TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 14064 ,14001

Por:   •  1/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

Rodrigo de Menezes Cabral  RA 177.369.713.536  CPF 276.513.518-51  ENGENHARIA CIVIL

ISO 14004 e ISO 14061

        Antes de se falar nos dois temas acima, é indispensável uma breve explicação sobre a ISO 14.000.

        ISO

        A ISO é uma organização não governamental e independente, situada entre as maiores desenvolvedoras mundiais de normas voluntárias, que busca oferecer o que há de mais estudado em especificações para produtos, serviços e boas práticas, com o objetivo de tornar as indústrias mais eficientes e efetivas por meio da busca de consensos mundiais e, assim, contribuir para as reduções nas barreiras do comércio internacional. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (ISO, 2014).

        As normas da ISO relacionadas à gestão ambiental compõem a série ISO 14000,

        

        ISO 14000

        A ISO 14000 é um conjunto de padrões relacionados ao gerenciamento ambiental que existe para ajudar as organizações a minimizar como suas operações (processos, etc.) afetam negativamente o ambiente, seja no ar, na agua ou no solo.

        A ISO 14000 é semelhante à gestão de qualidade ISO 9000, pois ambas dizem respeito ao processo de produção de um produto, e não ao próprio produto. A certificação é realizada por organizações terceirizadas, em vez de ser concedida diretamente pela ISO.

        ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes  para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO (International Organization for Standardization).

        

        O principal objetivo da ISO 14000 e de suas normas é garantir o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e os potenciais problemas que esta poderia trazer para a sociedade e economia.

        Para que uma empresa garanta o seu Certificado ISO 14000, ela deve se comprometer com as leis previstas na legislação ambiental de seu país. Este certificado simboliza que determinada empresa tem preocupação com a natureza e possui responsabilidades com o meio ambiente. Atualmente, este tipo de perfil empresarial colabora para a valorização dos produtos ou serviços da companhia e da marca.

        Além de se comprometer em cumprir a legislação ambiental do país que pertence, a empresa deverá treinar seus funcionários para seguirem todas essas normas, identificando e procurando soluções para todos os prováveis problemas que a empresa possa estar causando para o meio ambiente, diminuindo assim o seu impacto ambiental.

        Existe uma versão brasileira do conjunto de normas da ISO 14000, conhecida por ABNT NBR ISO 14000.

O conjunto ISO 14000 é formado pelas seguintes normas:

  • ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
  • ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa.
  • ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental.
  • ISO 14031: são normas sobre Desempenho Ambiental.
  • ISO 14020: são normas sobre Rotulagem Ambiental.
  • ISO 14040: são normas sobre a Análise do Ciclo de Vida.

ISO 14.004

        A ISO 14004 é a norma que permite empresas que já possuem um Sistema de Gestão Ambiental (ou não) a obterem melhorias no âmbito ambiental. Essa norma de qualidade não emite certificação, ou seja, uma empresa não pode se certificar na ISO 14004. Ela funciona como um guia. É destinado ao uso interno da empresa.

        As diretrizes estabelecidas na norma, assim como a ISO 14001 e ISO 9001, podem ser aplicadas em qualquer tipo de empresa. Independente do seu tamanho, tipo, localização ou tempo de mercado. 

        A ISO 14004 fornece uma orientação para uma organização sobre o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão ambiental robusto, confiável e confiável. A orientação fornecida destina-se a uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de maneira sistemática, contribuindo para o pilar ambiental da sustentabilidade.

        Esta Norma ajuda a organização a alcançar os resultados pretendidos do seu sistema de gestão ambiental, que fornece valor para o meio ambiente, para a própria organização e para as partes interessadas. Consistente com a política ambiental da organização, os resultados pretendidos de um sistema de gestão ambiental incluem:

- melhoria do desempenho ambiental;

- cumprimento das obrigações de conformidade;

- realização de objectivos ambientais.

        A orientação deste Padrão Internacional pode ajudar uma organização a melhorar seu desempenho ambiental e permite que os elementos do sistema de gestão ambiental sejam integrados em seu processo central de negócios.

        Embora o sistema de gestão ambiental não se destine a gerenciar questões de saúde e segurança ocupacional, elas podem ser incluídas quando uma organização busca implementar um sistema integrado de gestão de saúde e segurança ocupacional e ambiental.

        A ISO 14004 é aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho, tipo e natureza, e se aplica aos aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços que a organização determina que pode controlar ou influenciar, considerando uma perspectiva de ciclo de vida.

        A orientação nesta Norma pode ser usada no todo ou em parte para melhorar sistematicamente a gestão ambiental.

ISO 14061

Antes de se falar da Iso 14061, (que é uma norma utilizada em conjunto com a ISO 14001 e a 14004), vale também uma breve definição da ISO 14001, que, como dito acima, faz parte do conjunto de normas da ISO 14000. A ISO 14001 é a norma que criou condições para o surgimento da ISO 14.061

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com