TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES: TI E PERFORMANCE DA MANUFATURA; ADDITIVE MANUFACTURING

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Londrina

Engenharia de Produção

[pic 2]

INFORMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES: TI E PERFORMANCE DA MANUFATURA; ADDITIVE MANUFACTURING 

 ALUNOS:

                                        

GABRIEL RIBEIRO GAMA                 RA: 1604392

GUSTAVO HENRIQUE DE ANDRADE        RA: 1536990

MARVIN PORTELLO                        RA: 1311930

VINICIUS POCCIA                        RA: 1483366

PROFESSOR: EDILSON GIFFHORN

INTRODUÇÃO

TI e Performance da Manufatura

Às linhas de produção são operacionalizadas por meio do uso de tecnologias que começaram a se desenvolver a partir da Revolução Industrial que gerou novos processos de produção, levando ao aparecimento de novas formas de gestão e organização da produção, o desenvolvimento de novas tecnologias e funcionamento das máquinas (AVRAM).

Para que pudesse acontecer foi necessário implementar uma estratégia para que houvesse um aumento da produtividade, maior qualidade, novos produtos e formas de trabalho para diminuir a monotonia de trabalho (ALMEIDA).

Uma das colaborações foi a criação da Tecnologia da Informação (TI) para obter o armazenamento, acesso, o gerenciamento e o uso das informações. Ou seja, gerar produtos mais complexos, com grandes volumes de dados, alta produtividade e eficiência. Tecnologia da informação corresponde a objetos (hardware) e veículos (software) destinados a criarem Sistemas de Informação (SI), que seriam os resultados da implementação do TI através de computadores e telecomunicações.

Os SI permitem às organizações a oferta de produtos a preços mais baixos, a alteração nas condições competitivas de determinado mercado e ainda desenvolver novos produtos/serviços aos clientes ou diferenciar os já existentes dos da concorrência e que atraem o cliente. Para que isso ocorra é necessário associar as tecnologias com a competição do mercado, segundo a adaptação ao modelo de Porter (1986), para a empresa se posicionar e conseguir uma melhoria dos negócios.

[pic 3][pic 4][pic 5]

Um sistema de informação transforma dados originais em informação útil, baseando três atividades básicas: entrada, processamento e saída.

  • A entrada é a captação de fontes de dados brutos da organização ou de seu ambiente externo;
  • O processamento é a conversão da entrada bruta em uma forma útil;
  • Saída seria a transferência da informação processada às pessoas ou atividades que a usarão;
  • O feedback é a saída que retorna aos membros adequados da organização para refinar ou corrigir os dados de entrada.

(BALARINE).

O uso da tecnologia criou meios e formas de alcançar os objetivos e representará um novo nível de organização e assim mostra a possibilidade de controlar toda a cadeia de valor a partir do ciclo de vida dos produtos e da engenharia end-to-end, pois, os diversos clientes podem projetar seus próprios produtos personalizados, encomendar esses produtos e comprá-los em preços aceitáveis. Para isso, precisa planejar e controlar os recursos alocados do processo produtivo e manter uma rede de informações através do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP).

        O PPCP irá então receber informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linha de produtos, maneiras de produzir, capacidade produtiva, entre outros; onde essas informações são transformadas em ordens de fabricação. As informações deverão ser captadas por aplicativos de software para que tenha um apoio das decisões de administração e que melhore seus processos, que consequentemente obtém as informações sobre as sequencias que as operações serão realizadas. Os aplicativos de software serão os sistemas: MES, ERP, MRP, MRPII, JIT e Kanban.

        O atual desenvolvimento dessa integração envolve diversas atividades entre as quais: previsão de demanda, planejamento da capacidade de produção, administração de materiais, sequenciamento, emissão de ordens e controle de produção.

        (SILVA).

        Additive Manufacturing

Manufacturing, de forma resumida, significa a fabricação de produtos. Recentemente, a inserção de novos processos fez com que o mercado se revolucionasse, principalmente com a técnica de manufatura aditiva, que seria a fabricação de peças e utensílios utilizando softwares e hardwares específicos com a impressão em 3D. Ou seja, cria um objeto sólido tridimensional a partir de um desenho feito por um programa de computador. Sua tecnologia está no mercado desde o final da década de 1980, mas nos últimos anos houve um salto tecnológico devido ao desenvolvimento de novos materiais e da eletrônica.

O produto que irá ser produzido é modelado acrescentando-se material, camada por camada, de modo a eliminar o desperdício e aproveitar a matéria-prima ao máximo. Para isso, as técnicas mais utilizadas são: (EPMA)

  • Estereolitografia (SLA);
  • Sinterização a laser (SLS);
  • Modelagem por fusão e deposição (FDM);
  • Laminated Object Manufacturing (LOM);
  • Impressão Tridimensional (3D Print).

DESENVOLVIMENTO

TI e Performance da Manufatura

Sistemas de Administração da Produção

        

Os Sistemas de Administração da Produção (SAP) são sistemas de informações que auxiliam as pessoas em suas tomadas de decisões, referentes as questões produtivas como por exemplo: Quando e com quais recursos produzir, o que produzir e comprar, com o objetivo de obter um melhor desempenho no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (303.2 Kb)   docx (247.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com