TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Por:   •  21/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Leitura e Produção Textual

Curso: Engenharia Civil

Professor: Adriano Baptista caldeira

Nome do aluno: Rennan Medeiros

Data: 29/09/2013

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Nas charges que seguem ambos os textos e as imagens remetem a situações que fazem parte da realidade social do brasileiro. Explique, para cada charge, uma informação implícita e outra explícita. (3,0 pontos)

[pic 4]

Resposta: Na primeira charge, a informação explícita é que já existem projetos para a realização de determinadas obras, como os citados aeroportos e viadutos, expressos na fala do personagem; a informação implícita é que os políticos eleitos apenas fazem planos, mas não os realizam ou fazem muito pouco. Já que os projetos se mantêm no plano das ideias, também deveriam governar um espaço virtual.

A segunda charge existe a informação explícita de que haverá uma olimpíada em 2016; a informação implícita é que, já existe roubo de provas, contextualizando a situação em situação recentemente ocorrida em nosso país.

O texto abaixo fornece informações para responder às duas questões que seguem, leia-o atentamente.

PRAZER.

Essa é a palavra sobre a qual construímos uma empresa. Independente e compromissada com apenas uma pessoa, o motorista. Não construímos carros. Construímos emoções. Nós somos os guardiões do puro sentimento, da adrenalina e dos arrepios, dos risos e sorrisos e das demais palavras não encontradas nos dicionários. Nós somos o prazer de dirigir. Nenhuma outra montadora rivaliza com a nossa história ou consegue reproduzir a nossa paixão. Ou a nossa visão. Inovação é nossa espinha dorsal, porém o prazer é nosso coração. Nós não nos afastaremos jamais do prazer. Vamos alimentá-lo. Vamos deixá-lo mais inteligente, testá-lo ao limite, rompê-lo e, então, construí-lo novamente. Mais eficiente mais dinâmico. Daremos ao mundo as chaves do prazer, e o mundo vai dar uma volta com ele. Enquanto outros prometem tudo, nós prometemos apenas uma coisa: a mais pessoal, celebrada e humana de todas as sensações. Essa é a história da BMW. Essa é a história do prazer. PRAZER É BMW. (Manifesto BMW do Brasil - publicado no Jornal O Estado de SP -03/10/2009)

2. Ao se escrever um texto, pressupõe-se sempre uma intenção. Essa intenção está relacionada com os objetivos que pretendemos alcançar. Então, para que o ato comunicativo tenha êxito, utilizamos certas funções de linguagem, pois elas norteiam as nossas intenções. Sendo assim, cite e explique qual a função de linguagem que predomina no texto acima e descreva sobre qual é a intenção de quem fez circular um texto como esse, fique atento (a) ao contexto. (2,0 pontos)

Resposta: A função predominante no texto é a apelativa (ou conativa), pois está centrada no receptor: a montadora oferece prazer, prometendo as chaves para essa realização pessoal. A intenção de quem faz circular um texto como esse é convencer, persuadir o receptor.

3. Os elementos coesivos são importantes para estabelecer ligação entre as partes que compõem o texto, além disso, evitam a repetição de certas palavras. No texto acima, estão sublinhados termos que remetem a algo já mencionado no texto. Dessa forma, em cada um deles, demonstre de maneira escrita o que é retomado. (2,0 pontos)

Resposta:O termo essa retoma o título do texto: a palavra prazer. Independente e compromissada é a empresa, último termo da frase anterior, que poderia ter recebido uma vírgula ao invés de um ponto, modificando o estilo. Os pronomes oblíquos átonos lo remetem ao termo prazer, também retomados pelo pronome do caso reto ele. Na última frase, o termo essa retoma a história do prazer, que se confunde com a história da montadora de automóveis que utiliza o texto como propaganda. Os elementos coesivos utilizados são pronomes demonstrativos, oblíquos átonos e do caso reto, além de dois adjetivos utilizados em estilística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (427 Kb)   docx (175.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com