TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Por:   •  12/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

IDENTIFICAR OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

Segundo Chiavenato (2004), os fatores críticos de sucesso (FCS) são os elementos condicionantes no alcance dos objetivos da empresa e estão ligados com o sucesso da organização.

Para identificar os FCS, existem duas maneiras básicas:

1 – Identificar os recursos organizacionais e o mercado para identificar segmentos que são mais decisivos e importantes.

2 – Descobrir o que distingue as organizações mal sucedidas das organizações bem sucedidas, analisando a diferença entre elas, isto é, realizar o benchmarking.

Identificado os FCS, devem ser priorizados para priorizar, deve-se analisar e focar na força de melhoria da organização.

Para o departamento de RH, os fatores de sucesso, podemos considerar que estão sobre uma base sólida e rígida denominada MOTIVAÇÃO, qualquer atividade desenvolvida pelo RH, deve antes levar em consideração o aspecto de motivação e qual a dimensão deste aspecto aplicado na atividade, para evitar desperdício de energia e tempo dos colaboradores, e para também não gerar um efeito contrário ao proposto pela atividade.

Fatores críticos de sucesso por parte principalmente da organização, pode-se associar a Gestão de Talentos, pois o RH trabalha com a “ferramenta” mais importante de uma organização, que são as pessoas e seus talentos.

Vejamos os principais fatores de sucesso de uma organização envolvendo o RH e os colaboradores de qualquer nível hierárquico, ou seja, pontos de relacionamento entre o RH e os colaboradores que devem estar acontecendo para que uma organização consiga se desenvolver e ser competitiva no mercado e se diferenciar de outras organizações.

Envolvimento com organização (Papel do RH, manter o funcionário motivado e envolvido nas suas atividades, fazê-lo sentir-se importante, fazê-lo entender que qualquer atribuição desenvolvida agregar valor para ambos)

Treinamento e acesso as informações e as pessoas (Desenvolver planos de carreira, manter o funcionário informado sobre o que acontece na organização, consequentemente anulando o efeito da “rádio peão”, e ter confiabilidade nas informações)

Motivação e satisfação

Recompensas (Salários, benefícios, grêmios, sindicatos, plano de saúde e outros relacionados)

Feedback (Manter o colaborador sempre informado sobre seu desempenho, seus pontos fortes e pontos a melhorar; apresentando uma proposta de melhoria de acordo com seu perfil).

Em resumo, segue um organograma, para exemplificar, os fatores críticos citados acima:

Referências Bibliográficas

http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=4ob_v3kua

Chiavenato, Idalberto (Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos, 2ª Ed. 2004, Editora Campus)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com