TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de TI - Atividade Individual

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório do Gestor de TI

Ações estratégicas para o setor de TI da Minas Móvel

Junho/2019

[pic 2]


Elaborado por: Andre Dimario

Disciplina: Gestão Estratégica de TI

Turma: 0519-9_2


Tópicos desenvolvidos

Este relatório apresenta seu conteúdo através dos seguitens tópicos:

  • Apresentação e objetivo: neste tópico será abordado o contexto no qual está inserida a Minas Móvel, e a necessidade de revisão de seu modelo estratégico de TI;
  • Desenvolvimento: esta parte do relatório visa detalhar as ações estratégias na visão dos processos de Produção, Distribuição e Serviços.
  • Considerações finais e recomendações:  este tópico finaliza o relatório com as principais considerações que a Minas Móvel deve aplicar em seu setor de TI.  


Apresentação e objetivo

A tecnologia vem transcendendo barreiras e crescendo exponencialmente em escala e volume, de tal forma que distinguir real do virtual se torna incompreensível em certas áreas.

Com a expansão da web, serviços de tecnologia da informação aliados à aplicativos móveis se tornaram partes intrínsecas nas rotinas profissionais e pessoais. Neste contexto, vemos um ciclo virtuoso  de oferta e demanda visto que o aumento da necessidade impulsiona o desenvolvimento de novos serviços e modelos de negócio.   Ainda há muito a ser explorado e espaços ainda não ocupados.

Neste sentido, os dados gerados por esta voraz sede por tecnologia e uso massivo de serviços se tornam riquezas digitais ainda pouco exploradas, mineradas e lapidadas. Espera-se em 2020 um volume de dados gerado pela web na casa de 40.000 Exabytes (ou 40 trilhões de Gigabytes), segundo estudos da consultoria EMC.

Através de processamento massivo destes dados, empresas terão informações precisas e detalhadas sobre diversas áreas, objetivando,  por exemplo, equilíbrio nos estoques com a previsão assertiva entre oferta, demanda e sazonalidade para uma vasta gama de variáveis sociais, culturais e comportamentais.

A trajetória da Minas Móvel como um provedor de tecnologia da informação, exige uma adaptação e adequação de seu modelo de negócio diante deste quadro que o Big Data expõe claramente. O presente relatório objetiva propor ações estatégicas a fim de estabeler a Minas Movel como um provedor de serviços de Big Data. Através de uma plataforma flexível, integrada e de alta performance, para processar um grande volume de dados, estruturados ou não, e oferecer insumos para análises que inspirem a inovação de produtos e serviços.

Os princípios do modelo de gestão de TI, em particular o ITIL (Information Technology Infrastructure Library), foram adotados como guia-mestre desse relatório. De forma a tornar a empresa um parceiro visto pelos seus clientes como uma alavanca de inovação.


Desenvolvimento

As recomendações estratégicas descritas a seguir se baseiam na realidade do mercado de TI nacional cuja utilização da internet em diferentes categorias cresce exponencialmente ano após ano.

O foco está direcionado para o cliente final, buscando tazer inovação para o mercado e estabelecendo a Minas Móvel como uma marca referência na prestação de serviços de TI. Além de alavancar a excelência em seus serviços através dos princípios elencados pelo ITIL.

Produção

Pautando sobre as etapas do ciclo de vida ITIL, Desenho do Serviço e Transição do Serviço, recomenda-se perseguir a que o novo serviço possa ser desenvolvido alinhado com as boas práticas de TI, recomendam-se os seguintes tópicos:

  • Gerenciar Níveis de Serviço: o gerenciamento de nível de serviço monitora e reporta os níveis de serviço, mantém revisões de serviço regulares com os clientes e identifica melhorias requeridas. Como uma plataforma de serviços de Big Data, este tema é estratégico para o sucesso na transparência com nossos clientes;
  • Gerenciar Disponibilidade: processo responsável por garantir que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras de disponibilidade do negócio de uma maneira mais efetiva em custo e mais oportuna. O gerenciamento de disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI a fim se estarem adequados para as metas de nível de serviço acordadas para disponibilidade;
  • Gerenciar Capacidade: processo responsável por garantir que a capacidade dos serviços de TI e a infraestrutura de TI sejam capazes de atender aos requisitos relacionados à capacidade e ao desempenho acordados de maneira oportuna e eficaz em custo;
  • Gerenciar Segurança da Informação: O processo responsável por garantir que a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos, informações, dados e serviços de TI de uma organização correspondam às necessidades acordadas do negócio. O gerenciamento de segurança da informação suporta a segurança do negócio;
  • Gerenciar de Mudanças: O processo responsável pelo controle do ciclo de vida de todas as mudanças, permitindo que mudanças benéficas sejam feitas com o mínimo de interrupção aos serviços de TI.

Distribuição

Para o fluxo de distribuição do serviço, tomando por base os princícpios do ITIL quanto a Operação do Servico, recomendam-se os seguintes tópicos:

  • Gerenciamento de Incidentes:  O processo responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os incidentes. O gerenciamento de incidente garante que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quando possível e que o impacto no negócio seja minimizado. O Gerenciamento de Incidentes é o processo reativo da Operação de Serviços de TI e tem como seu principal objetivo restaurar o serviço final do usuário o mais rápido possível. Para que o impacto seja minimizado e incidentes sejam tratados da forma adequada a cada caso, são necessárias precauções em seu desenho e monitoramento;
  • Gerenciamento de Problemas: O processo responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os problemas. O gerenciamento de problemas previne proativamente a ocorrência de incidentes e minimiza o impacto dos incidentes que não podem ser evitados. Este processo tem o objetivo de analisar a causa dos incidentes ocorridos na infraestrutura de TI, fornecendo soluções paliativas e definitivas, evitando a recorrência destes, minimizando impacto (ou evitando) dos incidentes
  • Gerenciamento de Acesso: O processo responsável por permitir que os usuários façam uso de serviços, dados ou outros ativos de TI. O gerenciamento de acesso ajuda a proteger a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade de ativos através da garantia que apenas usuários autorizados sejam capazes de acessar ou modificar esses ativos. O gerenciamento de acesso implementa as políticas de gerenciamento de segurança da informação.

Serviços

O novo serviço de Big Data, alia o objetivo estratégico da empresa em oferecer soluções avançadas em tecnologia à crescente demanda do mercado por plataformas “As-a-Service”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (79.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com