TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA QUALIDADE DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA MULTINACIONAL

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

UNIBRASIL CENTRO UNIVERSITÁRIO

 

INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA QUALIDADE DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA MULTINACIONAL

CURITIBA

2018

LUCAS DE LIMA KOLODYEY

INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA QUALIDADE DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA MULTINACIONAL

Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação no primeiro bimestre da disciplina de Administração de Logística - EAD, no Curso de Engenharia Mecânica, no Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil, sob orientação do Prof. Mauro Fernando Kummer.

CURITIBA

2018

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        2

2  LOCAL DE PESQUISA        3

2.1  INDÚSTRIA AUTOMOTIVA – SEGMENTO DE AUTOPEÇAS         3

2.2  GESTOR ENTREVISTADO – DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA        3

3  INFUÊNCIA DAS TIC’S NA QUALIDADE OPERACIONAL LOGÍSTICA...............4

3.1  INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS E LOGÍSTICOS        4

3.2  CONCEITO DE MODO DE FALHA         4

4 CONCLUSÃO        6

5 REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS        7


1 INTRODUÇÃO[a][b]

Controlar e melhorar a qualidade se tornou uma importante estratégia para muitas organizações. Fabricantes, distribuidores, empresas de transporte, prestadores de serviços financeiros, etc. A qualidade é uma vantagem competitiva. Um negócio que pode satisfazer consumidores ao apresentar melhoria contínua nos processos de qualidade pode e deve vir a dominar seus competidores. (Montgomery, 2009).

Qualidade pode ser definida de diversas maneiras. Muitas pessoas tem um entendimento conceitual de relacionar a qualidade com uma ou mais características desejáveis que um produto ou serviço deve apresentar. Embora este conceito é certamente um ponto de partida útil, um maior e mais preciso conceito precisa ser definido. (Montgomery, 2009).

A qualidade se tornou um dos mais importantes fatores de decisão do cliente na seleção entre fornecedores ou prestadores de serviços. Este fenômeno pode ser desdobrado para diversos fatores impactantes, tais como performance, confiabilidade, durabilidade, prestação de serviços, estética, qualidade percebida, estética e conformidade com normas regulamentadoras.

Com base nos conceitos, pode-se definir qualidade como a aptidão para uso. Uma definição mais moderna descreve qualidade como sendo inversamente proporcional a variabilidade. A melhoria contínua é a redução da variabilidade em processos e produtos, ou seja, uma garantia da repetitividade e estabilidade produtiva. (Montgomery, 2009).

Neste relatório será abordada a influência das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) nos processos logísticos de uma indústria automotiva multinacional, situada na cidade de Curitiba, destacando os impactos da gestão logística na qualidade operacional.

2 LOCAL DE PESQUISA

2.1 INDÚSTRIA AUTOMOTIVA – SEGMENTO DE AUTOPEÇAS

A indústria escolhida para pesquisa atua no segmento de autopeças. Está situada na cidade de Curitiba e emprega atualmente 2247 funcionários na planta paranaense. Mundialmente, esta empresa conta com mais de 400 mil colaboradores, sendo mais de 30 mil colaboradores pertencentes ao departamento de logística. O produto manufaturado na planta de Curitiba é um sistema de injeção Diesel, ilustrada na figura 1.

Figura 1 – Bomba Injetora Diesel

[pic 1]

Fonte: http://br.bosch-automotive.com

2.2 GESTOR ENTREVISTADO – DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA

A pesquisa foi realizada por meio de perguntas ao gestor da equipe de logística da planta de Curitiba da empresa. Por questões de política interna, o gestor optou por não se identificar, assim como não divulgar o nome da empresa neste relatório.

3 INFUÊNCIA DAS TIC’S NA QUALIDADE OPERACIONAL LOGÍSTICA

3.1 INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS E LOGÍSTICOS

Segundo o entrevistado, todos os processos logísticos estão integrados ao sistema de gerenciamento SAP. Nenhum componente de matéria prima, insumos ou produto acabado existe sem um cadastro no sistema. Todo o controle de inventário é realizado por meio da interface com a plataforma digital, ou seja, a demanda de compra e expedição é automaticamente apresentada ao time de planejamento por meio do software de controle. Essa integração entre processos está ilustrada na Tabela 1. O gestor descreve que sem essa integração, não haveria possibilidade de trabalhar com eficiência e agilidade nas entregas aos clientes. A satisfação dos clientes é o pilar de sustentação para esse departamento, e a empresa preza pela máxima qualidade operacional, não somente em processos produtivos, mas até mesmo no pós-venda de seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (239.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com