TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma: Fatores Críticos de Sucesso Para sua Implantação

Por:   •  9/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ENGENHARIA MECÂNICA

Lucas da Silva Ferreira

MA 2 – Metodologia Ativa

Seis Sigma: Fatores Críticos de Sucesso para sua implantação

Lucas da Silva Ferreira

MA 2 – Metodologia Ativa

Seis Sigma: Fatores Críticos de Sucesso para sua implantação

Relatório apresentado à Faculdade Redentor como parte dos requisitos da disciplina de Controle de Qualidade.

Professor: Vinicius de Oliveira

Seis Sigma no Ambiente Industrial

        Os Seis Sigma é uma metodologia quantitativa, estruturada e focada na melhoria de processos já existente com pouco ou nenhum investimento. Os seus principais objetivos estão ligados à gestão do negócio, ou seja, projetos de redução de custos, otimização de processos e incremento da satisfação dos clientes.

        A evolução dos Seis Sigma é dividida em três gerações, a primeira 1987-1994 que focava na redução de defeito, a segunda 1994-200 geração focou na redução de custos, já a terceira foca na criação de valor do cliente. Sua abordagem é feita através de um método de resolução de problemas que utiliza qualidade e ferramentas estatística para a melhoria básica, mas não necessariamente um sistema de gestão global, pois cada caso deve haver um estudo, e uma solução diferente.

        Para que possa ser aplicado numa empresa, o Seis Sigma requer vários fatores, e isso acaba se tornando um desafio. Porque para isso deve levar em consideração o comprometimento da alta administração, habilidade de gerenciamento de projetos, priorização e seleção de projetos, revisões da documentação, complexidade das operações realizadas e treinamentos de internos.

        Existem dois modelos de processo que seria DMAIC e DMADV. O DMAIC divide em 5 passos de execução: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e controlar. Essa linha de raciocínio permite uma análise técnica e precisa de todo o problema, evitando conclusões precipitadas, atuando diretamente na raiz do problema. O DMADV foi criado para o desenvolvimento de novos produtos e processos.

        As indústrias passaram a ver como uma opção interessante aplicação do Seis Sigmas no controle de qualidade, logo após ver que grandes nomes obtiveram êxitos, como por exemplo a GE (General Eletrics),a Motorola e a Samsung, então passaram a entender que praticar apenas o necessário não seria o suficiente para se destacar.

        Em virtude dos fatos mencionados, vemos que a metodologia do 6-Sigma é crucial para o crescimento de uma indústria, onde é comprovado que qualidade nunca é demais, e que o seu o uso pode trazer muitos benefícios para a empresa que quer tornar se um destaque global.

Referências

Fraga, D. (07 de 06 de 2020). Fonte: Voitto: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/metodo-dmaic

Gonçalves, V. (07 de 06 de 2020). Fonte: Voitto: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/dmadv-seis-sigma

Ploomes Sistemas Empresariais. (07 de 06 de 2020). Fonte: ploomes: https://blog.ploomes.com/index.php/2019/05/10/seis-sigma/#:~:text=O%20controle%20de%20qualidade%20precisa,diferenciais%20mais%20importantes%20nesse%20mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com