TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Gestão Estratégica da TI

Por:   •  18/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão Estratégica da TI

Módulo:

Aluno: Luis Henrique Castro

Turma: MBA Gemp

Tarefa: Atividade Individual

Startup escolhida:

ChoopFácil

https://choppfacil.com.br/

Sistemas de Informação – SIs

Modelos de negócio

Processos de negócio

Experiência do cliente

Governança de TI

Estratégias genéricas

Estratégia de custo.

Plataforma online - Sistema SaaS - utilizado para backoffice. Ao invés da compra ou desenvolvimento de softwares por demanda, seus clientes podem simplesmente acessar o serviço mediante pagamento pelo período de tempo contratado desse aplicativo/sistema pela internet.

A empresa aposta na estratégia de custo, já que com a adesão dos fornecedores e distribuidores de chopp ao marketplace a baixo custo, é possível escalar as vendas sem que para isso façam maiores investimentos em plataformas de e-commerce próprias, com melhor eficiência logística e ainda eliminando os os intermediários.

Tanto para os fabricantes, distribuidores e clientes, busca-se oferecer uma experiência intuitiva, simples e principalmente a custos acessíveis.

Modelo das 5 forças competitivas

Há uma redução significativa dos custos de mudança no poder de compra dos seus clientes, se compararmos os custos de manutenção de uma plataforma própria para viabilização de seus negócios.

A possibilidade de dispor de um um marketplace acessível através da internet, diminui as barreiras de entrada. Pode ser visto também como um produto substituto aos sistemas de e-commerce desenvolvidos pelas próprias empresas.

Cadeia de valor

Reduz a distância entre os clientes e fornecedores de chopp, com a expansão da capacidade geográfica de atendimento, na medida em que o sistema integra as entradas, com os insumos necessários para o funcionamento do processo (fábricas e distribuidores) e os clientes que irão ter acesso às informações disponíveis no modelo de negócios para a compra dos produtos de interesse.

O valor da estrutura do negócio, estão bem concentrados na prestação de um serviço que possa funcionar 24h/7 dias da semana, em um ambiente virtual. São carcaterísticas bem dependentes da infraestrutura de TI  e que são cobertas pelos processos da ITIL.

Business model canvas

O modelo de negócio oferece uma oferta de valor através de um sistema online a baixo custo, potencionalizando o alcance de suas atividades, com o aumento das vendas e redução dos custos (inclusive tributários pois não há figura do intermediário para as fábricas) em função do cliente final estar inserido no mesmo marketplace. Modelo B2B2C.

A manutenção, design, desenvolvimento e entrega de serviços da plataforma é uma atividade chave do negócio.

Percebe-se que o canal de vendas/transações marketplace, tem uma preocupação de facilitar/permitir a compra com mais facilidade e variedade e a consequente entrega de valor. Com a ampliação dos canais de distribuição, permite que mais clientes comprem seus produtos.

Como recursos principais desse negócio, percebe-se a necessidade do alinhamento entre os dois processos COBIT e ITIL. O uso dos processos e das boas práticas do COBIT, auxiliarão a definir e desenhar o melhor modelo de governança de TI para esse negócio, alinhando os objetivos de TI e os organizacionais, traduzindo-se como um recurso principal para que através de suas boas práticas, possa-se gerenciar os serviços do marketplace/negócio através do ITIL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (962.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com