TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística e Gestão de Canais de Distribuição

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Logística e Gestão de Canais de Distribuição

Belo Horizonte 2016

I – Questões

 1. O que se entende por agregação da demanda? Exemplifique. A fim de otimizar a previsão da demanda dos produtos e reduzir custos e tempo com esse processo, as empresas agrupam produtos por semelhança, tipos de cliente, regiões geográficas ou outros dados que sejam relevantes para realizar a previsão, utilizando a técnica de agregação da demanda . Desse modo, considera-se amostras maiores, que levam em conta o comportamento do cliente e por isso se tornam mais confiáveis. Um exemplo de agregação da demanda seria uma locadora de automóveis com operação nacional que determina a demanda por novos carros baseando-se nas características econômicas de cada região do país e não de cada agência como se poderia imaginar a principio.

2. Descreva as etapas do ciclo de atendimento de um pedido. O ciclo de atendimento de um pedido envolve diversas etapas. As principais são: Preparação do pedido: momento em que o cliente observa uma necessidade e para saná-la contata um fornecedor Transmissão do pedido: etapa em que se transmitem as informações e documentos do pedido. Pode ser manual ou eletronicamente. Entrada do pedido: nessa etapa é feita a verificação das informações produto e do estoque, bem como a conferencia do credito do cliente e o faturamento. Atendimento do pedido: nessa etapa é feita a produção ou compra do pedido, seguida da sua embalagem para despacho, preparação da documentação e pode-se estimar o tempo de entrega. Relatório da situação do pedido: é a ultima etapa do processo e é nela onde se realiza a comunicação com o cliente sobre a situação do pedido e o rastreamento do produto.

3. Como a eficiência de uma cadeia de suprimentos pode ser medida? A eficiência de uma cadeia de suprimentos pode ser medida através da utilização eficiente do estoque – calculando o tempo em que o produto fica parado no estoque; da capacidade fixa – o quanto a empresa é capaz de otimizar o uso de seus equipamentos e máquinas; e do capital investido – calculando-se o tempo e taxa de retorno do capital investido na empresa.

II – Bibliografia Vídeoaulas disponibilizadsa no AVA VITORINO, Carlos Márcio (Org.). Logística. São Paulo: Pearson Education, 2012 TAYLOR, David A. Logística na cadeia de suprimentos: uma perspectiva gerencial. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2005 GOMES, Bruno. Slides da Disciplina de Logística Empresarial - Graduação de Adm. Empresas – FGV, 2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com