TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 9001

Por:   •  21/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6
  1. NOME DO EMPREENDIMENTO E APRESENTAÇÃO

A ISO Engenharia é uma proposta de empresa privada que, através de um sistema organizado e de integração entre hardwares, softwares e pessoas, estimula a utilização do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), originado da certificação ISO 9001, em obras civis de engenharia. O programa compele à obra contratante qualidade em produtos e serviços, otimização de recursos financeiros, maior desenvolvimento tecnológico e uma melhor avaliação da implementação do projeto, o que consequentemente, gera maior confiabilidade, clientela, eficiência e lucro para os contratantes.

  1. NECESSIDADE A SER ATENDIDA

Percebeu-se que há uma carência de empresas de fiscalização de obras de construção civil. Com esse intuito, a ISO Engenharia vai proporcionar às empresas assessoria para a obtenção do certificado de qualificação. Por meio do PBQP-H, essas empresas além de melhorarem sua segurança e qualidade passam a ser elegíveis para participar de licitações governamentais, do programa “Minha Casa Minha Vida” e para concessão de crédito junto à Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e outras instituições financeiras já que a adesão ao programa é pré-requisito.

  1. JUSTIFICATIVA

O empreendimento é justificável nos diversos aspectos relacionados à construção civil no Brasil, como econômico, ambiental e legal. Do ponto de vista econômico a ISO Engenharia proporcionará excelência ao cliente, capacitando as empresas a atenderem os mais altos padrões do mercado através da obtenção da certificação BPQP-H, de modo a aumentar a competitividade, a confiança do cliente e maximizar os índices de lucro.

A ISO Engenharia também propiciará meios para as empresas cumprirem as exigências legais impostas pelos órgãos reguladores, como a observância da Legislação Ambiental e de Saúde e Segurança.

E com a crescente a demanda por construções sustentáveis em todo o mundo, as empresas poderão atender mais este critério através dos indicadores de sustentabilidade obrigatórios no PBQP-H.

  1. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Implementar um programa de otimização da qualidade de produtos e serviços em obras civis de engenharia.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A ISO Engenharia participará do mercado de construção através da aplicação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), por meio de infraestrutura tecnológica e profissionais, a fim de proporcionar às obras civis de engenharia em Brasília-DF maior qualidade de produtos e serviços, desenvolvimento tecnológico, eficiência e lucro.

  1. INFRAESTRUTURA E RECURSOS

5.1 RECURSOS FÍSICOS

A empresa contará com uma infraestrutura simples, que será organizada em um escritório. Logo, o primeiro passo será encontrar um local apropriado e bem localizado para a implantação. Os materiais necessários são mesas de escritório, cadeiras e computadores para cada colaborador, com uma base de dados atualizada com as legislações necessárias para adequar as empresas clientes com o PBQP-H e demais órgãos solicitados.

5.2 RECURSOS TECNOLÓGICOS

Vários softwares serão adquiridos para auxiliar no acompanhamentos das empresas clientes. Mas devido aos altos custos, para iniciar as atividades, serão utilizados a própria estrutura dos clientes que serão treinados. Os colaborados contratados oferecerão treinamento nas seguintes plataformas:

  • Programas de desenho: AutoDesk Revit
  • Programas para análise estrutural: SAP 2000, Ansys, F-Tool.
  • Programas para instalação predial: QiBuilder.
  • Programas para projeto de estrutura de concreto: Eberick V9 Next, AltoQi Eberick.
  • Programas para compatibilização de projetos: Solibri Model Checker.

Será modelado o website da empresa, que poderá ser ampliado e reavaliado de acordo com as necessidades do negócio.

5.3 RECURSOS HUMANOS

A ISO Engenharia busca profissionais comprometidos, proativos, dispostos a estar sempre se atualizando. A formação exigida para os profissionais que farão o acompanhamento dos clientes será nível superior em Engenharia Civil, devido às exigências do cargo e o regime de trabalho adotado será o da CLT (Consolidação das Leis Do Trabalho), de acordo com o Decreto-Lei N.º 5.452, de 1º de maio de 1943.

Os profissionais serão treinados antes de começarem a exercer a função, para se familiarizarem com o PBQP-H.

  1. METAS E PROJEÇÕES FUTURAS

A ISO Engenharia tem como meta organizar o setor da construção civil, girando em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Para atingir esse objetivo algumas ações devem ser realizadas, como a avaliação da conformidade de empresas de serviço e obra, melhoria da qualidade dos materiais, formação e requalificação da mão de obra, normalização das técnicas, capacitação dos laboratórios entre outros. Com isso o objetivo a longo prazo é criar um ambiente dento da construção civil de igualdade competitiva, que propicie soluções mais baratas e com uma qualidade maior.

  1. DISTRIBUIÇÃO

A divulgação do produto será realizada por contatos diretos com clientes por meio de reuniões e palestras, como também, por contato indireto usando o meio virtual.

  1. DIVULGAÇÃO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Visando empresas de engenharia civil o contato direto será realizado a partir de parcerias com o Sebrae, Crea-DF, associações e sindicatos, por exemplo, Sinduscon-DF, ASBRASCO e CBIC. Dessa forma, com essas parcerias será possível realizar palestras e reuniões para divulgação do serviço, além de direcionar o serviço diretamente para o público alvo, pois a maioria está relacionada com área da construção.

Já o contato indireto irá acontecer a partir do desenvolvimento de um website contento todas as informações dos serviços e espaço para os clientes entrarem em contato e esclarecerem todas as dúvidas. Além disso, será contratado o serviço Google AdWorlds assim no momento que pesquisarem palavras ou frases relacionadas com a empresa serão direcionados para o site da ISO Engenharia.

  1. CRONOGRAMA

Mês

Atividade

Primeiro

  • Constituição legal da empresa;
  • Processo seletivo da equipe;
  • Criação o website;
  • Compra dos equipamentos.

Segundo

  • Constituição legal da empresa;
  • Locação do espaço da empresa;
  • Processo seletivo da equipe;
  • Compra dos equipamentos e mobília;
  • Criação do website.

Terceiro

  • Compra dos equipamentos e mobília;

Processo seletivo da equipe.

  • Lançamento do site.

Quarto

  • Processo final da seletiva da equipe.

Quinto

  • Contratação da equipe

Sexto

  • Definir estratégias para realização das parcerias  que iram auxiliar na divulgação do serviço.

Sétimo

  • Definir estratégias para realização das parcerias  que iram auxiliar na divulgação do serviço.

Oitavo

  • Oficializar as parcerias

Nono

  • Iniciar os serviços propostos

Décimo

  • Período de adaptação para verificar se o que foi planejado está proporcionando alcançar os objetivos

Décimo Primeiro

  • Período de adaptação para verificar se o que foi planejado está proporcionando alcançar os objetivos.

Décimo Segundo

  • Fazer os ajustes, se houverem, do planejamento e começar e dar continuidade a prestação de serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (301.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com