TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

CAMPUS ALTO PARAOPEBA

ENGENHARIA MECATRÔNICA

2º Trabalho de Integração de Sistemas Automatizados

Operações de Produção

Ouro Branco - MG, Setembro de 2014

  1. O que é produção?

A produção consiste no ato da descoberta e invenção de matérias e processos para fazer as coisas e/ou o desenvolvimento do sistema de produção, sendo uma atividade comercial importante, executada por empresas que vendem produtos a clientes. O tipo de produção realizada por uma empresa depende dos tipos produtos que ela faz.

 

  1. Quais são as três categorias básicas do setor?

Setor Primário: Cultivam e exploram recursos naturais.

Setor Secundário: Convertem os resultados da exploração do setor primário em       produtos.

Setor Terciário: Constituem o setor de serviço da economia.

       

  1. Qual a diferença entre bens de consumo e bens de capital?

Bens de consumo: produtos adquiridos diretamente pelos consumidores, por exemplo: carros, computadores, televisores, brinquedos.

Bens de capital: Produtos adquiridos por empresas para a produção de bens e prestação de serviços, tais como, aeronaves comerciais, computadores de grande porte, maquinas-ferramenta, equipamentos ferroviários e maquinário para a construção.

  1. Qual a diferença entre uma operação de processamento e uma operação de montagem?

A operação de processamento transforma um material de trabalho em um estado de completude para um estado mais avançado e que esta mais próximo da peça ou produto desejado. A operação de montagem consiste em juntar dois ou mais componentes para criar uma nova entidade, denominada montagem, submontagem ou outro termo qualquer que faça referencia ao processo especifico de montagem.

  1. As operações de montagem podem ser classificadas como processos de junção permanente ou montagem mecânica. Quais são os quatro tipos de métodos de junção permanente?

Processo de solidificação: nessa categoria os processos importantes são os de fundição para os metais e moldagem para plásticos e vidros.

Processamento de partículas: o material inicial é um po e sua técnica mais comum visa sua prensagem alta pressão em um molde e posteriormente a peça é aquecida abaixo do ponto de fusão para aumentar a sua resistência.

Processos de conformação: na maioria dos casos o material inicial é um metal maleável que é aquecido para aumentar a maleabilidade e posteriormente moldado por meio da aplicação de pressões que excedem a resistência do metal.

Remoção de material: o material inicial é um solido e retirado o material em excesso da peça de modo que se resulte em uma peça com a geometria desejada.

 

  1. Qual a diferença entre a variedade de produto intensa e a leve?

A variedade intensa é caracterizada por uma baixa proporção de peças comuns entre os produtos, por exemplo peças para a montagem de um carro e um caminhão. Já a variedade leve ocorre quando existem diferenças pequenas entre os produtos, tais como a diferença entre os modelos de carro montados na mesma linha de produção.

  1. Qual a diferença entre uma linha de produção de um modelo e uma linha de produção mista?

A linha de produção de um modelo tem o volume produzido maior do que a linha de produção mista.

  1. O que é produção enxuta?

A produção enxuta significa fazer mais com menos, visa fazer a fabrica operar com o mínimo de recursos possível e ainda assim maximizar o volume de trabalho realizado com esses recursos, obtendo produtos no menor tempo possível com um nível bastante alto de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com