído e qualidade do ar. Propomos ações para  desenvolver atividades de educação ambiental para a sustentabilidade associadas às questões energéticas, com enfoque nas formas de obviar o seu desperdício através da eficiência energética e da utilização racional de recursos.  

  1. PLANEJAMENTO

Para que a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental numa organização seja eficiente, faz-se necessário um planejamento cuidadoso e estratégico

  1. IDENTIFICAÇÃO         DOS         ASPECTOS         AMBIENTAIS         E         IMPACTOS ASSOCIADOS

Impactos ambientais são quaisquer modificações no meio ambiente, sejam benéficas ou adversas, que resultem dos aspectos ambientais da organização.

  1. DESCARTE DA ÁGUA UTILIZADA

Impactos ambientais: desperdício de recursos naturais.

  1. RESÍDUOS SÓLIDOS

Impactos ambientais: destinação inadequada e desperdício de material.

  1. ILUMINAÇÃO

Impactos ambientais: desperdício de energia elétrica.

Aspectos ambientais podem ser entendidos como todos os elementos das atividades, produtos ou serviços que podem interagir com o meio ambiente, sejam eles adversos ou benéficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (328.3 Kb)   docx (281.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com