TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os fatores responsáveis pelo sucesso e pelo fracasso de um projeto

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Título: Os fatores responsáveis pelo sucesso e pelo fracasso de um projeto

Disciplina: Gestão de Projetos

Introdução

Ao se iniciar um determinado projeto em sua empresa ou na criação de um novo produto, é importante que se esteja antenado com os motivos de delegar o acompanhamento e gerência dele para uma pessoa que seja especialista no assunto.

O gerente de projetos vai ser esta pessoa que vai saber delegar funções, saber se os prazos estipulados estão adequados ou não. Vai saber em que etapa ele deve ser mais firme com os participantes do projeto, como será a comunicação no projeto, como cada área fala com seus clientes internos e até mesmo os internos.

Com a implantação de um projeto onde será acompanhado do começo ao fim, podemos analisar que possam existir pontos que vão ser determinantes para o sucesso do projeto e pontos que sabemos que será a causa do fracasso.

Por conta disso, serão feitos alguns comentários a seguir para mostrar o que seriam responsáveis pelo sucesso e fracasso.

Fatores responsáveis pelo sucesso de um projeto

Os que se pode esperar de um projeto de sucesso são algumas etapas que evidenciem o entrosamento das áreas, respeitar o prazo e o orçamento além de gerenciar conflitos.

• Definição clara de objetivos e metas: ao se iniciar um projeto o primeiro passo é definir o objetivo do projeto e ao mesmo tempo demonstrar como cada etapa deve executada. Para isto é necessário descrever claramente cada um desses passos e já determinar o tempo e custo de mão de obras envolvidas e se houver custo com materiais e outros serviços;

• Planejamento de tempo e do orçamento: após o projeto ser descrito, é importante descrever o tempo e quanto de recurso financeiro será exigido para o projeto, assim evita de loucuras serem feitas e além de poder trabalhar com uma margem, pois se o projeto custar menos que o esperado o lucro pode ser maior e ao apresentar um projeto antes do prazo faz com que você e sua equipe sejam mais reconhecidos pela agilidade;

• Envolvimento da liderança: os líderes da empresa e/ou projeto estarem presentes nas etapas é crucial, só assim vão poder saber o que realmente está sendo executado além de poder ao apresentar para seus clientes demonstrar como o projeto realmente foi construído. Esta uma maneira de gerar respeito e admiração por seus colaboradores e mostrar ao cliente que sabe realmente do que acontece no projeto.

• Plano de ação e definição das atividades por áreas e pessoas: se demonstrar como deve ser a maneira de como cada área e seus colaboradores devem atuar no projeto é essencial para que o projeto siga dentro do tempo determinado com a quantidade de pessoas necessárias e deste modo não sobrecarrega nenhum colaborador e/ou área.

• Acompanhamento do projeto: o gerente do projeto deve estar de olho no projeto como um topo, se estão seguindo as metas e planos de ação, se alguma área ficou mais ociosa e/ou sobrecarregada além de saber se a execução do projeto está seguindo seu Objetivo, Tempo e Budget.

• Comunicação e gerenciamento de conflitos: um dos pontos principais de um projeto de sucesso é a habilidade de se comunicar com as áreas envolvidas e seus colaboradores e assim em momentos que estejam em mais atenção é importante para resolver os problemas que possam surgir.

Fatores responsáveis pelo fracasso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com